TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  28/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.325 Palavras (26 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 26

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Aprovado por e.mail e apresentado em Reunião de Colegiado nº 06/2015, de 01 de julho de 2015.

Julho 2015


1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar o Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz, em conformidade com a Resolução n° 60/2013 – CEPEG, Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, que dispõe sobre Regulamento do Controle acadêmico da FAG e com o Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG.

Art. 2º. A atividade de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório integra a estrutura curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo e tem por finalidade assegurar ao acadêmico-estagiário vivenciar experiências nas diversas áreas de competência da atuação profissional.

Art. 3º. Como atividades obrigatórias, os estágios constam das grades curriculares do 10º período noturno e do 6º, 7º e 8º períodos integral do curso de Arquitetura e Urbanismo do CAUFAG e, por serem disciplinas regulares seguem os regulamentos da IES quanto à carga horária, percentual de presença e avaliações.

2. DOS OBJETIVOS

Art. 4º. Os estágios na FAG consistem atividade curricular de base científico-pedagógica cujo propósito, de acordo com a Resolução 60/2013, pode ser assim considerado:

  1. desenvolvimento de conhecimentos e vivências das condições profissionais que a categoria enfrenta no exercício da profissão;
  2. qualificação do acadêmico para o desempenho competente e ético das tarefas específicas de sua profissão;
  3. construção e domínio de múltiplos saberes para que o aluno possa agir individualmente e/ou coletivamente na especificidade de seu trabalho;
  4. experiência acadêmica-profissional para a competência técnico-científica e atuação no trabalho dentro de contexto de relações sociais diagnosticadas e conhecidas;
  5. oportunidade para relacionar dinamicamente teorias e práticas desenvolvidas ao longo das atividades de ensino.

3. DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DOS ESTÁGIOS

Art. 5º. De acordo com a matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG o Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório abrange três áreas de concentração:

  1. Estágio supervisionado: arquitetura;
  2. Estágio supervisionado: tecnologia de construção;
  3. Estágio supervisionado: urbanismo e planejamento urbano.

§ único. Obrigatoriamente os estágios devem ser acompanhados por profissional devidamente habilitado para as atividades desenvolvidas.

  • O Estágio Supervisionado: tecnologia de construção alem do arquiteto e urbanista, pode ser acompanhado por engenheiro civil (com devido registro no CREA);
  •  O Estágio supervisionado: arquitetura e o Estágio supervisionado: urbanismo e planejamento urbano necessariamente serão acompanhados por arquiteto e urbanista (com devido registro no CAU).

4. DOS CAMPOS DE ESTÁGIO

Art. 6º. Constituem campos de estágio as entidades de direito privado, os órgãos de administração pública, as instituições de ensino, a comunidade em geral e a própria Faculdade Assis Gurgacz - FAG.

Art. 7º. As empresas, instituições ou a própria faculdade, para se constituírem campo de estágio deverão:

  1. ser legalmente constituídas;
  2. atuar na área de formação do estagiário;
  3. dispor de profissional qualificado e habilitado para acompanhamento, supervisão e avaliação do acadêmico;
  4. dispor de recursos materiais e técnicos que possam ser utilizados pelo acadêmico no desenvolvimento das atividades previstas no estágio;
  5. firmar termo de convênio com a Faculdade Assis Gurgacz - FAG.
  6. evitar que as empresas e seus supervisores externos tenham algum vínculo familiar com o acadêmico-estagiário.

5. DA CARGA HORARIA

Art. 8º. Os Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Arquitetura e Urbanismo terão cargas horárias conforme Matriz Curricular do Curso, quais sejam:

  1. Estágio supervisionado: arquitetura = 72 horas;
  2. Estágio supervisionado: tecnologia de construção = 72 horas;
  3. Estágio supervisionado: urbanismo e planejamento urbano = 72 horas.

§ único: A carga horaria cumprida pelo estagiário será anotada no Diario de Classe, e  considerará atividades:

  • de campo,
  • aulas teóricas e/ou seminarios de instalação socialização, apresentação de resultados e outros.

A não participação nessas atividades poderá redundar em reprovação por faltas.

6. DAS ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO E DO PROFESSOR DA DISCIPLINA

Art.9º. Os estágios curriculares obrigatórios no âmbito da Faculdade Assis Gurgacz - FAG obedecerão a estrutura disposta na Resolução 60/2013 – CEPEG, acrescidas das seguintes particularidades para o CAUFAG nas competências que seguem:

  1. Compete à coordenação do Curso:
  1. coordenar as atividades de estágio dos cursos da Faculdade Assis Gurgacz - FAG junto aos órgãos internos e externos a Instituição;
  2. divulgar de forma ampla as experiências de estágio, a partir de seminários, publicações e outros meios;
  3. diligenciar, junto aos campos de estágio e supervisionar os mesmos para que esses sejam um eficaz instrumento de realimentação do processo de formação pessoal e profissional.
  4. estimular que o professores das disciplinas e supervisores de estágio registrem as atividades desenvolvidas como Projeto de Extensão de Responsabilidade Social, junto à COOPEX.
  1. Compete ao professor da disciplina:
  1. desempenhar suas atividades de acordo com de Plano de Ensino aprovado em Reunião de Colegiado;
  2. operacionalizar as competências da coordenação de curso;
  3. operacionalizar as atividades de estágio dos cursos da Faculdade Assis Gurgacz - FAG junto ao órgãos internos e externos a Instituição.
  4. diligenciar, supervisionar, orientar e re-alinhar (quando for o caso) as atividades dos supervisores de campo de estágio,
  5. diligenciar, supervisionar, orientar e re-alinhar (quando for o caso) as atividades dos professores supervisores de estágio
  6. assumir as atribuições de supervisor de campo e de professor supervisor de estágio, especialmente quando o campo de estágio for o LabPro.
  7. registrar as atividades desenvolvidas na disciplina como Projeto de Extensão de Responsabilidade Social (estágios de projeto e urbanismo e planejamento urbano) e/ou Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica – PICV (estágios de tecnologia de construção), junto à COOPEX.
  8. manter atualizados registros de alunos, campos de estágio, etc etc, das disciplinas sob sua responsabilidade.

7. DA SUPERVISÃO DOS ESTÁGIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (141 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com