TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Ambiental

Por:   •  29/3/2016  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

A partir da leitura do texto da página Vitruvius percebemos a importancia do projeto arquitetônico que está passando por uma crise disciplinar e pelo fato de não se ter parâmetros conceituais do que é um bom projeto.

É notavel que projeto não é uma matéria que se ensina, porém com a prática e execução pelo estudo de projetos existentes é possível aprender a projetar.

É necessário apresentação objetiva da matéria por meio dos educadores e a crise da nesta tem como uma das origens a globalização, pela qual a partir do século XX, houve uma perda do reconhecimento da importância do profissional arquiteto.

O Território passa a ser visto em partes(edificação, vias, desenho urbano, etc), e não como um conjunto, e os edifícios passam a ser vistos como objetos de consumo, e seguem moda, e a mudança na mentalidade de alguns arquitetos (globalizados), que se preocupam mais com a venda do que com a arquitetura em si. Esses arquitetos globalizados levam a perda de identidade da arquitetura e apenas com a compreensão da autenticidade da arquitetura é possivel reverter esse quadro. É necessário Analisar os problemas e propor soluçoes arquitetonicas, sem seguir modinha.

No século XIX para um projeto ser considerado boa arquitetura, ele devia seguir aspectos previamente impostos, como a relação com o entorno. Para uma mudança no quadro atual deve ser pensado em 4 fatores: lugar, programa, construção e estrutura formal, de forma que a beleza em si é mutável.

 A importância do programa, e da forma como o programa é desenvolvido é fundamental para a execução do projeto, e a partir do programa é definido a ordem espacial. Primeiramente deve-se estudar o programa e depois as outras relações, mantendo a qualidade do projeto. É fundamental, estabelecer a relação do seu projeto com o entorno, porém a aparência nada tem a ver diretamente com as relações de espaço pois há uma desvalorização do projeto, quando este é baseado em uma referencia literal do entorno.

É importante a estrutura resistente para a concepção da estrutura espacial e individual, a arquitetura deve ser autentica, que é a melhor lição do modernismo. Para chegar a um bom resultado segundo pinon o arquiteto recorre a estruturas formais que complementa o quarteto arquitetonico, a criatividade está em associar os elementos

O conceito de construção moderna continua sendo importante para o processo de projeto, deu mais autonomia e originalidade, antes era vinculado com sistemas previamente estabelecidos. Para desenvolver um projeto é necessário analisar o que realmente for importante, como o programa e etc, deixando de lado o que for meramente alegorico,quando a generalidade é usada como solução do espaço, isso permite uma atemporalidade, sendo usado para muitos outros projetos. Agir sistematicamente, faz com que possa ser resolvido mais de um um problema arquitetonico com a mesma estrutura.

Hoje no brasil, os projetos são realizados, de forma a resolver os problemas separadamente, sem a integração de tudo, assim a maior parte dos projetos não são satisfatorios, e trabalhando de forma sistemática, obtém-se resultados únicos, uma vez que que cada situação é diferente.  

É necessário uma revisão do ensino de projeto, para a formação de bons arquitetos.

O projeto da nossa biblioteca propõe uma estrutura que contrasta com seu entorno, composto por obras na maioria de um pavimento, com fachadas  estruturas simples, a biblioteca se destacará pelo seu tamanho, maior do que o padrão do entorno(valorizando a área, melhorando a visão da sociedade a respeito do bairro), com fachada de pé direito (grandes pé direito proporcionam melhor circulação de ar), grandes planos de vidro (vidros fotovoltaicos proporcionando menor consumo e gasto na manutenção) contrastando com as fachadas de alvenaria, e faz a utilização de detalhes inovadores para o lugar como, brises (proteção solar), área de exposições aberta (que possibilita o contato direto com os usuários e moradores), possui dois pavimentos em um bloco único (facilitando manutenção e deslocamento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com