TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAINER COMO OPÇÃO DE MORADIA DE BAIXO CUSTO

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

CAROLINA DE GOIS LAUFER

VINICIUS SOARES VIEIRA ALVES

CONTAINER COMO OPÇÃO DE MORADIA DE BAIXO CUSTO

CASCAVEL

2016

  1. Assunto

Esta pesquisa tem como foco a criação de uma habitação de baixo custo e rápida construção a partir de contêineres que já não tem mais seu uso marítimo e são disponibilizados para venda para fins diversos.  

  1. Justificativa

A construção de casas tem um valor muito elevado pelo uso de várias matérias como base, um demorado tempo de execução pois tudo é começado do zero. A pesquisa pretende dar uma nova opção de habitação de baixo custo e rápida construção com a utilização de contêineres, que estão ficando cada vez mais presentes no ramo da construção civil e se tornam uma ótima opção para o resultado esperado do estudo proposto.

Os containers foram criados para o armazenamento e transporte de produtos, em 1937. Na época, fazia-se necessário uma forma de transporte que evitasse a quebra, perda, deterioração e desvio de produtos. Então, Malcom McLean criou o container, que são grandes caixas de aço feitas para serem transportadas em navios.

Porem, containers possuem uma vida util de 10 anos e com o passar do tempo, milhares de unidades eram descartadas por não possuirem mais utilidade. Em 1970, um arquiteto do Reino Unido, Nicholas Lacey fez sua tese universitaria baseada na criação de casas habitáveis utilizando conteiners. Entretanto, foi em apenas 1987 que Philip Clark entrou com um pedido de patente, para criar um método de converter um ou mais containers de aço em um edifício habitável. Dois anos se passaram, então em 1989 teve sua patente aprovada.

A partir dai, casas de containers foram cada vez mais utilizadas e tem ganhado grande repercussão no que se refere a arquitetura sustentável e a construções de baixo custo.

Vantagens:

Baixo custo: uma casa de container custa em media, 35% a menos em sua construção, em comparação a uma casa de alvenaria.

Rapidez: uma construção de container pode levar de 60 a 90 dias, dependendo do tamanho, da configuração e dos containers utilizados.

Estrutura: a estrutura de um container e forte e resiste a diversas intempéries e suporta um peso considerável. Além de ser facilmente modificado, podendo ser configurado de diversas maneiras, fazendo com que a construção seja flexível.

Reciclagem e economia: o uso do container dispensa a necessidade de areia, cimento e pedra nas construções. Além de reciclar o container e diminuir a quantidade de entulhos durante a obra.

Transporte: são facilmente transportados de um local para o outro por serem leves.

Terreno: impermeabiliza apenas 15% do solo, não interferindo nos lençóis freáticos, nem na configuração do terreno. Além disso, sua fundação e mais simples, podendo ser feita em apenas um dia. Para locais com enchentes frequentes, o container pode ser facilmente erguido acima de estacas.

A reutilização do contêiner para a construção civil colabora na retirada de um entulho desperdiçado no meio ambiente, o qual após adaptado pode valorizar uma ediTicação. A menor quantidade de resíduos na obra e a redução do uso de recursos naturais geram economia para o construtor, que não necessita, por exemplo, investir em grandes fundações. A modularidade do material é outro beneTício, o qual permite agrupá-lo e empilhá-lo formando a composição desejada pelos proTissionais de arquitetura e engenharia, tornando-o também mais prático e econômico para a execução da obra. Aliando-se tecnologias sustentáveis a redução do impacto ambiental é mais eTiciente, agregando mais valor para o uso do contêiner, que ainda possui certo preconceito pela população. Há a necessidade de melhor difusão desta alternativa construtiva, apresentando e esclarecendo as vantagens que o material possui. Mesmo com todas essas qualidades, a determinação da escolha do contêiner e o percurso de transporte podem representar uma desvantagem considerável. VeriTicar os produtos carregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com