TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  13/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Faculdade Paraíso do Ceará

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Juliana Vieira

Millena Carvalho

PALACIO RUCELLAI, ALBERTI.

Trabalho desenvolvido como atividade para a Disciplina Teoria e História da Arquitetura I, ministrada pela profª. Tamires Cabral.

Juazeiro do Norte – Ceará

Novembro – 2017

PALÁCIO RUCELLAI, ALBERTI

        Com o “desaparecimento” do gótico, um estilo que mostra como o homem pensa a respeito de como o mundo surgiu baseado nos métodos da razão e no humanismo. A esse novo estilo, é dado o nome de renascimento. Os arquitetos renascentistas estabeleceram critérios para suas construções, valorizando a natureza e o uso do mundo clássico, baseado no estudo da antiguidade.

        A essa arquitetura, os historiadores dividiram em dois períodos: Primeira fase, que apresenta um estilo mais simples e leve. Ocorreu na Florença, no século XV; Segunda fase, mas rica e grandiosa, tomando conta de Roma no século XVI.

        Entre os principais teóricos do renascimento, encontra-se Alberti, considerado o maior teórico da renascença. Era arquiteto, pintor, escultor e escritor. A arquitetura lhe deve alguns de seus principais conceitos. Entre suas principais obras, encontra-se o Palácio Rucellai, obra que será abordada nesse relatório, destacando suas características básicas.

        O palácio foi encomendado por Giovani Rucellai, construído entre 1446 e 1451 por Bernardo Rosellino, com a fachada concluída quando quase todos os ambientes internos estavam concluídos. Na verdade, sua estrutura é a junção de oito edifícios adjacentes adquiridos por Giovani. Junto à construção dessa que seria sua residência, Giovani comprou e demoliu os edifícios à frente para construir o que seria sua praça familiar, denominada Piazza de Rucellai, que abrigaria a Loggia de Rucellai.

        Todas essas obras, de modo geral, contribuíram para o embelezamento da cidade, que despertou no povo um orgulho civil em tornar a cidade mais bonita.


FACHADA

        

        A fachada segue o alinhamento das ruas e reforça a perspectiva horizonatal, demonstrando a preocupação de Alberti em valorizar a continuidade do tecido urbano original.

Percebe-se a volta ao estilo clássico com o uso de colunas consideradas dóricas no piso térreo, no primeiro andar com pilastras jônicas e o terceiro com pilares da ordem coríntia, que, para estilizar o palácio, diminuem progressivamente para os andares superiores.

A fachada do edifício é organizada em três partes, com três ordens de pilares diferentes, separadas por três faixas horizontais, que nos dois andares superiores servem para apoiar as janelas abertas e um arco semicircular que também recebe arcos geminados.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

 

[pic 9]

Comparação das ordens no Palácio Rucellai

Enquanto essas pilastras dividem a fachada verticalmente, cornijas projetadas realçam as divisões horizontais, dando um toque mais elegante.

Alberti procurou fazer uma bela fachada, tratando-a como um organismo governado por módulos e repetições, em que os elementos não são individualizados e partem de um conjunto, no qual tudo é insubstituível e essencial como um todo.

PLANTA BAIXA

        Em sua planta, há um pátio interior, característica comum de todos os palácios do renascimento, com colunatas e recantos sombreados considerados agradáveis. “Aquilo que se espera da Renascença, em termos de delicadeza e articulação, pode ser visto principalmente nos pátios interiores”. (Jordan).

O interior do palácio foi remodelado e foi construído no centro um pátio cercado de colunas do estilo coríntia, responsáveis pela integração dos cômodos da casa, comparando-se assim com os átrios das residências romanas.

Cada andar tinha suas devidas finalidades. O piso térreo, era para negócios e estava ladeada por bancas correndo ao longo da fachada da rua; o primeiro andar para recepções formais e o segundo era privado para a família. Um terceiro andar “escondido’’ debaixo do telhado para servos, pois quase não havia janelas e ficava bastante escuro por dentro”.

[pic 10]

ENTORNO

Os palácios renascentistas, e o Palácio Rucellai, não diferente, são fundamentalmente urbanos. Alguns chegam a ocupar um quarteirão inteiro da cidade, e as fachadas, ficam junto à rua, como “falésias de cantaria”.

O Palácio Rucellai está localizado na Via della Vigna Nuova em Florença, Itália. Próximo ao Rio Arno, a construção é cercada por outros palácios importantes e grandes igrejas como a Basílica di Santa Maria Novella e a Catedral di Santa Maria Del Fiore.

Localizado em frente ao palácio, existe a Piazza de Rucellai, um anexo dele. Trata-se de um espaço retangular formado por arcos que são sustentados por colunas coríntias, e decorados por pilares em suas extremidades. Hoje em dia, esse espaço foi fechado com vidros e se tornou uma sapataria.

Há bancos externos no térreo para o uso dos cidadãos, vizinhos e clientes que foram usados para dar maior espessura no embasamento do projeto, dando nobreza ao edifício criando um falso pódio.

[pic 11]

Localização do Palácio vista por satélite

[pic 12]

Localização do Palácio em desenho técnico

[pic 13]

Piazza de Rucellai atualmente

ABERTURAS E ENTRADAS DE LUZ

Para se ter acesso ao seu interior, há duas portas abertas no piso térreo, onde as aberturas entre os pilares são sempre retangulares. O portal de acesso, localizado no centro dos cinco módulos originais, está alinhado ao eixo de rua existente que chega ao ângulo oblíquo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com