TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências contábeis

Por:   •  10/12/2015  •  Artigo  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Saulo Araújo Figueiredo

Trabalho da disciplina Economia Empresarial,

                                               Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Fortaleza-ce

2015

Estudo de Caso :

REPOSICIONANDO A RANBAXY

A Indústria Farmacêutica Indiana

REFERÊNCIA: KOTHAVALA, K; GHEMAWAT, P. Reposicionando a Ranbaxy. Harvard Business School, 707 – P01, 1998.

Uma indústria farmacêutica que começou operar em 1962 na qual a sua matriz inicial é na Índia vendia seus produtos para o mercado doméstico, em 1980 a companhia já era considerada uma das 10 maiores organizações na área farmacêutica, mas logo se tornaria uma empresa multinacional para aumentar o mercado consumidor e também reduzir custos com mão de obra mais barata, além da busca de matéria-prima.

Entre 1985 a 1995 o lucro da Ranbaxy aumentou 30 vezes, além de ter crescido 2 vezes mais que seus concorrentes, havia uma busca constante para a expansão no escopo de atuação da empresa em várias direções.

Em 1993 o novo CEO Dr. Parvinder Singh na qual foi herdado de seu pai tinha metas ambiciosas: “torna-la uma empresa farmacêutica internacional voltada para a pesquisa, com as vendas em 1 bilhão até 2003.”

A indústria farmacêutica indiana registrava uma receita de U$ 3 bilhões tornando o 12º mercado farmacêutico do mundo em 1995; e, para que isso se tornar-se realidade ampliou a diversidade de produtos inclusive destinando recursos para outro tipo de drogas sempre com metas de se torna uma das maiores empresas multinacionais do ramo farmacêutico.

Na busca de crescer cada vez mais viram que a melhor forma deveria investir em P&D de novas drogas e aperfeiçoar outras já existentes, por isso em 1995 o gasto em pesquisa já representava 366 milhões, na qual representava 5% das vendas, além de empregar 321 pessoas sendo 239 eram cientistas e muitos deles de outros países como Europa e EUA.

A empresa na busca de aumentar a sua participação no mercado externo comprou várias empresas em outros países, para facilitar sua entrada e aceitação do público alvo, além de montar uma joint ventures com a Lilly.

As despesas da Ranbaxy em 1991 representava 30 milhões e em 1995 já era 300 milhões, porém esses gastos para que pudesse crescer ainda mais no mercado externo, tanto que um diferencial que tinha das concorrentes era sua dimensão geográfica a mesma estava reagrupada em quatro regiões com sede regional em Nova Deli, Londres, Hong Kong e Raleigh, para isso investiu pesado em outros países.

O planejamento estratégico da empresa ganhou maior importância e inclusive contratou um novo gerente geral, Vasant Kumar, contratado de fora da companhia exatamente para tentar enxergar a melhor a empresa, além de inserir novas culturas que fosse relevante para o crescimento da companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com