TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas da Construção

Por:   •  2/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

ÁREAS DE VIVÊNCIA

Seguindo as NR’s 18 e 24

TOTAL DE FUNCIÓNARIOS: 44

Segundo a NR 18 os canteiros de obras devem dispor de: Instalações sanitárias, vestiário, alojamento (neste caso para metade dos funcionários), local de refeições, cozinha (quando houver o preparo de refeições), lavanderia, área de lazer, ambulatório (quando houver mais de 50 funcionários).

  • Instalações Sanitárias devem ser compostas de lavatório, vaso sanitário e mictório na proporção de 01 (um) conjunto para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração, bem como o chuveiro, na proporção de 01 (um) para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração. Portanto serão 03 conjuntos (vaso, mictório, lavatório) e 05 chuveiros.

[pic 1]

  • Vestiários devem ser próximos aos alojamentos, sem relação com o local destinado às refeições, devem dispor de iluminação natural e/ou artificial, ter armários individuais e com dispositivo de cadeado e bancos para atender aos usuários, a área será dimensionada em função de um mínimo de 1,50m² para cada trabalhador. As janelas deverão corresponder a 1/8 da área do piso.

[pic 2]

                    [pic 3]

  • Alojamentos devem ter uma área mínima de 3,00m² para cada dois funcionários, o módulo deve conter: cama; armário; área de circulação. Considerando que metade dos funcionários desta obra vai necessitar de alojamento temos a seguinte área total: 33m².

               

                             [pic 4]

  • Local para as refeições, será dimensionado da seguinte forma 1m² por funcionário abrigando de cada vez 1/3 do total de funcionários da obra, deverá possuir lavatórios e local para aquecimento da comida independentemente se ele é feita no local ou não. Logo a área total do refeitório será 18m² (15m² - local de refeições / 3m² - local de aquecimento das refeições e higienização das mãos).

                [pic 5]

  • Lavanderia deve ser coberta, ventilada e iluminada para que os trabalhadores alojados possam lavar passar e secar suas roupas de uso pessoal.

  • Área de lazer, área prevista para recreação dos alojados, podendo ser utilizado o local das refeições para este fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com