TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descritivo Detalhado

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de projeto: conjunto de informações sistematizadas, consubstanciadas em um documento detalhado, que permite verificar a viabilidade econômico-financeira de realização de um determinado empreendimento, cujo objetivo é atender a alguma necessidade. O projeto deve considerar, ainda, a incerteza envolvida.

        - Características de um projeto:

        - Complexidade;

        - Interdisciplinaridade;

        - Incerteza.

Características:

- Complexidade: normalmente, um projeto deve permitir a avaliação da viabilidade de um empreendimento, considerando uma grande quantidade de informações. Quanto maior a quantidade de variáveis, mais complexa tende a ser a decisão.

        - Interdisciplinaridade: um projeto é uma combinação de princípios de várias áreas do conhecimento, tais como economia, engenharia, finanças e administração. Um projeto, portanto, requer conhecimentos interdisciplinares e uma equipe com diferentes backgrounds acadêmicos.

        - Incerteza: geralmente, um projeto é elaborado antes da realização dos resultados do empreendimento, sendo baseado em expectativas. Dada a sua complexidade típica e a variedade dos conhecimentos necessários, os resultados previstos são essencialmente incertos. Muitas variáveis são de difícil previsão e algumas não são gerenciáveis pelos gestores do empreendimento.

Etapas:

        Estudos preliminares: investigações exploratórias, de caráter sumário ou superficial, em torno da ideia inicial do projeto. Pode indicar antecipadamente algum tipo de restrição à realização do empreendimento.

        Anteprojeto: contempla todos os estudos do projeto final em um nível superficial de detalhamento. Também pode analisar, ainda que de forma superficial, se há demanda por parte dos clientes. Permite que os shareholders decidam quanto à elaboração do projeto completo.

        Projeto completo: documento com o detalhamento dos aspectos pertinentes a um projeto, incluindo todos os estudos técnicos e financeiros no nível de detalhamento desejado.

Avaliação: o projeto completo deve prover todas as informações necessárias para a decisão de aceitação ou rejeição do empreendimento. Nesta etapa é efetivamente tomada a decisão por parte dos proprietários e/ou financiadores da empresa.

        Montagem: captação dos recursos financeiros e realização dos investimentos para estruturar o empreendimento.

        Funcionamento: após o empreendimento estar estruturado, as atividades operacionais podem ser iniciadas. As receitas operacionais começam a se realizar.

        Encerramento: alguns empreendimentos podem ter um período de funcionamento determinado, após o qual ele é encerrado (evento, por exemplo). Outros empreendimentos podem ter seu funcionamento programado para ocorrer indefinidamente (empresa, por exemplo).

Perspectivas de um projeto: 

Elaboração e avaliação. Ao elaborar um projeto, deve-se pensar na posterior avaliação pelas partes interessadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com