TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deriva n aleatoria

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Ponto Focal

Apesar do bairro de Patamares ter surgido na década de 60, o seu crescimento e sua formação só veio ocorrer de fato após 40 anos. Há tempos atrás a região era quase deserta, mas hoje com a liberação de áreas para construção o bairro passou a se desenvolver e a atrair investimentos de muitas incorporadoras.

E por ser um bairro moderno, por conta da necessidade de se pensar no fluxo de carros e transporte publico, que embora não seja tão intenso como nas demais localidades de Salvador, distinguir um ponto focal torna-se difícil. Pois ele termina perdendo seu espaço, sua função, seu sentindo, torna-se algo obsoleto. O que ocorreu em Patamares, encontramos apenas dois ponto focais, sendo eles um tronco de coqueiro em uma bifurcação entre a Av. Octávio Mangabeira e a Av. Prof. Pinto de Águiar, que não se sobressai com clareza, mas que acreditamos ser um símbolo vertical por ter perdido sua capacidade de reprodução e assim se diferenciar dos demais, tornando-se então uma referencia ou ponto de encontro.

             [pic 1]

E uma árvore, também em uma bifurcação entre a R. Macedo de Águiar e a R. Manuel Antônio Galvão , que se sobressai não só por estar neste ponto, mas pelo seu tamanho e sua copa que promove sombra e abrigo para os que freqüentam o bar ao lado, além de ser mais um ponto de referencia ou encontro.

[pic 2]

Continuidade

[pic 3]

Barreiras Visuais

Segundo Gordon Cullen, as barreiras são utilizadas para que em determinados locais não haja o livre acesso de pessoas ou animais, essas barreiras podem ser do tipo: fosso, arbustos, gradeamento ou desnível. Todos esses tipos de barreiras impedem apenas o acesso físico.

Em Patamares é possível dizer que existem um grande número de barreiras, pois a maioria dos condomínios são rodeados por muros altos, embora esses muros não impeçam o acesso físico de pessoas ou animais que não habitem o local. Mas impedem o acesso visual para quem está de fora. O local deste bairro que mais se encaixa no conceito de barreira visual citado por Cullen, seria onde acreditamos ser a antiga sede do Centro Hípico Vanguarda, que hoje se encontra sem nenhuma utilização e rodeado por tapumes, que impedem tanto a sua visualização quanto o acesso livre a este local.

[pic 4]

[pic 5]

Confinamento

Metodologia

Objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (588.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com