TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo BIG

Por:   •  3/9/2015  •  Artigo  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Figura 1

[pic 2]

Figura 2

        A ideia do projeto ser situado em uma colina da ilha é para servir como uma base para a coordenação e desenvolvimento futuro de todos os programas educacionais da região.

O projeto integrará três instituições de ensino sob o mesmo teto, ofertando uma área de 19.200m², tornando-se o maior edifício educacional da história do País.

        O projeto tem como sua forma, integrar a paisagem com declive das ilhas Faroe.

        O clima da Dinamarca, tem suas quatro estações do ano bem definidas, tendo o inverno com temperaturas médias de 0º, com chuvas abundantes, geada e até mesmo neve, já no verão sua temperatura média é de 15,7º, sendo levado em consideração o clima do local para a construção do projeto.

        A cidade de Tórshavn cresceu muito lentamente nos primeiros 600 anos, após a abertura da cidade como um espaço comercial, a população aumentou de menos de 1 000 até cerca de 12 000 nos dias atuais.

Uma das causas do crescimento da cidade foi o comercio, com navios vindo de toda parte do mundo para trazer mercadorias diversas, como sal, madeira e grãos. Sendo assim a cidade começou a ter mais contato com o mundo exterior do que as outras cidades da ilha, e assim acabou se tornando um porto de comércio.

Com a construção do Centro Educacional Marknagil a cidade que é um porto, não vai ficar conhecida só pelo seu comércio e assim na área da educação também, dando abertura para novas construções educacionais na cidade.

Tórshavn possui 11 escolas públicas e apenas uma única instituição de ensino superior que possui cerca de 150 estudantes. Com o novo centro educacional, os jovens continuaram na cidade, sem precisar sair de casa para estudar.

A cidade por ser um porto, tem como meio transportes balsas também, e dentro da cidade o transporte público é gratuito para todos desde 2007, além do trafego entre os limites das cidades.

INTEGRAÇÃO DE ELEMENTOS EDUCACIONAIS TRADUZEM A FORMA

Pensada para integrar todos elementos em torno do próprio eixo, a forma distribui tudo em cinco pavimentos, assim disponibilizando espaços para as três instituições de ensino que ali se instalarão, espaço este que também foi planejado para uma possível ampliação no futuro.

O projeto possui um formato de vórtex que, utilizando do desnível do terreno, proporciona acesso independente para as três escolas, e ainda, vistas para o mar, montanhas e o porto de Torshavn. O entorno inspira o formato a ter sido concebido da maneira que foi, se tornando uma escultura funcional.

[pic 3]
Figura 3 – Forma de Vórtex

Tudo se torna integrado no centro da edificação, onde há um pátio aberto, ali é onde os alunos das diferentes instituições se encontram e onde o todo é unificado.

[pic 4]
Figura 4 – Pátio aberto

Os cinco pavimentos parecem ter sido colocados delicada e estrategicamente um em cima do outro, eles não se repetem, mas ao mesmo tempo foram um conjunto de forma equilibrada e ao mesmo tempo única, deixando claro a intenção de funcionalidade independente e integração social e igual de toda estrutura.

Observa-se também que o projeto aproveita o desnível para formar bancadas e escadas na área de convívio social que ao mesmo tempo que se confundem, obedecem com perfeição a preferência dos estudantes pelo espaço onde querem passar um tempo conversando com colegas e amigos ou sozinho, concentrado, estudando para alguma prova, lendo um livro, e isso só é possível graças a paisagem que pode ser observada através de uma grande abertura em um dos níveis inferiores.

[pic 5]
Figura 5 – Grande abertura


Grandes aberturas e vãos são uma característica marcante do centro de educação, elas podem ser observadas em diversos pontos do edifício, ficando assim uma sensação de liberdade e integração com o entorno.

[pic 6]
Figura 6 – Aberturas e vãos

"A escola é um diagrama pedagógico e traduziu na forma, um edifício na paisagem montanhosa, aberto e formado pelas considerações às necessidades funcionais internas ao invés de limitações externas. A expressão arquitetônica do novo Centro de Educação em Marknagil capta a essência de: a forma segue a função ".  (BJARKE INGELS, Director Criativo, BIG, 2009)

"A arquitetura da escola enfatiza uma igualdade educacional, com lobbies e o espaço central rotunda promove um senso de comunidade entre as três escolas diferentes." (JAKUP PAULI JOHANNESEN, sócio, Fuglark Arquitetos, 2009).

SISTEMA CONSTRUTIVO E MATERIAIS

Os arredores do projeto possuem abundante panorama da paisagem de Tórshavn, ofereceu ao grupo uma oportunidade única de esculpir o prédio de dentro para fora.  Por ser o maior edifício educacional da história da Dinamarca, o sistema estrutural do projeto foi cuidadosamente elaborado para dar sustentação a vórtice que se irradia para o entorno circundante.  

Elementos no Teto

A estrutura do projeto é em forma circular, possui várias repetições que consiste em uma série de elementos de concreto idênticos. Sua forma é linear e radial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (542.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com