TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Rubens de Mendonça - Arq. Vilanova Artigas

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 4

        CASA RUBENS DE MENDEONÇA – ARQ. JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS

Feito por Lisandra Acco

        A casa está implantada junto às divisas e no centro do terreno, que é em formato trapezoidal e em aclive. Nele há recuos de frente (5,05m), laterais (2,03m) e de fundos (variando de 7,08m a 11m). Como solução para a aclividade do terreno, Artigas propõe o uso de meios níveis - característica marcante em suas obras - ao invés de ‘recortar’ o terreno. A casa ocupa boa parte da área do lote, cuja área total é 381,42m² e área coberta construída é 244,32m² e se posiciona de maneira que haja um sombreamento nas fachadas noroeste e sudeste (como forma de proteção para o andar térreo) e a fachada nordeste é protegida contra a insolação excessiva. Está localizada em um bairro residencial, onde, com relação às demais casas, se torna objeto protagonista por ser hierárquica por seu formato e cor.

        As partes que formam a composição são: um prisma retangular elevado do solo (característica do brutalismo paulista) e pilares triangulares. Há também rampas e escadas de acesso. A caixa elevada indica os espaços privados, e o térreo as áreas de uso comum. Isto pode ser percebido pelo uso de cheios e vazios (vidro x fechamento). Todos os ambientes estão recuados em relação à laje de cobertura e  há  relação volumétrica e de escala com relação às edificações do entorno; os muros próximos à entrada têm alturas semelhantes. A parte mais hierárquica é o hall, que possui pé direito duplo e é onde se tem a passagem transitória do social para o privado. As diferentes alturas de pé direito estão compatíveis com o nível de privacidade de cada ambiente.

                A casa está apoiada sobre oito pilares triangulares, de concreto, dispostos dois a dois em quatro linhas acompanhando-a longitudinalmente. Artigas explora a diversidade da forma geométrica triangular, usando a como módulo (nos pisos, nas paredes internas, no móvel da sala de estar e até mesmo no paisagismo). A cobertura é plana, em laje impermeabilizada e no térreo há uma clara distinção entre os elementos de apoio e de vedação exterior da casa (imagem ao lado). O concreto foi pintado e, aliado a isso, o uso de painéis com triângulos nas cores azul e branco traz uma ideia de leveza, liso, alegria e dá vida às fachadas. Estes painéis demonstram que a casa tem influência do grupo concretista, presente no cenário cultural da época. Sobre esta questão Artigas afirmava: "Algumas casas que fiz marcam a convivência com esse grupo concretista, particularmente uma que tem triângulos na fachada e um significado de momento bem marcado».

        O acesso se dá pela lateral da casa e a entrada está localizada na metade do volume. Como em outras obras de Artigas, há uma forte relação entre os cômodos, pelo jogo de níveis no interior da casa; isto pode ser observado nos espaços do térreo (social) que estão integrados, mas esta diferença de níveis permite diferenciar um espaço do outro; já no andar superior (privado), os espaços estão compartimentados. Com o posicionamento do mobiliário, cria-se espaços dentro de outros espaços, como é o caso, por exemplo, da mesa com o tapete (pode ser vista ao fundo na foto do interior, ao lado). Os espaços possuem diversos elementos, rampas, mobiliário, itens de decoração e a escada é um elemento hierárquico, assim como os pilares internos, que chamam a atenção por sua cor e formato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com