TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colar das Esmeraldas

Por:   •  2/12/2018  •  Resenha  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

NO PRINCIPIO ERA A ÁGUA

No início, a cidade de Boston era uma península envolvida por Rio Charles e com o Oceano Atlântico, onde a partir de 1630, por meio do corte e aterro, a cidade desenvolveu três vezes mais da sua área originalmente.
Próximo dali, havia também uma região pantanosa, que era também o estuário dos rios Muddy, Charles e Stony Brook. A maré alta invadia periodicamente a área conhecida como Back Bay. Então, em meados de 1820, uma barragem foi construída para a instalação de moinhos, contudo, a alteração do regime hidrológico converteu o pântano em uma área suja, portanto, posteriormente foi decidido o aterro da parte do local, onde acreditava-se que além de eliminar os riscos à saúde pública,  criaria espaço para acomodar a crescente população de Boston.
Em 1869, sob a influência do Parks Movement, foi apresentada a câmara municipal de Boston, uma petição para a criação do parque, onde foi seguida de uma ampla discussão pública acerca da localização e debatendo sobre como deveriam ser as novas áreas verdes da cidade.
A petição foi seguida de uma ampla discussão pública na cidade, um dos indivíduos, o advogado Uriel H. Crocker por exemplo, propôs um extenso parque ligando a cidade à zona rural, onde tomava partido de atrações naturais existentes, o rio Charles, o Monte Corey e o reservatório do monte Chestnut, fazendo intervenção em área central da cidade, onde todos, em qualquer região do Boston  poderia acessar facilmente.
Outro cidadão importante também para o planejamento, foi o  paisagista H.W.S Cleveland, onde tinha a ideia em mente de que Boston não necessitava de um Central Park, ao invés disso propôs um sistema de melhorias sobre a área rural circundante, fazendo uso dos recursos naturais e das charmosas casas e fazendas existentes, ou seja, a sua proposta priorizava a drenagem e o sistema viário e não demandava novas áreas verdes públicas.
Jardineiro paisagista, Robert Morris Copeland, sugeriu que os parques fossem ligados por bulevares ou caminhos densamente vegetados.
Em 1875 a comissão decidiu que a área a sofrer a intervenção seria Back Bay.
Olmsted foi chamado para desenvolver sua proposta para Back Bay, que acabou se
desdobrando para uma intervenção muito maior, o Emerald Necklace (colar deesmeralda).

O COLAR DAS ESMERALDAS

O colar das esmeraldas é desenvolvido por Olmsted entre 1878 e 1895 com a colaboração do arquiteto Charles Eliot, o Emerald Necklace onde é considerado a parte importante do tecido urbano de Boston.
Com oito milhões de metros quadrados, a proposta inicial era criar uma faixa vegetada, onde atravessaria todos os bairros periféricos, para orientar o crescimento da cidade.
O projeto Emerland Necklace é um dos projetos da paisagens mais importantes da história, executado apenas em partes, ele tem 10km de extensão onde é formada por parques interligados e cursos d’agua. O projeto também se conecta a parques existentes antes da sua criação, histórico Boston Common, e o Arnold Arboretum.

BLACK BAY FENS

O projeto Black Bay Fens, teve seu ponto de partida a partir do projeto do Colar das Esmeraldas, onde pega como exemplo, o melhoramento sanitário do rio Muddy.
O desenho foi redesenhado em 1879, onde foi uma tentativa para, ao mesmo tempo, sanear e criar uma área segura para transbordamentos do Rio Charles.
Concluído em 1895, as propostas que foram executadas, funcionou perfeitamente por um certo período de tempo, em razão de o rio foi represado 15 anos após a inauguração do Black Bay, impedindo a entrada da maré alta. A vegetação, escolhida para água salgada, não resistiu à água doce. Dessa forma, a área passou a apresentar problemas de água parada, sedimentação, contaminação e falta de manutenção.

THE RIVERWAY

O segundo projeto para área, foi uma solução para ligar o Back Bay a uma área verde (Parker Hill), e controlar as cheias do rio. Porém Olmsted propôs um espaço que funcionaria como sistema de drenagem e como ligação entre o Back Bay e duas áreas verdes maiores que o Parker Hill, o Leverett Park e o lago Jamaica.
O Stony Brook, que tem suas nascentes na região oeste da cidade, foi canalizado, e na época, era razoavelmente poluído por esgotos gerados pela orla industrial. Atualmente, ele está ausente na paisagem urbana, onde foi oculto sob uma linha férrea.
Já o rio Muddy, teve seu trajeto distinto, foi direcionado para o rio Charles através de galerias subterrâneas. Suas margens foram redimensionadas de modo que acompanha o fluxo normal do córrego, mas também o escoamento superficial das áreas adjacentes para evitar a ocorrência de enchentes.

LEVERETT PARK

O Leverett Park, é ainda uma área bem conservada de Boston no século XIX, recebeu poucas intervenções. Olmsted quis mostrar sua beleza natural e projetou caminhos e realizou plantio a fim de criar vistas admirável. Para isso, utilizou um efeito, criando pelo contraste entre as áreas densamente vegetadas e amplidão dos três lagos.

JAMAICA POND

Jamaica pond é um lago com cerca de 27 hectares, onde até 1848, fornecia água potável juntamente o gelo, onde uma das companhias, empregava pessoas para retirarem 5000 toneladas de gelo por dia.
Segundo Zaitzevsky, sua inclusão no sistema de parques foi uma estratégia para cessar a contaminação das águas, causada sobretudo pelas fábricas de gelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com