TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Paisagistas Brasileiros

Por:   •  24/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Santa Cecília - UNISANTA

Disciplina: Paisagismo I - Professores: Valéria | Fábio

 

 

 

 

Nome

Daniela Cristina dos Santos Azevedo

RA

198717

Flávio Roberto Manoel da Silva

170497

Priscila Farias de Jesus

198642

Vitor Vinicius Santos Silva

198646

Relatório de Apresentações
Paisagistas

Gilberto Elkis

É um dos principais nomes do paisagismo brasileiro. Nascido e criado no litoral paulista, é um administrador de empresas e um autodidata. Aprendeu o ofício de paisagista observando e investigando as belezas naturais do nosso Brasil. Descobriu a sua vocação depois de render-se a paixão pela natureza, em especial pela Mata Atlântica, onde deu seus primeiros passos rumo à profissionalização.

Em seus jardins busca trazer funcionalidade, despertando os cinco sentidos, aguçando as sensações de tato, olfato, paladar, visão e audição. Trabalha com o barulho das águas, o cheiro das ervas, as formas e o volume das criações, muitos desses recursos têm ação terapêutica comprovada. Portanto, o importante é criar uma atmosfera de bem-estar no ambiente, utilizando o poder da natureza transformando seus jardins muito mais que apenas um local contemplativo.

Renata Tilli

Renata Tilli é uma arquiteta paisagista, especializada em botânica e horticultura, comanda um time de arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento de uma série de jardins privados em respeito a essência local, entre eles, residências, hotéis e edifícios corporativos em um escritório que leva seu nome.

Seus projetos de paisagismo mais famosos são da Casa Ilha Bela, Residencial RT, Residência WT e também apresentou o Jardim Sustentável na CASACOR em 2018.

Peter Walker

Peter Walker é um paisagista, doutor em arquitetura e escritor, nasceu em 21 de julho de 1932 ( 88 anos) é fundador da PWP Peter Walker and Partners uma das empresas de arquitetura e paisagismo mais bem sucedidas.

Seus projetos mais famosos são a The National 9/11 Memorial e Pixar Animation Studios.

Ganhador de mais de 70 prêmios, dois deles um em 2004, a medalha ASLA, a mais alta medalha da sociedade americana de Arquitetura Paisagista e em 2012 o prêmio JC Nichols Winner para visionaries em desenvolvimento urbano do Urban Land Institute.

Alex Hanazaki

Alex Hanazaki é um arquiteto paisagista, urbanista e artista plástico. Nascido em Presidente Prudente, é um dos grandes nomes do paisagismo brasileiro; Ele é fundador da Hanazaki paisagismo seu escritório de paisagismo que fica localizado no bairro de Pinheiros, São Paulo.

Seus projetos mais famosos são: O jardim da GM house a Praça Eliane e o Jardim Deca com esses dois projetos ele foi vencedor de três prêmios um em 2014 e outros em 2016 e 2017 sendo esses dois da CASACOR. A Praça Eliane ficou conhecida como um dos mais bonitos na categoria de designer geral.

Jan Gehl

“Eu acredito que boa arquitetura não é apenas forma, porque isso é escultura. Boa arquitetura é a interação entre forma e vida”

Nascido em 17 de dezembro de 1936 (82 anos) Jan Gehl estudou na Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, Escola de Arquitetura, aposentado desde 2000, passa seu tempo fazendo consultoria urbanística. Jan Gehl ganhou os prêmios Sir Patrick Abercrombie Prize (1993) e Civic Trust Award (2009).

Jan Gehl fez uma intervenção no Lago São Francisco em 2013 com sua equipe no qual transformou um espaço vazio e não utilizado em um espaço público vibrante, os três principais objetivos desta intervenção foram

Estabelecer um centro mais seguro e com mais vida, para o público aproveitar o ano todo, durante o dia e à noite, promover uma cidade equilibrada no tráfego de pedestres, ciclistas e transportes públicos, atrair mais vida ao centro da cidade, oferecendo diferentes atividades no espaço público e convidando as pessoas a passarem mais tempo lá.

Reintegrou bairros de pequena escala na megacidade Chongqing na China, desde a década de 60, as vizinhanças que antes priorizavam as pessoas, se transformaram em vias para veículos automotores. Isso em um país em que a grande maioria da população não possui carro. Com seus estudos na cidade de Chongqing, o objetivo da Gehl People, em colaboração com órgãos chineses de sustentabilidade, foi focar nos links entre desenvolvimento urbano, espaço público, transporte público e sustentabilidade. Sua equipe foi Camilla van Deurs, Eveline Petcu, Kristian Villadsen, Malin Nilsson e Ola Gustafsson.

A rota foi premiada com o prêmio de sustentabilidade do Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano com base em sua contribuição ao "ambiente humano e vivo".

12 critérios para determinar um bom espaço público segundo Jan Gehl:

1. Proteção dos pedestres contra o tráfego e acidentes.

2. Proteção contra o crime e a violência urbana.

3. Proteção contra experiências sensoriais desagradáveis.

4. Espaços para caminhar.

5. Espaços de permanência.

6. Ter onde sentar, aproveitando as vantagens que o lugar oferece.

7. Possibilidades de observar.

8. Oportunidades de conversar e ouvir.

9. Locais para jogar e se exercitar.

10. Escala humana nos edifícios e nos espaços abertos.

11. Oportunidades de aproveitar os aspectos positivos do clima.

12. Experiências sensoriais positivas.

Patrick Blanc

“Estamos numa época em que todos estão alarmistas, com razão, com a questão do desmatamento, e o excesso de gás carbônico, do aquecimento global. Então eu acredito que é muito importante ter uma imagem positiva da convivência do homem com a natureza nas cidades. Estamos bem além da tendência, é algo que vai durar sempre mais. Porque os espaços verticais são livres. Os horizontais são necessários para os carros, para andar, então não há mais espaço.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (150.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com