TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bandeiras e Bandeirantes: A Casa Bandeirista

Por:   •  27/8/2018  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno:  Daniele Ap de Medeiros Deus  RA: C41JDF-9

Texto: Bandeira e Bandeirantes ( A casa Bandeirista)

Disciplina: AU8 PQR 17 - História da arquitetura Brasileira

Docente: Gustavo

  • Bandeiras e Bandeirantes  ''A casa bandeirista ''

' Casa bandeirista ''. Aqui sustentando a  mesma tese  original da pureza e da decadência do tipo arquitetônico, Saia a demonstra em termos mais enfáticos dando destaque a participação do fenômeno da mestiçagem  cultural na formação da sociedade piratiningana

Explicada a origem étnica do povo paulista, o autor passa a caracterizar solidez da sociedade bandeirista  em todo seu apogeu, e relaciona a ela a emergência do fenômeno arquitetônico  bandeirista puro. (página 35)

Os dois primeiros séculos são valorizados como período de experimentação de soluções e de criação de estratégia de sobrevivência, em um ambiente hostil, onde se mistura os elementos português e índio.

'Saia situa a emergência das casas bandeiristas em um cenário social  feudal, os poderosos administravam suas propriedades e seus privilégios políticos com ajuda de exércitos militares.

Na pratica arquitetônica, a tese do tipo arquitetônico ''puro'' legitimou aquelas restaurações das casas bandeiristas orientadas para a recuperação da imagem pura autorizando a destruição de elementos arquitetônicos . Essa recuperação foi orientada pelo desejo modernista de exaltar as raízes da cultura paulista  de remover dos exemplares sempre que possível os traços da decadência social, cultural e estilística.

Kátia Maria identifica alem do  século XVlll, mais duas ocasiões em que a figura da bandeira e do bandeirantes,foram recuperados  do passado para servir a construção ideológica do presente.              ( página37

O espírito republicano que, no Brasil  no final do século XlX, contribuiu  para o surgimento da história como disciplina científica, tinha também como perspectiva a construção de um projeto de nação tendo a história descrita ou narrativa, esses estudos resumiram informações biográficas, mas também construíram figuras heróicas e míticas. Para destacar uma suposta especificialidade paulista e mostrar ao Brasil que São Paulo deveria liderar o processo de desenvolvimento da nação, e utilizando como matéria os fatos do passado, reescreveu a história seiscentistas paulista.

Através do aprofundamento da pesquisa sobre o tema. A história geral das bandeiras paulistas em 1924 destacou a importância das bandeiras na conquista territorial e nos descobrimentos das minas

de metais e pedras preciosas ''Raça de gigantes 1926. ( página38)

Acrescentando mais um momento, 1954 quando o lV  centenário de São Paulo a população então orgulhava-se de viver na então terceira maior cidade da America latina. O caráter industrial  e progressista da cidade era motivo de orgulho  geral. A ocasião foi oportunidade oficial para os paulistas arfimarem  a superioridade política e econômica        sobre o restante do  Brasil.

  Mas uma vez as figuras das bandeiras e dos bandeirantes  foram ressuscitada para serem transformadas pelo olhar do presente. A elaboração ideológica atingiu  ate os tempos mais recuados a época. ( página 39)

O conceito de povo paulista permitiu reunir a adversidade racial num só grupo cultural, que trabalharia orientado para um mesmo objetivo. o crescimento econômico e político da cidade e do estado.

estava portanto definida a temática das comemorações do lV centenário, os símbolos significantes do caráter de São Paulo  - O índio, o bandeirantismo e o crescimento industrial e urbano , espalharam -se comercialmente através dos meios de comunicação e foram tema de vasta produção arquitetônica. ( página 40).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com