TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALÇADA ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

CALÇADA ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO

LAIS DA SILVA LIMA[1]

Resumo: O deslocamento a pé é uma necessidade que o ser humano possui para ir de um ponto a outro em um espaço ou para acessar certos locais. Os espaços públicos reservados para a caminhada vêm passando por uma degradação e estreitamento devido a sua apropriação pelos vendedores informais e pelos carros estacionados sobre as calçadas, além da abertura de vias para automóveis. Este trabalho traz uma discussão para a questão da problemática da circulação, mostrando os principais motivos para a sua dificuldade e mostrando possíveis soluções para o problema, dando ênfase ao território da Liberdade.

Palavras – chave: calçada, circulação, espaço.

  1. Introdução

A urbanização é um fenômeno que surgiu com a Revolução Industrial, um fenômeno moderno que se espalhou por todo o mundo, incluindo os países subdesenvolvidos, e trouxe grandes problemas como, por exemplo, a desorganização social e a degradação dos ambientes. Na Carta de Atenas há uma indicação de que a cidade possui funções, dentre elas a circulação[2]. Antigamente as pessoas se fixavam em um determinado local preocupando – se com a facilidade da circulação naquela região. A circulação que as pessoas realizam ocorre pela necessidade de se deslocar de um espaço para outro ou devido a uma condição para o exercício de uma profissão. O meio urbano, então, não pode ser compreendido sem os devidos meios para a circulação.

O deslocamento a pé é a forma mais utilizada pelo ser humano para se acessar os vários espaços que fazem parte da cidade. A caminhada é uma atividade e a forma de transporte mais primitiva que o ser humano realiza e um grande número de pessoas utiliza a circulação a pé para se deslocar em distâncias pequenas. No meio urbano o deslocamento a pé exige condições de acessibilidade, segurança e conforto.

Com a invenção e a valorização dos transportes motorizados ocorre um descompasso entre o transporte. As calçadas como espaço de circulação para pedestre deve ter um tratamento especial de maneira que seja adequada para uma circulação agradável. Entretanto, o Poder Público no Brasil, passou a privilegiar o transporte motorizado individual em detrimento do transporte coletivo e dos espaços públicos. Esse privilégio gerou problemas nas cidades como congestionamento, poluição atmosférica, sonora e visual, piorando a qualidade de vida nessas cidades e a saúde da população.

Este trabalho tem como objetivo principal estudar e analisar os espaços públicos para a circulação dos pedestres, em especial no território da Liberdade, tendo como foco principal de pesquisa as calçadas que se encontram ocupadas por barracas do setor informal, carros estacionados, buracos e desnível. A escolha desse tema se deve pela convivência com a problemática nesse local e pelo grande número de reclamações que os moradores da região fazem. O impedimento a livre circulação tornam as pessoas nervosas e estressadas baixando a qualidade de vida.

 

  1. O espaço e a circulação sobre as calçadas.

  • O que é espaço?

Espaço pode ser definido como uma extensão de superfície limitada ou uma área entre limites determinados[3]. Milton Santos[4] ao estudar o espaço e a sociedade traz o conceito de espaço como uma instância da sociedade que interage num conjunto de instâncias. O espaço é então considerado como uma totalidade, entretanto, com análises esse espaço pode ser dividido em partes e depois reconstituído. A divisão ocorre com base nos elementos do espaço sendo eles os homens, as firmas, as instituições, o meio ecológico e as infra-estrutura, tendo cada um destes funções determinadas. Através das funções que os elementos realizam, a idéia de espaço como uma totalidade se torna mais evidente. Os elementos passam então por uma interação, sendo a natureza do conceito do espaço, e com as interações recupera – se o espaço e a sociedade como um todo resultando em um processo social.

Durantes os séculos XVIII e XIX com a reconstituição dos ambientes, ocorreu um processo de estabelecimento dos espaços públicos, sendo compreendidos como uma esfera pública que envolve toda a vida pública. Espaço ganhou então uma nova significação agora figurativa, assim ele se torna uma extensão da ocupação da propriedade relativa e comum à coletividade.

O espaço público transforma – se em um instrumento de unificação ou segregação, e para que a sua função social seja cumprida se faz necessário que ele propicie a integração social dos vários grupos ou comunidades, como também, a sua acessibilidade. No entanto, os espaços públicos estão passando por um recuo, trazendo um problema paralelo que é o recuo da cidadania. O recuo traz uma dinâmica complexa relacionando os sistemas de representação política, as firmas associativas e o processo de urbanização recente, sendo este último ocasionado principalmente pela migração e pela situação econômica.

As principais características do recuo do espaço são:

  1. A apropriação crescente dos espaços comuns;
  2. A progressão das identidades territoriais;
  3. O emuralhamento da vida social e;
  4. O crescimento das ilhas utópicas.

Tais processos ocorrem sobre o espaço sem áreas de superposição e de maneira complementar.

  • Calçadas como espaço de circulação

No Código de Trânsito Brasileiro, no seu Art. 68, assegura a calçada como uma via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao transito de pedestres e outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Porém, segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, o pedestre no Brasil não tem recebido o tratamento adequado para as suas necessidades de caminhar de maneira confortável e segura.

No estudo sobre os espaços livres públicos, José Lázaro[5], considera a calçada como um espaço para a circulação e o convívio social do pedestre, interferindo diretamente na ligação entre os territórios. Para uma caminhada de qualidade nos espaços públicos devem ser considerado os seguintes fatores: a largura da calçada, as condições do piso, os obstáculos ao deslocamento que levem ao individuo a não utilizar as calçadas, o nivelamento dos passeios, a proteção a chuvas, uso lindeiro nos espaços agradáveis, a segurança e uma boa iluminação. Todos estes interferem para uma caminhada tranqüila no espaço urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com