TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANK LLOYD WRIGHT - Casa Usonian

Por:   •  23/8/2016  •  Bibliografia  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 3

O termo “orgânico” significa toda a forma de organização dinâmica e em constante desenvolvimento aplicando-se quer à arquitetura quer à própria sociedade. FRANK LLOYD WRIGHT utilizou o termo “orgânico” em 1908, para caracterizar a sua forma de pensar e fazer arquitetura, traduzida na valorização do individuo como elemento fundamental e indispensável à sua caracterização.

[pic 1]

As residências Usonian eram baseadas numa malha de aproximadamente 0,60m X 1,20m ou 1,20m X 1,20m (2X4 ou 4X4 pés). Esta malha proporcionava uma construção regia toda a construção, tornando-a mais econômica, pois previa pouca ou nenhuma perda de materiais, com regularidade da construção e possibilidade de futuras ampliações.

A modulação destas residências dependia diretamente dos materiais empregados na construção, que no caso das residências Usonian analisadas eram os tijolos e tábuas de madeira com dimensões padronizadas.

Esta estratégia adotada para a modulação proporcionou uma dependência entre as partes que formam o todo, e, ao mesmo tempo, uma independência dos elementos arquitetônicos, que são organizados baseados na mesma malha, por repetição, adição, subtração, inversão, distorção, rotação, diferentes escalas e proporção.

Pode-se dizer que a sequência dos ambientes criados não são lineares e de fácil compreensão num único olhar. Os espaços são complexos e dinâmicos, e obrigam a pessoa a percorrê-los em uma descoberta lenta e gradual.

A complexa organização das formas no espaço cria espaços internos com poucas separações rígidas, porém com ambientes com clara definição. Isto acontece devido às variações de pé-direito, proporcionada pelas diferentes alturas dos forros e coberturas. A pequena área destas residências impôs a criação de espaços mais fluidos, especialmente a planta em “L”, que cria condições para que haja duas alas articuladas por um núcleo, sem que haja a necessidade de separações rígidas.

Os extensos beirais estabelecem a continuidade e integração, proporcionando a sensação de que há um telhado tradicional e consequente ideia de abrigo para quem está dentro da casa. Importante característica da obra de Wright, que tem o homem como referência para concepção dos espaços domésticos.

Nas Usonian, o mobiliário, os fechamentos, a estrutura, os ornamentos orgânicos formam uma unidade indissociável. Sua modulação proporciona liberdade de criação ao projeto e ao mesmo tempo a ordenação do ritmo e proporção.

Wright afirmou que seus projetos eram baseados em um sistema de unidades relacionados aos materiais empregados. Seus projetos precisavam de um material que determinasse esse sistema A repetição de cada material permite criar um ritmo e uma continuidade plástica tanto horizontal quanto verticalmente.

Sua simplicidade está presente nas formas, na geometria, proporção, no uso de materiais naturais de acordo com suas propriedades, ornamentos orgânicos e disposição dos espaços. Para o arquiteto, os materiais definiam a volumetria apropriada do edifício, assim como sua proporção. O material mais utilizado foi o tijolo, que transmite a sensação de uma construção sólida, e ao mesmo tempo com a leveza de formas com acentuada horizontalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com