TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquiteturas temporárias

Por:   •  26/3/2016  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURAS TEMPORÁRIAS

Buscando cada vez mais soluções que se adaptem e se relacionem com as características das grandes cidades atuais, o desenho urbano voltado à escala humana e à experiência cotidiana ganha espaço na proposta de intervenções para os problemas gerados pelas grandes cidades, que também concentram potencial para suas soluções, assim como experiências e práticas que indicam novos caminhos.

As soluções criativas a estes desafios, como as microintervenções urbanas, podem gerar mais discussões acerca de outros problemas colocados em xeque a partir de sua implantação, já que revelam demandas e urgências, e são também propositivas, demonstrando formas de ação imediatas com impacto direto no ambiente construído.

Intervenções pontuais em espaços urbanos organizadas por práticas coletivas oferecem uma nova reflexão sobre o papel do arquiteto, assim como desafiam a postura do mesmo, que passa a ter uma nova relação com a cidade, e mudam o olhar sobre os problemas urbanos. Estas intervenções utilizam recursos locais e favorecem a ação experimental, que é testada. As ações propõem diferentes usos, assim, a participação do usuário funciona como um teste potencial do espaço. A discussão sobre o direito à cidade, defendido por Henri Lefebvre, também entra neste contexto.

Essas intervenções são diferentes da arquitetura convencional, já que ocupam, utilizam, modificam, recodificam e adaptam espaços urbanos existentes às necessidades e demandas que se transformam constantemente. Em escala local, procura-se expandir as amenidades oferecidas pela cidade: maior conforto, funcionalidade, segurança, espaços de lazer e de encontro. Também ativam espaços vazios, gerando benefícios para seus iniciadores e seus usuários, além de permitir a descoberta de potenciais de espaços até então desacreditados.

O Raumlabor, de Berlim, é um coletivo que foi fundado em 1999 que ficou conhecido pelo trabalho dedicado às estruturas temporárias, à revitalização e à transformação de espaços abandonados. O coletivo desenvolveu projetos como o The Generator, “um laboratório experimental para construções instantâneas e para a prática da construção participativa no espaço público”. Um exemplo dos projetos é um em que a comunidade é convidada a participar da construção de móveis e a dispô-los onde desejavam. A ação fez com que os cidadãos olhassem para a cidade com a intenção de participar da construção do espaço urbano.

Projeto Emma, em Genebra, de Raumlabor

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (744 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com