TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Urbanismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 Luísa Mano

RESUMO – O URBANISMO

Belo Horizonte

2016

        

[pic 2]

 Luísa Mano

RESUMO – O URBANISMO

Resumo apresentado como requisito para matéria: Urbanismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, no Instituto Metodista Izabela Hendrix

Prof : Leandro

Belo Horizonte

2016

 

Esta terceira resenha tem como objetivo apontar partes pertinentes do livro O Urbanismo, da autora Françoise Choay e as discussões feitas em sala de aula, sobre o pré urbanismo progressista de Etinne Cabet, Pierre- Joseph Proudhon e Benjamin Ward Richardson.

Etinne Cabet foi um socialista utópico que propõe uma cidade dos sonhos, batizada como Icara, capital de Icaria fundada com alguns princípios como o núcleo quase circular, regularidade e geometrismo, com bairros individualizados e personalizados adquirindo nomes das principais cidades do mundo. A caracterização dos planos bem específicos desses bairros são as obras públicas pintadas, exemplo: oficinas pintadas em vermelho, lojas pintadas de amarelo, os azuis são locais de assembleia e etc. Nota-se que todas as ruas tem a mesma quantidade de casas, sendo dezesseis casas de cada lado da rua demonstrando os planos detalhados das ruas.

É evidente destacar a divisão do território em pequenas províncias subdivididas em 1000 comunas, e nelas teriam a instalação de assembleias deliberativas. A ideia de um modelo resultou em um plano de acomodação dos habitantes da cidade serem semelhantes e confortáveis para todos.

 A higiene física era bastante relevante na cidade utópica idealizada por Cabet, a livre circulação de ar, a conservação de sua pureza, a salubridade, a organização da circulação de fluxos, a ventilação, climatização, etc. A limpeza da cidade seria obrigatória diariamente sendo as ruas varridas e lavadas todas as manhas, a canalização e a retificação do principal rio que cortava a cidade, ruas retas e largas. Os pedestres eram protegidos contra os intempéries, pois todas as ruas tinham calçadas e estão cobertas por vidros, para esconder da chuva e não tirar a iluminação solar.

Vos não vereis nessa cidade nem cabarés, nem tabernas, nem caffes, nem botequins, nem bolsa, nem casas de jogos ou de loterias, nem abrigos para prazeres vergonhosos ou culpáveis, nem quarteis ou corpos de guarda, nem policias e espiões, como também nenhuma prostituta, nem gatunos, nenhum bêbado ou mendigo, ao invés disso, encontraríeis por toda parte RESERVADOS, tao elegantes quanto limpos e cômodos, uns para mulheres, outros para homens, onde o pudor pode entrar um momento, sem nada temer nem para si próprio nem para a decência publica. (CHOAY. pag., 91, 1992)

A padronização da cidade idealizada pelo socialista Cabet, seria bastante arquitetada para não ocorrer comércios elegantes e exuberantes, nem cartazes e anúncios de lojas, sendo todos padronizados.

O alojamento modelo seria a casa individual tendo quatro andares e o térreo, abaixo do térreo teria as adegas. O primeiro andar da casa seria um grande salão, outros cômodos eram os dormitórios e no térreo havia a sala de jantar com cozinha e suas dependências.

Pierre- Joseph Proudhon filosofo francês, autor do livro Principle de I´ Art de as destination sociale, interrompido devido a sua morte. Nessa obra estão presentes ideias fundamentais do pre-urbanismo progressista, ruptura com o passado, racionalização do meio e do comportamento social, importância da indústria na nova cidade e a defesa de uma cidade funcional.

Proudhon aprova a as restaurações das igrejas, palácios, porem priorizando o custo baixo. Era necessário a instalação dos habitantes serem bem confortáveis, os mercados centrais e bancos  nos Boulevard (Paris).

Benjamin Ward Richard foi um médico, autor de uma série de trabalhos científicos e criador do ´´journal af public health and santary review´´. Fundador de uma utopia denominada ´´HYGEIA´´, na qual a população seria cerca de      100 000 pessoas, habitando 20 000 residências.

As casas elevadas não eram aprovadas, os comércios e lojas deveriam constituir quatro andares, com casas separadas. Era necessário também ter duas ruas principais que iriam de leste a oeste, sendo elas as principais vias de comunicação da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com