TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canhamo na construção civil

Por:   •  10/10/2015  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Cânhamo como material de construção.

INTRODUÇÃO:

Embora seja inevitável pensar em drogas quando ouvimos ou lemos sobre o cânhamo, a verdade é que ele, embora sirva para designar variedades da Cannabis sp., também apresenta inúmeros usos industriais. Calma! Nenhuma das utilidades que vamos descrever está relacionada com o consumo medicinal ou recreativo da maconha.

Apesar de o cânhamo também ser cultivado para a produção de narcóticos, essa planta é incrivelmente versátil, podendo ser explorada para a obtenção de produtos têxteis, cosméticos e alimentícios, sem contar a sua aplicação na fabricação de plásticos, papéis, biocombustíveis e até na construção civil. E como se fosse pouco, o cânhamo também pode ser empregado para eliminar a poluição do solo.

Então, que tal deixar o preconceito de lado e conferir o seu uso na construção civil:

Em alguns países já está sendo realizado construções de casas com este tipo de método nada convencional (olhando pelo ponto de vista da sociedade atual) para os brasileiros. Apesar de no país existir apenas uma casa construída com o método, ainda e muito cedo para ser aceito pela maioria, pois muitas pessoas confundem o cânhamo com a marijuana (são plantas da mesma espécie, mais o valor de THC - Tetra-hidrocanabinol que é o princípio ativo da marijuana que causa alteração física é desprezível, assim não podendo ser utilizado de outro modo, a não ser para aproveitar sua fibra), e devido a criminalização da planta em nosso país, a cultura brasileira não absorve muito bem este tipo de assunto.

ONDE É UTILIZADO O METODO:

Países como Portugal, Alemanha e Reino Unido que estão utilizando do benefício do cânhamo e são muito satisfeitos devido a sua viabilidade e benefícios, pois e uma matéria prima natural que traz muitos benefícios a construção civil (como isolamento térmico e de som, absorção de CO2, reaproveitamento de material utilizado, etc.), ainda mais levando em conta o momento que vivemos com o tal do ‘’ aquecimento global’’.

Também existe outros estudos na Inglaterra, que dizem que este método pode criar casas resistentes até à furacões e grandes oscilações.

TIPO DE TECNOLOGIA E ACEITAÇÃO:

Este método utiliza tecnologia de final de tubo, pois os resíduos que a obra em si produz com o material do cânhamo é reaproveitado, pois por se tratar de matéria-prima natural ele é biodegradável, onde pode ser absorvida pelo solo formando nutrientes através do trabalho dos microrganismos, assim sendo utilizado como fertilizante para a próxima plantação e até mesmo na fabricação de mais materiais para a construção.

É um método novo, apesar de ser utilizado por milênios, devido a fatos históricos foram abandonados muitos estudos relacionados ao cânhamo devido ao preconceito adotado a planta na maioria do mundo, mas atualmente está em alta novamente não só na construção mais até na cura de doenças como o câncer por exemplo, ou seja este método tem muitos benefícios a trazer para a construção civil, mas para isso necessita-se que a maioria da população abandone o preconceito e aceite o diferente que nem e tão diferente assim pois se trata de uma cultura milenar, pois à aceitação de tal método em nosso país não ocorre devido ao preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com