TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes sustentáveis para instalações prediais

Por:   •  4/6/2018  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Arquitetura sustentável

Diretrizes sustentaveis para instalações prediais.

O crescimento da degradação ambiental é um fato inquestionável, sendo a velocidade com que surgem os problemas notavelmente superior à velocidade com que ocorre a aplicação das soluções. O preocupante resultado é o inflexivel crescimento do passivo ambiental que, a seguir esta marcha, pode inviabilizar vida no planeta. Em meio a esse processo encontra-se o Homem, o principal agente do mesmo.

É o Homem que estabelece uma relação de conflitos e contradições com o meio ambiente. Por um lado, ele agride o meio, compartilhando de uma moral estabelecida segundo a qual a natureza está a seu dispor, podendo explorá-la para prover suas necessidades de sobrevivência, de saúde (física e psicológica) e de conforto. Por outro lado, ele pode perceber também que o atendimento de tais necessidades dependem de um Desenvolvimento Sustentável.

Conforto ambiental

────

Eficiência energética

────

Materiais, insumos e recursos

────

Instalações

────

Arquitetura e urbanismo

Instalações prediais.

Alberto Motta

Barbara Leme

RA:7096178

Conforto Ambiental

A disposição dos Ambientes em uma residência pode criar condições prévias de conforto ou desconforto. Sendo assim o projeto arquitetonico, deve conter a organização de uma planta, assegurar o grau adequado de insolação e ventilação natural de cada ambiente. Adaptar o projeto á topografia natural do terreno, reduz o impacto com a retirada de terra e nas areas para onde a terra é levada. Preservar as especies naticas existentes no terreno para manter a estabilidade do solo e refrescar o ambiente. Prefira iluminação natural para economia de energia e ter um ambiente mais agradavel, mantendo sempre uma orientação solar adequada. Utilizar de ventilação cruzada na residencia. Dependendo do clima que tem a região de sua moradia, utilize cobertura verde, que proporciona melhoria de conforto termico e na retenção de aguas pluviais.

Eficiência energetica

A eficiencia energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, utiliza da climatização, aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis. A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias.  IO conceito surge com afim de promover a eficiência energética em edificios através da adoção de conceitos que implicam que os mesmos consigam ter um desempenho energético  muito elevado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (230.3 Kb)   docx (926.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com