TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura medieval

Por:   •  7/8/2015  •  Abstract  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

História da Arquitetura

Arquitetura Medieval

Arquitetura Românica

Época de peregrinações e do desejo de difundir o catolicismo pela Europa, por isso as igrejas não possuem arquitetura tão elaborada e dimensões grandiosas, são apenas pequenos postos.

A história da construção na Idade Média se baseia na passagem progressiva de um sistema estrutural da massa ativa até um sistema estrutural de vetor ativo, assim passando se um sistema de disseminação de forças para um de concentração de forças. As construções estão conectadas, mas funcionam separadamente, como pequenos módulos justapostos.

No início da Idade Média as abóbadas não eram comumente utilizadas, especialmente por causa da frequência de incêndios. As paredes eram mais finas e possuíam pilares grossos somente onde havia “descarga” de peso. E para equilibrar a estrutura, surgiram os contrafortes, que transferem diretamente os empuxos para o solo.

[pic 1]Avanço na construção: o arco de descarga ou arco adintelado - incorporado às paredes laterais – fazendo com que elas deixem de ser homogenias, sobrecarregando as forças diretamente nos pontos de sustentação.

Espessura contínua das paredes são substituídas por espessuras diversas que atuam com o mesmo ritmo.

Os elementos que definem a arquitetura românica em suas origens: emprego do arco semicircular; substituição da cobertura plana de madeira da nave central por sistema de abóbadas, geralmente semicilíndrica - sustentada por arcos semicirculares; a utilização de reforços; em igrejas maiores, o predomínio da planta em cruz latina, com três ou cinco naves, e a subordinação dos ornamentos escultóricos e pictóricos ao conjunto arquitetônico; grande espessura das paredes. Características Plásticas: sobriedade; aspecto resistente; repetição de elementos construtivos - janelas e colunas; interior pesado e escuro, poucas e pequenas aberturas; fachadas com modulação geométrica expressando as divisões da planta.

Castelos no período românico: principalmente torres com objetivos defensivos, chamadas torres de menagem, erguidas em pontos elevados.

Pontes: geralmente, possuem dupla rampa, sendo bem mais estreitas que as romanas, o que reforça a sua longevidade.

Abadia: entende se como evolução dos primitivos monastérios cristãos.

Arquitetura Gótica: contraposição à arte da Antiguidade Clássica e do Renascimento.

Elementos essências para construção da arquitetura gótica: arco ogival, arco ogival de cruzaria ou de arestas, abóbada nervurada, arcobotantes, contrafortes, rosácea.

Para que as paredes possam ser substituídas por janelas (gerando luz interna abundante) ou paredes finas com a finalidade de serem divisórias, os pesos devem ser descarregados sobre pontos específicos de apoio e não sobre as paredes, assim ocorre no caso das abóbadas de arestas (providas de arcos cruzados e de arcos de enquadramento). Por possuir elementos praticamente independentes, sofrem menos danos em casos de colapso. No entanto, vale lembrar que cada catedral servia como canteiro para novas experimentações, assim nem sempre acontecia o esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (332.7 Kb)   docx (831.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com