TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sensações, imagens e percepções criadas por meio arquitetura

Por:   •  11/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Pró-Reitoria Acadêmica Curso de Arquitetura e Urbanismo

As sensações, imagens e percepções criadas por meio arquitetura

Autor: Brenda Caroline da Silva Carvalho

Orientador: Carolina Borges

Brasília - DF 2018


Resumo

As percepções impressas na psique humana derivam das sensações percebidas por cada indivíduo dos ambientes e situações vividas. Essas sensações quando relacionadas ao ambiente construído e planejado imprime tanto na sociedade quanto no indivíduo valores que transcendem o tempo, sendo este o contexto em que se dá a participação da arquitetura, a dinâmica dos valores e concepções ao longo da história. Buscando o diálogo entre a compreensão de autores que descrevem essa relação da arquitetura com a sociedade e o indivíduo este trabalho buscou avaliar os conceitos trazidos e relacioná-los com exemplos, a fim de entender a premissa dos autores e sua aplicação de maneira efetiva. O destaque deste trabalho se encontra na reunião orientada de diferentes autores sobre a percepção dos espaços e o impacto que a arquitetura pode ou não gerar no indivíduo de forma a perceber, aproveitar e reconhecer o valor do ambiente tanto para si quanto para a sociedade.

Palavras-chave: sensações; percepções; imagem; arquitetura; espaço.

Abstract

The perceptions printed on the human psyche derive from the sensations perceived by each individual of the environments and situations lived. These sensations, when related to the built and planned environment, imply values in society and in the individual that transcend time. This is the context in which architecture takes place, the dynamics of values and conceptions throughout history. Searching for the dialogue between the understanding of authors who describe this relation of architecture with society and the individual, this work sought to evaluate the concepts brought and to relate them with examples, in order to understand the premise of the authors and their application in an effective way. The emphasis of this work is found in the meeting of different authors about the perception of spaces and the impact that the architecture can or can not generate in the individual in order to perceive, to take advantage of and to recognize the value of the environment both  for oneself and for society.

Keywords: sensation; perception; image; architecture; space.


As sensações, imagens e percepções criadas por meio arquitetura

  1. Introdução

A cidade transmite sensações que podem trazer à memória experiências de valores históricos, bem como sensações impressas por elementos físicos ou imaginários que são transformados ao longo do tempo, mas que fizeram parte da formação do homem. A arquitetura participa dessa transformação pelos valores adquiridos ao longo da história, sejam por grandes obras, monumentos, na simplicidade ou grandiosidade das residências e edifícios. O valor do lugar está atrelado ao que é tangível e intangível e não se restringem ao que se vê, mas a toda a vivência naquele espaço.

Nesse contexto, a arquitetura desde o menir primitivo até os grandes arranha-céus contemporâneos sempre veio com o intuito de marcar o local onde ela está instalada e a história do povo para quem ela foi construída, bem como transmitir significados e cultura.

As antigas civilizações construíram suas cidades com intuito de proteção, demonstração de poder e conseguiram manifestar a sua cultura por meio de suas edificações. Mesmo que de formar inconsciente, o lugar, cidade e espaço conotam a um sentido ou significado.

A força formal da arquitetura de um lugar pode ser observada ao longo da história com a demarcação de territórios pelos colonizadores. Estabelecer a arquitetura nativa no novo terreno, ou mesmo destruir a arquitetura existente, reforça a ideia de que as pessoas apreendem em seu subconsciente a relação entre a cultura e àquilo que foi construído em sua civilização.

Esses fatos mostram que a arte construir e demarcar está intrínseca ao ser humano. A arquitetura, desde sua forma mais primitiva, sempre trouxe consigo um significado além do ato de edificar. A racionalidade humana imprime, consciente ou inconscientemente, valor ao que está ao seu redor. Os grandes líderes das antigas civilizações munidos desse entendimento o utilizaram em favor de suas conquistas.

A intensidade com que a imagem de um lugar impacta a uma civilização pode ser explicada por Lynch (2011, p.1) da seguinte forma: cada cidadão tem vastas associações com alguma parte de sua cidade, e a imagem de cada um está impregnada de lembranças e significados. Para o autor, nada é vivenciado em si


mesmo, mas sempre em relação aos seus arredores, as sequências de elementos que a ele conduz e a lembranças de experiências passadas.

Considerando a influência que o lugar exerce sobre as percepções, modos  de vida e cultura do indivíduo, é possível inferir que cada um tem uma percepção do espaço em que vive conforme as suas experiências pessoais. Nesse sentido, esse artigo, busca analisar, através da reunião orientada de alguns autores, a relação entre o indivíduo e a forma com que ele percebe o espaço.

  1. Desenvolvimento

Os espaços, sejam eles urbanos ou rurais, internos ou externos, públicos ou privados, com fins explícitos ou não, trazem a nossa mente um sentido e/ou significado. As informações que cada lugar transmite pode ser interpretado conforme as cargas emocionais, vivenciais e intelectuais de cada indivíduo.

Lynch (2011, p.1) aponta a estruturação do ambiente e sua identificação como uma capacidade vital atribuída a todos os animais que se locomovem, e que para isso, são utilizados muitos tipos de indicadores: as sensações visuais de cor, forma, movimento ou polarização da luz, além de outros sentidos, como o olfato.

Zumthor (2006, p.11) procura definir o conceito de “atmosfera” comparando a impressão que se tem em um primeiro encontro com uma pessoa e ao dar-lhe uma oportunidade. Para ele, necessita-se de um tempo para decidir se adota ou não a primeira impressão. O autor associa essa cena à experiência de entrar num edifício, ou observar um espaço. Ao fato de perceber a atmosfera, e em um curto espaço de tempo obter as sensações do que aquele ambiente representa.

É possível citar o exemplo da percepção de uma igreja barroca. Ela pode ser interpretada por um intelectual das artes em seu todo, em características e bases técnicas por ele conhecidas, atrelando as sensações experimentadas no local. Um leigo pode perceber as sensações que foram produzidas sem mesmo entender o processo de criação. Assim como outro indivíduo pode associar a sua experiência à sua fé e como essa edificação exalta aquilo em que ele acredita. Diferentemente de alguém que observa esse mesmo local através de uma imagem e terá uma outra percepção restrita o que a imagem pode lhe mostrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com