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As Características da Arquitetura

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

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6. Características da arquitetura do desenvolvimento

  • modernismo arquitetônico latinoamericano depois da II Guerra Mundial -> a arquitetura é socialmente assumida

  • desejo de se aproximar dos modelos é substituído por tentativas de reelaboração própria, assim a arquitetura latino americana começa a fazer parte das diversas correntes do Movimento Moderno
  • DUAS LINHAS APARECEM NO ESPECTRO DA AMÉRICA LATINA -> apesar de possuírem perfis nítidos, não correspondem a “movimentos” (exceções: Villagrán García, no México, e Lúcio Costa, no Brasil, os arquitetos locais projetam e constroem, mas não teorizam)
  • ARQUITETURA DO DESENVOLVIMENTO -> tem explicações claras - depois da guerra:    
  • países europeus fazem sua reconstrução
  • América Latina se vê pobre, mas com juventude e futuro; os esforços se concentram em passar do “subdesenvolvimento” ao “desenvolvimento” e, assim, entrar no mundo moderno
  • Era urgente a necessidade de melhorar a situação dos países latino americanos
  • Explosiva urbanização das áreas metropolitanas;
  • Urbanização acelerada - devido a desequilíbrios internos que produzem expulsões do campo;
  • A urbanização precede a industrialização -> “Urbanização descapitalizada” - as transferências rural-urbanas não vão acompanhadas de uma base industrial capaz de absorver a mão-de-obra imigrante -> surgimento de favelas
  • Os sintomas eram parecidos aos europeus do pós-guerra: problemas industriais, urbanos e de moradia. Mas eram não por destruição, e sim por “subdesenvolvimento”
  • Governos tendem a abraçar oficialmente variantes da ideologia do desenvolvimento:
  • Industrialização nacional - modernização econômica -> substituição de importações para o fomento da construção
  • Modernização social:
  • Melhorar a infraestrutura de serviços educacionais, hospitalares, de moradia e outros
  • Iniciar certas mudanças estruturais na distribuição do rendimento
  • Modernização política - democratização do poder devido ao crescimento da classe média e do proletariado urbano
  • Estado como motor do desenvolvimento
  • A arquitetura moderna se converte em símbolo do progresso
  • Autoestradas e hidrelétricas
  • A grande maioria dos projetos do desenvolvimentismo foram construídas com financiamento público
  • A ideologia do desenvolvimento permeia as sociedades latino americanas, incluindo a maioria dos arquitetos modernos - começam a ganhar organismos públicos, as revistas especializadas e as universidades
  • O ânimo de progresso leva a tentar inovações a nível internacional (alentados pela dispersão das linhas dos mestres europeus, pela difusão de centros emissores e pelo êxodo de pioneiros para os EUA
  • Guerra Civil Espanhola e II Guerra Mundial -> produzem um deslocamento, não tão relevante mas significativo, para a América Latina
  • 1939 - chegada de Bonet (espanhol) à Argentina e de Félix Candela ao México
  • Alemães Max Cetto e Hannes Meyer se radicaram no México nessa mesma época
  • Vários líderes locais dessa época haviam trabalhado com Le Corbusier - ao retornar, não quiseram copiá-lo, mas sim reinterpretá-lo com certa liberdade

CARACTERÍSTICAS

1.Acontextualidade

  • Mudanças nas normativas urbanas - devido à conquista de revistas e universidade pela arquitetura moderna junto com sua adoção pelos organismos públicos
  • Imposição com ritmo díspar dos postulados da Carta de Atenas (1933) quanto ao zoneamento do solo, segregação de funções, separação do veículo e do pedestre e outros
  • EDIFICAÇÃO ISOLADA - obras arquitetônicas convertidas e objetos a-contextuais
  • Alteração da imagem barroca de continuidade dos espaços públicos - se converteram em áreas residuais entre construções determinadas por retiros obrigatórios

2. Expressionismo estrutural

  • Vigor estrutural - força expressiva dessa linha arquitetônica
  • Pregaram uma relação muito direta entre avanços tecnológicos e nova arquitetura
  • Na América Latina, os líderes do desenvolvimento retomam a relação entre progresso tecnológico e nova arquitetura, mas invertem a relação causa-efeito:
  • A arquitetura não é o resultado das condições materiais preexistentes, mas sim a propulsora de seu progresso
  • Os arquitetos veem a si mesmos como injetores do desenvolvimento, promovendo o uso do concreto armado e outras tecnologias -> justificando técnicas de construção “ de ponta” onde não existia nenhum aparato industrial avançado
  • A ostentação estrutural se torna um traço típico da arquitetura do desenvolvimento
  • Ênfase no binômio arquitetura-engenharia
  • Estes fenômenos são particulares e por períodos curtos, sua influência na América Latina foi débil em comparação com aquela dos grandes mestres em cujas obras a expressividade se radicava em outra parte
  • É difícil encontrar em outras regiões do globo, com tanta força, o expressionismo estrutural como base de uma linha arquitetônica
  • Os heróis implícitos são engenheiros como Freyssinet, seus hangares como Maillard, suas pontes como Torroja, suas estruturas laminares como Nervi
  • As obras mais aplaudidas do segundo período da arquitetura latino americana (1945-70) contêm este traço de músculo e juventude

3. Uso predominante do concreto armado aparente

  • O expressionismo estrutural pode ser conseguido com qualquer material, mas os líderes da arquitetura do desenvolvimento utilizaram preferencialmente o concreto armado devido a:
  • Madeira - material abundante, mas apresentou problemas de secagem e manutenção na América Latina para sua utilização industrial; pouca realidade para edifícios em altura
  • Tecnologia do ladrilho - muito difundida na região desde o século XIX - parecia pouco avançada
  • Alvenaria reforçada - método construtivo mais razoável e extendido na arquitetura urbana anônima depois de 1945
  • Ferro - suas potencialidades estruturais ofereciam uma imagem “de ponta”, mas essa indústria só começa, na área, depois da II Guerra Mundial; necessitava de uma indústria refinada e mão-de-obra especializada, ambas inexistentes nos anos 40 na América Latina
  • Concreto armado:
  • Conjunções favoráveis
  • Material chave para o Movimento Moderno europeu
  • Tecnologia fácil de incorporar na América Latina
  • Potencial expressivo - maleabilidade do concreto para produzir formas de uma ou dupla curvatura -> unidade entre estrutura e espaço
  • Neobrutalismo de Le Corbusier em Saint-Dié e Marselha -> expõe o concreto aparente -> sua nudez supunha economia e melhor conservação

4. Integração das artes

  • Remonta ao passado pré-colombiano
  • Foi também um ideal barroco, assim, iberoamericano
  • O gosto popular pela decoração e pela cor é tradicional na área
  • Ideal generalizado das vanguardas europeias, do neoplasticismo à Bauhaus
  • Não podia aceitar soluções tradicionais para problemas típicos devido à ênfase na inovação
  • Adequação climática e solar: em vez de utilizar recursos antigos como corredores, balcões e persianas, adotaram-se elementos contemporâneos como os “brise-soleil” ->põe-se tal ênfase em seu uso e se realizam tantas variações sobre o tema que terminam por se converterem em um traço desta linha arquitetônica
  • De forma similar, acontece com a substituição de escadas por rampas
  • Elementos extraídos do repertório do Movimento Moderno são são reinterpretados de tal maneira que acabam formando parte do no vocabulário arquitetônico
  • A arquitetura do desenvolvimento produziu obras de grande coerência no período de 1945 a 1970
  • Qualidade inovadora alta
  • Sua força se mantém enquanto não deriva de formalismos
  • Fator chave: a vigência da arquitetura do desenvolvimento depende da manutenção das condições que lhe dão base social, tais como a ênfase na modernização econômica e social e o papel do Estado como motor do desenvolvimento
  • as mudanças nessas condições por volta dos anos 70, fazem com que essa linha perca base. Quando continua é por que o Estado continua apoiando - como é o caso da Venezuela (conquistou e consolidou sua democracia em 1958, não foi afetada pela crise de 1973 e tinha o petróleo como principal produto de exportação) e do México. Às vezes, as típicas festas latino americanas, transformadas em Olimpíadas ou Mundiais de Futebol acabam requerendo-a

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