TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Massaro - Frank Llody White

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.374 Palavras (10 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITARIO LUTERANO DE SANTAREM[pic 1]

CURSO BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

ANA RITA TEODÓSIO DOS SANTOS PINHEIRO DA PAIXÃO

NAYARA DE ALBUQUERQUE GOMES

HOUSE MASSARO: OBRA POSTUMA DE FRANK LLOYD WRIGHT

Santarém

2017

ANA RITA TEODÓSIO DOS SANTOS PINHEIRO DA PAIXÃO

NAYARA DE ALBUQUERQUE GOMES

]

HOUSE MASSARO: OBRA POSTUMA DE FRANK LLOYD WRIGHT

Trabalho apresentado no curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Santarém, como requisito à obtenção de nota parcial no G1(grau 1) da disciplina de Representação Gráfica, ministrada pelo Arq. E Urb. M.Sc. Luiz Antônio da S. Rêgo.

Santarém

2017

Sumario

Introdução...................................................................................................................04

Projeto........................................................................................................................05

Memorial Descritivo....................................................................................................06

Construção.................................................................................................................10

Ambientes e Funções.................................................................................................13

Conclusão...................................................................................................................16

Anexos........................................................................................................................17

Referências ...............................................................................................................20


1. Introdução

O objeto deste trabalho situa-se no campo da arquitetura e urbanismo, especificamente no diagnóstico e analise do projeto MASSARO HOUSE - OBRA PÓSTUMA DE FRANK LLOYD WRIGHT. Considerando instrumentos, ferramentas, atividades, métodos e conceitos aplicados no projeto e na Construção da Obra.

Em alguns momentos, podem ser adicionadas informações complementares, para conservar a real história. Exigiu grau de maturidade e conhecimento técnico necessário à competência da realização do projeto.

A prática por si só, desse desenvolvimento demonstra as habilidades do Arquiteto Thomaz Heinz "Heinz & Co,"Empreiteira .Lidia Wusatowska  “C&L General Construction”, Joe Massaro "Elmsford Sheet Metal Works" – (Proprietário da residência). Principalmente no que diz respeito à condução de um processo de construção em busca de realizar o que consideram um sonho de Wright, e que foi imortalizado pela suas características e técnicas próprias.

2.  PROJETO MASSARO HOUSE - OBRA PÓSTUMA DE FRANK LLOYD WRIGHT

        A família Massaro adquiriu o terreno depois de viverem a maior parte do tempo em Mahopac, numa casa confortável que teria horrorizado Wright, que vendeu sua empresa de fabricação de chapas metálica e comprou a ilha pelo valor de U$700.000.

        Então verificaram a existência de um projeto para aquele local destinado ao antigo proprietário Ahmed Chahroudi, que Wright havia feito em 1949. O mesmo, era modesto em informações, possuía apenas alguns desenhos a lápis (uma planta, dois cortes e uma fachada; nenhuma indicação construtiva, nenhum pormenor).

 

        No entanto, após se depararem com o projeto, optaram por levar em frente a tarefa irreal de construir a sua casa de acordo com planejamento inicial. Contrataram o arquiteto Thomas A. Heinz pesquisador e responsável por diversas restaurações de obras de Wright, e a partir dos escassos elementos disponíveis produziram um projeto completo, se concentrando na mais fiel possível à ideia original, chegando a contestação de que sofrerá influência de outras obras já realizadas; Usonian Houses e Falling Water, cuja as semelhanças são evidentes.

        A casa na Ilha Petre inicialmente foi projetada no para ser construída no período de três meses e possuiria 460m², inserida numa propriedade de 40.000m². A convite da comissão de engenheiros denominados, A.K Chahroudi avaliou e então decidiu cancelar o projeto ao se deparar com os valores estipulados pelo Arquiteto, pois não tinham os recursos financeiros suficientes para arcar com os gastos de US$ 50 mil necessários para construção da casa na época. (Aproximadamente US$500.000,00 nos dias atuais, segundo calculado através do site http://data.bls.gov/cgi-bin/cpicalc.pl).

        Então foi solicitado uma revisão e foi elaborada uma versão mais modesta de 110m², que se tonaria uma “cabana”, uma casa de hóspedes. Atualmente o projeto reformulado e para se adequar as normas e leis contemporâneas, sofreu uma expansão, e hoje mede cerca de 465m², a área casa principal, onde percebemos as marcas de Wright.

        A entrada é baixa e estreita, de uma maneira que o visitante é espremido dentro do rol de entrada, antes de ser liberado em um salão espaçoso e aproximadamente hexagonal, com skylit e painéis de mogno. A partir do salão encontramos os quartos que irradiam para fora em ângulos de 60° de acordo com uma grade triangular, juntamente com a biblioteca e a varanda cantilevered em linha reta.

        Os níveis variam, mas a casa é essencialmente tudo em apenas um andar e fortemente horizontal, envolto em uma faixa de janelas. É tipicamente tudo harmonizado, a ordem triangular passa por todos os detalhes desde o desenho geométrico carimbado nos painéis de cobre ao redor do exterior, e até os acessórios de iluminação, o formato do mobiliário, e até mesmo os sulcos triangulares entre as tábuas de madeira.

        Duas características de design em casa representam a construção de concreto em seu melhor. Sendo um cais no centro da sala de estar de 45 metros de comprimento onde possui uma lareira construída nele. Este cais suporta uma laje cantilevered de 28 pés que se estenda sobre o lago com uma vista ao ar livre de 260°.O cais também suporta duas vigas de transferência desiguais que mantêm as extremidades de outras duas vigas de teto de concreto de 45 pés de comprimento não suportadas, e que por sua vez suportam o telhado de concreto de 6 polegadas de espessura sobre a sala de estar. Tudo isso é possível graças ao reforço pós-tensionado colocado na laje em cantilever, e nas vigas de transferência, e nas vigas do teto e no convés do telhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (574.1 Kb)   docx (611.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com