TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Urbano Sala São Paulo

Por:   •  15/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

SALA SÃO PAULO

CONTEXTO URBANO

A antiga estação ferroviária Júlio Prestes após a restauração dá lugar à Sala São Paulo que faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes. O edifícios fica ao lado da Pinacoteca, e próximo à Estação Luz.

ESTAÇÃO DE TREM À SALA DE CONCERTOS

A Estação Júlio Prestes foi construída entre 1925 e 1938 para ser a sede e ponto de partida para a Estrada de Ferro Sorocabana, uma empresa criada pelos barões do café para transportar o produto até ao ponto de Santos. O nome Julio Prestes é uma homenagem ao ex governador do Estado de São Paulo. O projeto original da Estação Sorocabana é baseado num projeto estilo eclético, descrito como neoclássico.

FUNÇÃO ORIGINAL

A Estação Inicial Sorocabana foi inicialmente apenas uma estação de trem, onde encontramos grandes e monumentais salões que faziam a separação da classe assalariada e da elite paulistana.

MUDANÇAS DE USO

O edifício monumental fica parcialmente inacabado devido as crises financeiras mundiais. A Estação Júlio Prestes fica completamente fora do contexto histórico, visto que foi iniciada na década de 20 e finalizada em 1938, quando o movimento moderno já acontecia no país. Em 1992 temos os primeiros restauros, como os vitrais, torre e concourse (saguão).  Em 1995 há um interesse da Sorocabana em privatizar a ferrovia. O atual governador Mario Covas pede que a Estação Júlio Prestes fique de fora, tornando-a então um complexo cultural do governo de São Paulo.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

A proposta de Nelson Dupré consistia numa intervenção que destacasse o que era antigo e novo. Para isso, usa diferentes materiais que se destacam na edificação como o aço, vidro, concreto e madeira clara, todos desenhados de forma a evidenciar essa diferença.

A Sala São Paulo deveria ter dois usos distintos, um seria a sede da OSESP com a necessidade de espaços administrativos e um local para apresentações culturais, e o outro como estação ferroviária.

No programa proposto para ser executado o principal componente era a instalação de uma sala para concertos que seria onde o Grande Hall no antigo projeto deveria ter sido construído, mas que foi cortado por causa da falta de verbas. Então quando se iniciou a reforma o que se encontrava naquele espaço era um jardim mal cuidado e pouco utilizado, cujo paisagismo era basicamente o plantio de palmeiras imperiais. Os desafios eram muitos, desde construir uma sala de concertos tão próxima a uma estação de trem, tendo que lidar com fatores como ruídos e vibrações, até o reforço da estrutura para que pudesse suportar o peso dos novos equipamentos. As intervenções superaram esses desafios e transformou aquele espaço em uma sala de apresentações que pode ser considerada o melhor auditório sinfônico da América Latina.

USOS ATUAIS

Atualmente a Sala São Paulo abriga a sede da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a sede da Secretaria de Cultura, Escritório de Advocacia, Salão de Festas e recebe diariamente turistas, estudantes e público em geral, disponibilizando visitas monitoradas e técnicas sobre a arquitetura, história e outros aspectos da cidade de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com