TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cal Virgem

Dissertações: Cal Virgem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

O óxido de cálcio (CaO), normalmente conhecido como cal virgem ou cal queimado, é um composto químico largamente utilizado. É branco, cáustico e alcalino sólido cristalino à temperatura ambiente.

O termo amplamente divulgado tem a conotação de uma cal contendo cálcios materiais inorgânicos, na qual os carbonatos, óxidos e hidróxidos de cálcio, silício, magnésio, alumínio, ferro, predominam como calcário. Em contrapartida, a cal se aplica especificamente a um composto químico simples.

O óxido de cálcio é geralmente feito pela decomposição de materiais como o calcário, que contêm carbonato de cálcio (CaCO3; mineral calcita) em um forno de cal. Isso é feito pelo aquecimento do material acima de 825 ° C, num processo chamado de calcinação ou queima de cal, para liberar uma molécula de dióxido de carbono (CO2), deixando a cal. A cal virgem não é estável e, quando esfria, irá espontaneamente reagir com o CO2 do ar até que, após bastante tempo, é completamente convertido de volta para o carbonato de cálcio.

Uso

A cal viva é relativamente barata. Tanto ela como um derivado químico (hidróxido de cálcio) são substâncias químicas ou commodities importantes.

A cal viva produz energia térmica pela formação do hidrato, hidróxido de cálcio, através da seguinte equação:

CaO (s) + Ca (l) H2O (OH) 2 (aq) (ΔHr = -63,7 kJ / mol de CaO)

O produto, comumente chamado de "cal hidratada", tem muitos usos por ele próprio. Por ele se hidratar, o resultado é uma reação exotérmica. O hidrato pode ser reconvertido em cal virgem por eliminação de água por aquecimento ao rubro para reverter a reação de hidratação. Um litro de água combina com aproximadamente 3,1 kg de cal para dar mais hidróxido de cálcio mais 3,54 MJ de energia. Este processo pode ser usado para fornecer uma fonte conveniente portátil de calor, como para um local para aquecer alimentos em um sistema de auto-aquecimento.

Quando a cal é aquecida a 2400 ° C (4300 ° F), ela emite um brilho intenso. Esta forma de iluminação é conhecida como “luz da cal”, e foi largamente utilizada em produções teatrais antes da invenção da luz elétrica.

A produção mundial anual de cal é de cerca de 283 milhões de toneladas. A China é de longe o maior produtor do mundo, com um total de cerca de 170 milhões de toneladas métricas por ano. Os Estados Unidos são o seguinte maior produtor, com cerca de 20 milhões de toneladas métricas por ano.

Uso como arma

O historiador e filósofo David Hume de Godscroft, na sua história da Inglaterra, conta que no início do reinado de Henrique III, a Marinha Inglêsa destruiu uma frota invasora francesa, cegando a frota inimiga com cal.

D'Albiney aplicou um estratagema contra eles, o que é dito ter contribuído para a vitória. Tendo ganho um vento em popa na direção dos Franceses, arremessou-se sobre eles com violência, jogando em seus rostos uma grande quantidade de cal virgem, que propositadamente lavava a bordo, cegando-os tanto que não puderam se defender.

A cal virgem também é conhecida por ter sido um componente do fogo Grego. Em contato com a água ela aumentaria a sua temperatura acima de 150 ° C e inflamaria o combustível.

Problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com