TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVO OLHAR DA ART NOUVEAU NA ARQUITETURA

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO - FEAU

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

BEATRIZ MORETTI 162160-6

CAMILA MELO 160018-8

NATÁLIA ALVES DE JESUS 160340-6

RAFAELA JUSTO 161695-2

UM NOVO OLHAR DA ART NOUVEAU NA ARQUITETURA:

Ornamentos em portas e escadarias

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2016

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO - FEAU

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

BEATRIZ MORETTI 162160-6

CAMILA MELO 160018-8

NATÁLIA ALVES DE JESUS 160340-6

RAFAELA JUSTO 161695-2

UM NOVO OLHAR DA ART NOUVEAU NA ARQUITETURA:

Ornamentos em portas e escadarias

Monografia, da disciplina de Métodos

 e Técnicas de Pesquisa, apresentado

ao curso de Arquitetura e Urbanismo,

da Universidade Metodista de Piracicaba.

Orientadora: Profa. Conceição Aparecida Fornasari.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CAPÍTULO 1: ORIGEM E CONTEXTO HISTÓRICO        5

CAPÍTULO 2: ARTE COMO IDEOLOGIA        6

CAPÍTULO 3: ARTISTAS        8

CAPÍTULO 4: EFEITO DOS ORNAMENTOS EM PORTAS E ESCADARIAS        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

ANEXO A        15

ANEXO B        16


INTRODUÇÃO

O Art Nouveau foi um estilo de decoração da virada do século XIX para o século XX. Surgiu no contexto da Revolução Industrial em meio ao espírito de mudança em que as pessoas ansiavam por uma “arte nova”. O pensamento principal da nova arte era a inspiração na natureza e suas linhas curvas estruturais, características presentes em seus ornamentos. É considerada uma arte total por romper com a hierarquia entre as diferentes áreas artísticas. Nesse momento tudo que era novo era valorizado, surgindo a “ditadura do novo”. Esse estilo interessou a todos os países europeus e americanos onde se alcançou certo nível de desenvolvimento industrial e as diversas categorias dos costumes, penetrando em todas as camadas da sociedade burguesa.

O tema foi escolhido devido ao interesse dos membros do grupo pelos diversos tipos de arte e sua história, estudados na disciplina de Arte e Técnica, na qual foram exibidos documentários, recomendados textos e desenvolvidos debates sobre Art Nouveau e suas influências. Além disso, o tema chama atenção, pois foi um estilo de decoração que durou pouco tempo mas foi significativo tanto para a época, período de mudanças, quanto para a evolução da arte. Os diferenciais desse estilo foram o aproveitamento de novos materiais (vidro e ferro) que compunham uma forma singular e o avanço da tecnologia nas áreas gráficas e estruturais.

Desse modo, buscamos estudar o tema e aperfeiçoar os conhecimentos sobre a história da arte e consequentemente sobre a Art Nouveau, pesquisando mais afundo os ornamentos que são essenciais na definição da Art Nouveau e refletindo sobre as características do tema, podendo usar seus elementos em futuros projetos.

Para melhor compreensão do tema geral e específico, buscamos livros e textos sobre o tema, além de anotações já contidas no caderno, sites da internet, imagens e entrevista com o professor Rafael Macedo. Foram realizadas visitas a lugares com influências da Art Nouveau, observando elementos como portas, portões, escadarias, janelas e móveis.

O processo de realização da monografia foi dividida em partes. Primeiro, a escolha do tema abordado e uma breve pesquisa em sites e livros. Com o assunto compreendido, foi dividido em um tema geral "Um novo olhar da Arte Nouveau na Arquitetura" e outro específico "Ornamentos em Portas e Escadarias" em forma de fichamento. Logo, o projeto foi composto com base em quatro delimitações do assunto geral. Por fim houve a produção final com orientações.

   

CAPÍTULO 1: ORIGEM E CONTEXTO HISTÓRICO

 Conforme Barilli (1991)  o Art nouveau, causou uma grande transformação na Europa Ocidental, no século XVIII, pois esta parte do continente europeu estava passando por um processo de industrialização e produção em massa, e ao longo desse processo, as pessoas se interessavam e desenvolviam o trabalho artesanal, vendo uma oportunidade de conciliar a demanda de manufaturas das indústrias com o trabalho artesanal, contando com a ajuda do governo britânico, o qual criou  escolas de desenhos que preparavam as pessoas para um design aliado a produção e foi assim que surgiu essa arte nova, mais conhecida como Art nouveau.

Essa arte é considerada um estilo de arquitetura e artes figurativas e aplicadas, que se evoluiu na ultima década do século XIX e no começo do século XX. Eles propunham uma busca das raízes mais profundas da criação natural, pois suas formas eram fluídas, tinham originalidade, linhas entrelaçadas e coleantes (sinuosas), cujo o propósito era representar a criatividade natural.

“O Art nouveau foi parte de uma ampla tendência, em específico, o Art nouveau teve uma relação estreita com um movimento no romance, na poesia, no teatro e na musicas-movimento que ocasionalmente produzia um estilo próprio de vida entre seus praticantes e admiradores – conhecido por simbolismo ou movimento Decadente (termo este utilizado com uma conotação ou positiva ou negativa).” (BARILLI, 1991, pp.15)

CAPÍTULO 2: ARTE COMO IDEOLOGIA

Para Passold¹ (2014) o Art Nouveau foi um movimento artístico e filosófico, influenciador de pensamentos inovadores da época, na qual o conceito adotado era o da preferência pelo novo, assim, chamado de “Ditadura do Novo”, sua preocupação era com a originalidade das formas e onde atuariam. Teve relação direta com a Revolução Industrial e com a exploração de materiais como ferro e vidro, também considerados inovações da época, alcançando certo nível de desenvolvimento industrial e formas de sustentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com