TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Medieval Gótica e Românica

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal do Paraná – Campus Jaguariaíva

Relatório de Artes: Arquitetura Medieval Gótica e Românica

Gabrielly Rodrigues Barbosa, Fabiula Rodrigues Funari, Rayane de Miranda.

Arquitetura Medieval Gótica e Românica

Durante a Idade Média (século V ao XV), a Europa viveu um período de muitas guerras. Nesse período se desenvolveu a arquitetura medieval. Foi uma longa época da história na qual prevaleceram os estilos românico e gótico.

A Época Medieval foi uma época essencialmente controlada pela religião e poder da Igreja, as obras arquitetônicas construídas nessa época se resumem em sua maioria a igrejas, catedrais, basílicas, mosteiros, entre outros. Além é claro dos muitos castelos construídos no contexto feudal e teocêntrico do medieval.

        Os senhores feudais, reis e nobres preocupavam-se com a sua segurança e a proteção de suas terras. Foi a partir daí que eles começaram a construir os castelos medievais. Eles eram construídos em grandes montes para que os guardas pudessem enxergar de longe a aproximação do inimigo e se prepararem para o ataque.

Os Castelos.

Durante os primeiros séculos da Idade Média, os castelos eram construídos em pontos altos do feudo com a madeira retirada das florestas. Essas fortificações eram chamadas “Castelos de Mota”.

Já a partir do século XI, os castelos começaram a ser construídos com blocos de pedra e passaram a ter muralhas e torres. Os muros de proteção mediam entre 6 a 10 metros de altura. Para garantir que eles não fossem derrubados, tinham uma espessura de 2 a 3 metros. Os operários construíam dois muros de pedra e o espaço no meio era preenchido com entulhos, areia e mais pedras.

Em alguns deles, é possível observar que há buracos. Não se trata de defeitos, e sim espaços criados de forma intencional. Eles serviam para fixar andaimes de madeira para subir as pedras durante a construção dos castelos medievais, para içar as pedras até os andaimes, eram utilizadas polias. Os muros grossos não eram a única estratégia adotada para a segurança dos castelos. Alguns tinham fossos em sua volta, para dificultar ainda mais a entrada dos inimigos.

Eles podiam ser cheios de água ou secos (nesse caso, eram forrados com estacas pontiagudas de madeira). Além disso, armadilhas, buracos e muros internos também ajudavam a impedir as invasões. Outra função dos Castelos Medievais era mostrar para o povo o poder dos reis e senhores feudais.

Os dois estilos presentes na arquitetura Medieval eram o gótico e o Românico. Existem muitas diferenças entre os dois;

        O estilo românico predominou na Europa entre os séculos XI e XII, ele era visto geralmente em igrejas católicas. Já o estilo gótico sobressaiu-se a partir do século XIV, sendo visto em sua maioria em catedrais.

  • No estilo românico os arcos presentes nas construções eram redondos enquanto suas paredes eram espessas, as janelas eram abertas e estreitas com interiores escuros e havia pilares maciços e grandes.
  • Por outro lado no estilo gótico, os arcos eram de nervura e as paredes esculpidas, as janelas eram grandes e largas. Havia também vitrais vivamente coloridos.

As igrejas Românicas eram geralmente construídas em formato de cruz e possuíam um único portal de entrada. O interior era pouco ornado e havia a presença do uso de abóbadas e arcos de volta-perfeita

Em relação ao estilo gótico, a arte românica apresentava um caráter mais austero e inflexível com planos maciços e fortes onde suas construções seguiam o padrão da horizontalidade.

A arte românica recebe esse nome uma vez que suas construções estiveram inspiradas no estilo desenvolvido durante o império romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (105.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com