TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e Escopo de Facilities Management

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.588 Palavras (19 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 19

Introdução

Definição e escopo de Facilities Management

A Associação Internacional de Facility Management  (IFMA) define FM como a incorporação de múltiplas disciplinas para garantir a funcionalidade do ambiente construído através da integração de pessoas, local, processo e tecnologia (IFMA, 2014) e o Instituto Britânico de Administração de Instalações define como a integração de processos dentro de uma organização no ambiente construído para manter e desenvolver serviços acordados que apoiam e melhoram a eficácia das principais atividades da organização e gestão do impacto desses processos sobre as pessoas e o local de trabalho ”(BIFM, 2014).  De acordo com a Associação de Gestão de Instalações da África do Sul (SAFMA), a FM é definida como um processo que permite a empresa sustentável em relação a toda a vida útil dos locais de trabalho, a fim de alcançar produtividade e apoiar os negócios de forma eficaz (SAFMA, 2012).  Associação de Gestão de Instalações da Austrália (FMAA) descreve como uma prática que garante a gestão operacional eficaz de edifícios, em organizações públicas e privadas, compreendendo uma ampla gama de atividades de planejamento estratégico operacional para manutenção física diária, limpeza e gestão de ambiental questões de desempenho (FMAA, 2014). A European Facility Management Network (EuroFM) vê o FM como a integração de vários processos dentro de uma organização, a fim de manter e desenvolver serviços que apoiem e melhorem a eficácia das atividades primárias da organização. Esta definição foi formada e adotada por profissionais de FM europeus (EuroFM, 2014). Podemos observar que existem várias definições de FM, mostrando as visões diversificadas devido a várias opiniões sobre o que a prática de FM deve abranger. Para não ter diferentes definições sobre um único assunto a ISO definiu FM sendo uma função organizacional que integra pessoas, propriedade e processos dentro do ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a produtividade do negócio principal.

Segundo Armstrong (2002), as atividades em uma organização incluem administração de empresas, arquitetura, comportamento e engenharia e são vistas como uma arte e ciência que promove a sinergia de pessoas efetivas com sua construção e ativos, aprimorando uma competitividade da organização.

O FM é um conjunto de práticas relacionadas com a gestão (integração e coordenação) de edifícios e serviços de construção, abrangendo as competências necessárias no início do projeto do edifício e subsequentemente ao longo de todo o processo de construção e ciclo operacional. Teicholz (2001) . FM é uma profissão multidisciplinar que se baseia em teorias e princípios de engenharia, arquitetura, design, contabilidade, finanças, gestão e ciências comportamentais.

A FM utiliza os princípios de múltiplas disciplinas para gerenciar as funções de pessoas, processos e tecnologia ao longo do tempo da maneira mais econômica possível (Alexander, 1996; Atkin e Brooks, 2005). Isso mostra a visão da FM como uma abordagem estrategicamente integrada para manter, melhorar e adaptar os edifícios e serviços de apoio de uma organização, a fim de criar um ambiente que apoie fortemente os objetivos primários dessa organização (Barret e Baldry, 2003; Nutt, 2004 ).

Também envolve o uso de melhores práticas de negócios para reduzir os custos operacionais de uma empresa e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade (RICS, 2014). Isso é apoiado por Alexander (1996) e Atkin e Brooks (2005), que afirmam que FM coordena a operação do ambiente construído, mantém, melhora e adapta edifícios e seus ativos. Pode-se dizer que a FM está envolvida com o funcionamento do prédio, a fim de atender aos objetivos de negócios acordados de uma organização e entregar a satisfação do cliente e o melhor valor, apoiando e aprimorando o negócio principal. No entanto o objetivo da FM deve ser não apenas otimizar os custos de funcionamento dos edifícios, mas também aumentar a eficiência da gestão de espaço e ativos relacionados para pessoas e processos. Isso é feito para que a missão e os objetivos da organização possam ser alcançados com a melhor combinação de eficiência e custo. Para desempenhar este papel, a FM aplica técnicas de qualidade para melhorar a qualidade do edifício, agregar valor ao edifício e reduzir os riscos envolvidos na ocupação de um edifício e fornecer serviços de suporte confiáveis. Essa abordagem fornece um ambiente operacional para atender às necessidades estratégicas de uma organização (Barret e Baldry, 2003).

Cultivar uma compreensão precisa da evolução da Facility Management é importante, de modo que quando o assunto FM é diversificado a essência do assunto permanece consistente em ordem para o resultado posterior para não ficar diluído com os componentes mais recentes e elementos do conhecimento de FM que poderiam obscurecer as principais áreas de assunto.

Temos que FM em termos financeiros, constitui o segundo maior custo para qualquer organização, com poucas exceções e pode, quando relevante, fazer uma contribuição considerável para o resultado em uma base contínua.

Em termos de eficiência, FM é responsável pelo gerenciamento, operação e manutenção de ativos de negócios, influenciando, assim, seu custo de vida e usabilidade.

FM também é responsável pela saúde, segurança e gerenciamento do edifício, garantindo que a organização cumpra suas obrigações com aqueles que usam o espaço de trabalho e que provavelmente serão afetados por suas operações.

No quesito ambientais e de sustentabilidade, o FM é responsável pelas operações no local de trabalho, bem como pelo impacto de suas operações no ambiente local e geral.

Evolução do Facilities Management

As raízes do Facilities Management podem ser encontradas em um amplo nas origens. O termo “Facility Management” se originou no mundo da computação de alta tecnologia e foi transposto para a área do ambiente construído através dos fabricantes de móveis de escritório. Ali foi utilizado como veículo de comunicação entre esses especialistas e uma ampla gama de clientes ou “usuários”, muitos representados por funcionários sem experiência em propriedades, incluindo pessoal administrativo, contadores e gerentes de produção.

Facilities Management (FM) tornou-se reconhecido como conceito de gestão nos Estados Unidos no início dos anos 80 e tem sido praticado no Reino Unido desde 1983, com o principal crescimento ocorrendo nesta década. Todas as funções, que agora estão incorporadas sob o guarda-chuva de FM, existiam antes do reconhecimento da FM. O que a FM alcançou, que é novo, é o entendimento de que uma abordagem coordenada e integrada de várias atividades de negócios pode agregar valor ao processo de uma organização. Isso foi corroborado por Spedding (1999) quando disse que o que é novo na FM é a visão do apoio que a propriedade pode dar à missão e aos objetivos de um negócio em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (182.6 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com