TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA E HIDROGEOLÓGICA

Por:   •  11/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

1.CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA E HIDROGEOLÓGICA

1.1Apresentação

As informações geológicas e hidrogeológicas contidas neste documento constituem parte do Posto de Revenda de Combustível AUTO POSTO PARAÍSO LTDA – EPP em cumprimento a exigência da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA, para compatibilizar o processo de licenciamento ambiental, em consonância com a determinação imposta pela Resolução CONAMA Nº 273/2000, art. 5, inciso I, letras (e/f).

1.2 Identificação e Localização do Empreendimento

O empreendimento encontra-se localizado na Est. MA 006, N° 13, KM 103, Bairro Povoado Paraíso na cidade de Tasso Fragoso, no Estado do Maranhão sob as coordenadas 08º19’07.6”S e 45º58’04.5”W.

O empreendimento encontra-se escrito com o nome de AUTO POSTO PARAÍSO LTDA – EPP, com CNPJ: 27.157.306/0001-02 e com o nome fantasia de POSTO PARAÍSO.

2. ASPECTOS AMBIENTAIS LOCAL

2.1 Aspectos Delimitantes

O empreendimento encontra-se em ambiente urbano, no centro da cidade de Tasso Fragoso. Fig. 01.

[pic 6][pic 7]

Fig. 01 – Imagem de satélite com a localização da área do empreendimento na cidade de Tasso Fragoso.

        O município de Tasso Fragoso está localizado na Mesorregião Sul Maranhense na Microrregião Gerais de Balsas.

O empreendimento encontra-se dentro da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba.  Por estar localizada numa área de transição, apresenta feições topográficas amazônicas na porção ocidental, feições aplainadas, sertanejas, no setor leste- sudeste, além de relevo subtabular que constitui as cuestas da porção central da bacia.

2.2 Aspectos Climáticos

O clima da região de Tasso Fragoso, tem uma variação térmica pequena, com temperaturas que oscilam entre 20,8°C e 32,3°C. Segundo a classificação de Köppen, é tropical (Aw’) subúmido com dois períodos bem definidos: um chuvoso, que vai de novembro a abril, com médias mensais superiores a 168 mm e outro seco, correspondente aos meses de maio a outubro. Dentro do período de estiagem, a precipitação pluviométrica variou de 3,2 a 83,5 mm e no período chuvoso, de 130,1 a 214,3 mm, com média anual em torno de 1.161 mm.

3.CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA

        O município de Tasso Fragoso está inserido nos domínios da Bacia Sedimentar do Parnaíba, que, segundo Brito Neves (1998), foi implantada sobre os riftes cambro- ordovicianos de Jaibaras, Jaguarapi, Cococi/Rio Jucá, São Julião e São Raimundo Nonato.

Compreende as supersequências Silurianas (Grupo Serra Grande), Devoniana (Grupo Canindé) e Carbonífero-Triássica (Grupo Balsas) de Góes e Feijó (1994). Na área do município, o Grupo Balsas está representado pelas formações Piauí (C2pi) Carbonífero e Pedra de Fogo (P12pf), Permiano.

Small (1913 SANTOS et al., 1984) usou o termo “série Piauí” para designar toda sequência paleozóica da Bacia Sedimentar do Parnaíba. Posteriormente, Duarte (1936 apud SANTOS et al., 1984) e Oliveira & Leonardos (1943 apud SANTOS et al., 1984) restringiram o termo “série” para o de formação, representando apenas as camadas carboníferas do Pensilvaniano. Os limites estratigráficos atuais para a sequência pensilvaniana, compreendidos entre os arenitos e siltitos da formação Poti e o sílex basal da formação Pedra de Fogo é o conceito adotado por Lima & Leite (1978). Litologicamente a formação Piauí consiste de uma seqüência essencialmente arenosa, com níveis de siltitos e folhelhos, além de intercalações de calcário. No topo desenvolvem-se, localmente, níveis de sílex. Os sedimentos arenosos da seção inferior são representados por arenitos avermelhados, róseos e amarelados, finos a grosseiros, argilosos, localmente feldspáticos.

A seção superior é constituída de arenitos avermelhados, amarelo-esbranquiçados, finos a médios, pintalgados de caulim, regularmente selecionados e grãos subarredondados. Estratificação cruzada tipo plano-tabular e acanalada de grande porte são as estruturas dominante na seção. É a que tem maior expressão geográfica e aflora, praticamente, em todos os quadrantes do município de Tasso Fragoso, expondo-se amplamente na sede municipal e ao longo da calha do rio Parnaíba. 

Plummer (1946) propôs o termo formação Pedra de Fogo para designar as camadas ricas em chert e fósseis vegetais Psaronius, que afloram no vale do rio Pedra de Fogo, entre Pastos Bons e Nova Iorque. Esse conceito foi adotado por Lima & Leite (1978). A formação caracteriza-se, essencialmente, por uma sequência de siltitos, folhelhos e calcários, com arenitos predominando na seção média. Em todo o pacote desenvolvem-se leitos de até 0,50m de espessura, lentes ou até nódulos achatados de silexito, uma característica marcante da unidade. Troncos de madeira silicificada, descritos como Psaronius, com até 50 cm de diâmetro, são encontrados na base e próximo do topo da formação. É comum, nos níveis de arenitos, estratificação cruzada, enquanto nos níveis de folhelhos e siltitos ocorrem fragmentos de conchas e impressões de restos vegetais. São freqüentes estruturas de escorregamento (slumping) em “pequenos dobramentos”, causados por acomodação de estratos de diferentes competências. Ocupa uma vasta área, aflorando praticamente em todos os quadrantes do município de Tasso Fragoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (365.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com