TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo da Igreja Nossa Senhora de Sant'Ana

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  7.759 Palavras (32 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 32

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DE SANT’ANA

NORTELÂNDIA, MATO GROSSO

Ariane Queiroz Ferreira[1]

Resumo

Este artigo apresenta uma breve história da cidade de Nortelândia – Mato Grosso e sua localização geográfica. Aprofundando-se no edifício da Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana. Tem como objetivo explicitar informações relacionadas ao contexto histórico, arquitetônico e social. No contexto histórico é levantado informações da sua fundação, o início e o fim da posse dos padres e as realizações feitas pelos mesmos na Igreja. Enfim, toda a parte histórica da obra. No arquitetônico é averiguado seus elementos construtivos, materiais, técnicas construtivas e a disposição e função dos ambientes. Na  social é explicado a importância e a necessidade da Igreja para a população que reside na cidade. Para que o objetivo fosse suprido foram realizadas pesquisas in loco, bibliográficas e entrevistas de pessoas relacionadas diretamente com a obra, como o atual padre e fiéis, sendo estes complementadas por fotos anexadas no decorrer do desenvolvimento. Com as informações obtidas constatou que a Igreja possui uma grande contribuição para a história de Nortelândia e para a formação religiosa da comunidade.

Palavras- Chave: Igreja Matriz de Sant’Ana. Nortelândia. Arquitetura

Abstract

This article presents one brief history of the city of Nortelândia - Mato Grosso and its geographic localization. Going deep the building of the First Church Ours Mrs. of Sant' Ana. It has as objective to explicitar information related to the historical context, social architectural and. In the historical context it is raised information of its foundation, the beginning and the end of the ownership of the priests and the accomplishments made for the same ones in the Church. At last, all the historical part of the workmanship. In the architectural it is inquired its constructive elements, material, constructive techniques and the disposal and function of environments. In the social one it is explained the importance and the necessity of the Church for the population that inhabits in the city. So that the objective was supplied had been carried through research in leases, bibliographical and interviews of people related directly with the workmanship, as the current priest and fidiciary offices, being these complemented by photos annexed in elapsing of the development. With the gotten information it evidenced that the Church possesss a great contribution for the history of Nortelândia and the religious formation of the community.  

Words Key: First church of Sant' Ana. Nortelândia. Architecture

Introdução

O presente artigo foi elaborado com o objetivo de destacar a história, as características, a localização e a importância para a população da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Sant’Ana.

Tendo como finalidade arquivar os acontecimentos que ocorreram desde a sua fundação até os dias atuais, fazendo com que assim não se perca a importante contribuição da Igreja na história de Nortelândia.

Para a realização do mesmo foram feitas pesquisas in loco, bibliográficas e entrevistas  de pessoas diretamente ligadas ao objeto estudado. A necessidade deste trabalho surgiu quando foram observadas que a história da Igreja não é conhecida pela maioria dos moradores. Todas as informações que foram recolhidas serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, sendo divididos em títulos e subtítulos.

1 – A obra

  1. – O principio

Foi criada em 25 de janeiro de 1962  pelo Bispo Prelado Dom Alonso Silveira de Mello (Prelazia de Diamantino). Antes de ser criada os batizados, as missas, os casamentos e todo o serviço religioso prestado a população eram realizados nas igrejas de São Sebastião de Arenápolis e Nossa Senhora  da Imaculada Conceição de Diamantino ou uma entidade religiosa comparecia a cidade para realizar os mesmos. Dom Alonso ouvindo o clamor dos nortelandenses que solicitavam a presença permanente de um sacerdote acabou criando a Paróquia de Nortelândia, dedicada aos cuidados da gloriosa Sant’Ana.

Havia neste período uma igrejinha em construção e uma casa paroquial provisória. A qual no dia 18 de março de 1962 recebeu o seu primeiro pároco, o Padre José Cont e seu primeiro vigário paroquial, o Padre Agostinho Kist SJ, nomeados e empossados pelo Prelado Dom Alonso. Os senhores Raimundo Dias dos Santos e José Leite de Barros assinaram como testemunhas de posse, diante de um público de duzentas pessoas.                                

Os primeiros batizados ministrados pelo Padre José Cont foram de Janice Macedo Santana (25 de março de 1962), e de Eredirce da Silva Oliveira (01 de abril de 1962). Somente no dia 15 de abril de 1962, quase um mês após a sua posse foi realizada a Primeira Missa de Domingo de Ramos, às 19 horas. Durante a missa Luzia Ferreira do Nascimento e Landa Maria dos Santos Rocha receberam o Santo Batismo.

Primeiro ponto de missa em Nortelândia        onde foi colocada essa cruz de madeira de aproximadamente três metros de altura. Sendo encontrada no mesmo local até os dias atuais, porém em um terreno privado e  encontra-se em mau estado de conservação. No lado direito da imagem pode-se ver a Igreja em construção.

[pic 1]

 Figura 1: Primeira foto tirada a partir do cruzeiro.

Fonte: Pedersano, Padre José Conti. 30 Anni di Brasile, um missionário del Mato Grosso racconta... Trento (Itália): Grafiche Argentarium, 1997. Pág. 77.

A Igreja Matriz estava ainda em construção e mesmo não havendo bancos, piso, luz e sino e os Quadros das Estações era preciso celebrar a Via Sacra. O padre José Cont pegou 14 garrafas e cada uma delas pintou uma cruz de cor preta e distribuiu pela Igreja, simbolizando as 14 estações. O mesmo gesto foi repetido na segunda, na terça e na quarta-feira da Semana Santa.

No Domingo de Páscoa (22 de abril de 1962), às 19 horas, o Padre José Cont celebrou a sua segunda missa e anunciou a Primeira agenda paroquial. Assim sendo: duas missas aos domingos (matutina e noturna), os dias Santos e de Guarda,  missas de Sétimo dia e de Trinta dias, na primeira sexta-feira de cada mês, devoção e missa ao Sagrado Coração de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (988 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com