TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Desenho Ambiental

Por:   •  11/3/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho tem como objetivo a execução de uma resenha crítica, visando a melhor compreensão do início do paisagismo, através da história e suas respectivas técnicas. Para isso foi realizado a leitura do livro Desenho Ambiental - Uma Introdução a Arquitetura da Paisagem da autora Maria Assunção Ribeiro Franco, publicado em julho de 2018. O livro possui 224 páginas de uma leitura dinâmica e de fácil entendimento, a qual passa por diversas eras do paisagismo.

É uma obra que explora a complexidade e a beleza da relação entre o ambiente construído e a natureza. A autora convida os leitores a refletir sobre temas como sustentabilidade, preservação ambiental e a integração equilibrada entre o design arquitetônico e a paisagem circundante. Com uma abordagem minuciosa, Franco conduz os leitores por uma jornada que ressalta a importância do planejamento urbano sustentável, da preservação dos recursos naturais e da criação de espaços que favoreçam o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. O livro, com uma escrita envolvente embasada em pesquisas aprofundadas, é uma leitura fundamental tanto para estudantes quanto para profissionais de arquitetura, design de paisagem e áreas correlatas.

Logo ao iniciar o livro, a autora explica que durante o período do modernismo havia um empecilho, onde os arquitetos não conseguiam relacionar a paisagem com a sua importância, davam um maior valor para o progresso. Isso ocorreu em partes pois na época as escolas e centros de pesquisas não focavam nas transformações da paisagem. Porém o conceito de paisagismo começa a ser desenvolvido e definido por uma série de profissionais deram as bases formais e técnicas logo no contexto pós-guerra, com nomes importantes como Roberto Burle Marx, Jane Jacobs, Thomas Church e entre outros tantos.

Burle Marx foi contra a limitação do modernismo a respeito das formas e cores, acaba se tornando inspirado na natureza tropical após uma viagem à Alemanha, onde ele retorna ao Brasil com o propósito de conhecer mais a fauna extensa do país. Diferente dos clássicos jardins ingleses, ele adota uma linha projetual bastante autêntica com formas orgânicas oriundas da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com