TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade Tiradentes Alagoas.

Por:   •  28/9/2021  •  Resenha  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

Prof. Rooseman de Oliveira Silva

Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Universidade Tiradentes Alagoas.

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Data: 16/08/2021

Estudante: Bruna fragoso vinhas

Turma: GT02-10291

Planejamento urbano e regional II – Reinvente seu bairro

MALTA, Candido. “Reinvente seu bairro”. Editora 34. 2003

- O AMBIENTE DE MORADIA COMO FOCO DO SEU INTERESSE, CAP. 1:

“O ambiente de moradia, uma espécie de âncora do cidadão no espaço urbano... o tipo de edifício em que se localiza e o que este tipo pressupõe como estilo de vida urbano” pág. 15

 O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta inicia a discursão do capítulo 1, considerando o tema da moradia a ser discutida como tipo, além da arquitetura específica, ele comenta que a análise será realizada levando em consideração principalmente o nível de renda e os estilos de vida cultural familiar ou social.

- A ORGANIZAÇÃO URBANA DO COMÉRCIO DOS SERVIÇOS EM GERAL E DOS SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, CAP. 2:

‘Esses três níveis são:

  1. O comércio e serviço de apoio imediato à moradia... frequência diária ou semanal...
  2. O comercio e serviço ainda de apoio à moradia, mas de frequência menor de demanda, ... Diversificado...
  3. O comércio e serviço de apoio a outras atividades urbanas... com frequência de demanda muito menor, rara e até esporádica. “-pág. 17

 O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta classifica os três níveis de organização comercial com um objetivo claro, a mobilidade urbana em destaque na discussão, a sua ideia principal é que quanto mais o comércio e serviço for utilizado, mas perto da moradia ele terá que estar, é importante os moradores terem acesso ao básico primeiro para então depois ter acesso aos outros serviços, finalizando o pensamento, quando mais frequente o uso mais perto deverá ser da moradia.

- A ESCOLA E O POSTO DE SAÚDE: ONDE DEVEM FICAR, CAP. 3:

“Segurança... Esta questão dependerá da distancia e dos caminhos que a criança terá que percorrer em segurança, e se vai a pé ou com alguma condução pública ou privada, coletiva ou individual.” pág.19

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta destaca como principal objetivo a segurança, ele explica que muito além de proximidade, um fator importantíssimo no deslocamento para a escola é a segurança, é muito desejável morar próximo desses serviços, mas é preciso também levar em consideração o fator segurança.

-O COMÉRCIO DEVE FICAR ENCOSTADO PERTO OU LONGE DE SUA MORADIA? CAP. 4:

 “A proximidade espacial do comércio e dos serviços estará definida pelo mercado imobiliário, em grande medida, quando não houver planejamento público ou privado interferindo nessa lógica...” Pág. 21

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta inicia a conversa explicando que quando não houver planejamento intervindo o mercado imobiliário que irá definir a proximidade espacial, em seguida ele cita a proximidade desses equipamentos públicos de vias movimentadas com objetivo de promover a visibilidade como um distanciamento das necessidades dos próprios usuários, então ele propõe uma ideia que possa ajudar na hora de escolher onde os equipamentos públicos irão ficar, está ideia consiste no poder público distinguir através de um zoneamento os locais, ele dá exemplo delas como “ilhas de tranquilidade” e “rios de tráfego intenso”  

-O CONCEITO DE UNIDADE AMBIENTAL DE MORADIA, CAP. 5:

“A maioria das pessoas que vivem nas cidades gostaria de ter um espaço mais tranquilo para morar, podendo dispor de opções de ambientes mais intensos e agitados, quando isso é desejado ou inevitável”

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta continua com defesa ao estudo do tecido urbano e a classificação, ele acredita que esse zoneamento deve nascer dos cálculos de intensidade do uso do solo tal como pesquisas científicas da origem e do destino do tráfego. A definição do tipo de mobilidade (por ondem passam, os meios de transporte que utilizam, e quais vias utilizam quais tipos de transporte) das pessoas na zona de estudo é muito importante também. Ele defende esta ideia exemplificando como todo valor de uma infraestrutura poderia cair nas nossas mãos quando se permite uma instalação de atividades que exige uma infraestrutura que os recursos não conseguem oferecer, então ele defende o cálculo cientifico da intensidade de usos permitida pelo zoneamento em coerência com o transporte que é utilizado na zona.

-OS TRÊS NÍVEIS DO CÁLCULO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DO SISTEMA DE CIRCULAÇÃO, CAP 6:

“...o poder público, através dos diversos meios de que dispõe e em nosso nome, controlar o modo de transporte, se individual ou coletivo, e quanto a este, se ônibus, em suas várias dimensões, ou o veículo sobre trilhos, destacadamente o metrô.” Pág. 33.

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta define os três níveis sendo eles: o nível metropolitano que é o de um plano diretor metropolitano, o nível municipal que é o do plano diretor do município, o nível das subprefeituras e dos planos regionais e por fim o nível dos seus bairros, que é o nível local das vias de um bairro. E por fim ele define que o controle deveria ser extremamente entrosado com a regulação do uso do solo.

-O CONCEITO AMBILTAL DE MORADIA ESTABELECE ÏLHAS DE TRANQUILIDADE URBANA”, COMO NAS PEQUENAS VILAS. CAP 7:

” ...tranquilidade, depende de se impedir o tráfego excessivo de veículos por dentro dele.” Pág. 35

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta defende que uma unidade ambiental de moradia são queles que mantem as chamadas “ilhas de tranquilidade” afastando assim o grande trafego de veículos na área.

-O CONCEITO DE MALHA CERRADA DE TRANSPORTE COLETIVO”, CAP 8:

“Quanto maior for a proporção da modalidade transporte coletivo, maior poderá ser a Densidade de Uso do Solo e vice-versa.” Pág. 41

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta explica o conceito como um sistema de transporte coletivo que formam malhas que podemos andar até nossas residências com conforto e segurança numa distancia aceitável. E que para manter esse equilíbrio é necessário a relação da circulação com a densidade de uso de solo.

- A VÁLIDA POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL NOS CENTROS HISTÓRICOS E EXPANDIDO E OS CONGESTIONAMENTO DO SISTEMA DE CIRCULAÇÃO QUE ESTÃO AÍ OCORRENDO, CAP 9:

“Perda de densidade demográfica com aumento de densidade de viagens por automóveis” Pág. 43

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta explica que essa perda de densidade é muito prejudicial as famílias de menor renda que na maioria das vezes se utilizam do transporte publico pois ela significa a expulsão deles da região e a substituição deles por famílias de maior renda que utilizam os automóveis privados.

 -O ESVAZIAMENTO DO PODER INDUTOR URBANÍSTICO DA OUTORGA ONEROSA APROVADA, CAP 10

“O que significa para seu conjunto verificar esse impacto para a área do Centro Expandido, onde a maioria se situa e que é justamente hoje a área mais crítica de congestionamentos”

O professor, arquiteto e urbanista Candido Malta acredita que ao aumentar a densidade urbana local sem o cálculo de coeficiente de aproveitamento e capacidade de suporte irá gerar zonas de congestionamentos.

Palavras chaves:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com