TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

         Os debates competitivos assumem um importante papel no processo educativo em diversos países do mundo; por sua natureza crítica e ativa, os debates promovem o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas fulcrais para a formação humana e cívica do estudante. A Sociedade de Debates do Cefet/RJ (SDC) será pioneira nacional em sua função de introduzir o formato de debates competitivos a alunos do ensino médio da instituição.        

O raio de ação da SDC consistirá no intensivo processo de capacitação dos estudantes participantes, obedecendo a padrões internacionais de debate. Tal treinamento será constituído por workshops e aulas semanais, visando a total imersão dos estudantes com o formato. Concomitantemente a essas atividades, serão realizadas, pelos autores do projeto, mostras de debates competitivos -fidedignas ao formato original- que elucidem da melhor forma como as atividades procederão.

        Transcorrido o estágio de preparação supracitado, os discentes então gozarão de amplo conhecimento acerca do regime de debate e, portanto, estarão aptos a receber enfoque prioritário na participação em debates competitivos acerca das problemáticas propostas. Assim, os estudantes - ao passo que atuam ativamente nos debates -   receberão um direcionamento específico sobre estratégias argumentativas, retóricas e comportamentais que serão fundamentais para o sucesso do aluno na atividade.

        O formato de debates apresentado aos estudantes será o oficialmente adotado pelo World Schools Debating Championship (WSDC) – evento internacional máximo de debates voltados ao ensino médio. Em suma, cada debate será constituído da seguinte forma:

  1. Uma moção será apresentada e UM time debaterá a favor e UM time debaterá contra; exemplo de moção possível: ‘’Esta casa acredita que o voto não deveria ser obrigatório’’;
  2. A participação dos times como proposição ou oposição será definida aleatoriamente pela mesa diretora;
  3. Cada time será composto por 3 debatedores que possuirão diversas funções durante o debate;
  4. A formação de cada time ocorrerá de forma espontânea pelos estudantes, mas, com a percepção de alguma discrepância de níveis entre os times, os autores do projeto poderão intervir a fim de formar equipes mais equilibradas;
  5. Os debates serão realizados em 4 rounds com discursos intercalados entre proposição e oposição;
  6. Cada round será composto de 2 discursos;
  7. Os dois primeiros discursos terão duração de 8 minutos e os demais 4 minutos;
  8. Cada debate será julgado por 3 juízes colaboradores que avaliarão com base em diversos critérios qual posição foi melhor defendida, independentemente de suas posições políticas pessoais.

Somado a todas as atividades semanais supracitadas, a SDC produzirá materiais acadêmicos voltados a melhor preparação dos estudantes nesse ambiente. Ademais, a SDC promoverá, no final de seus trabalhos, um grande campeonato de debate, aos moldes do WSDC, que contará com a participação de diversos alunos do CEFET/RJ e, eventualmente, de outras instituições. Vale ressaltar a possibilidade deste campeonato ser o meio pelo qual a primeira equipe brasileira no WSDC será formada.

Dessa forma, a fundação da SDC marcará uma iniciativa pioneira em âmbito nacional, uma vez que o Brasil nunca enviou uma delegação para o WSDC; uma iniciativa como essa desenvolverá diversas aptidões cognitivas essenciais nos alunos como: Aprimoramento da retórica e escrita; decoro em ambientes formais; respeito ao pensamento contrário, devido, principalmente, ao fato de alunos defenderem posições mesmo que contrárias às suas pessoais; autonomia de pensamento; olhar crítico aos acontecimentos atuais; lidar com situações adversas e adquirir capacidade de negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com