TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHO AMBIENTAL ANÁLISE DO VÍDEO: DESIGN ECOLÓGICO

Por:   •  10/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

FLÁVIA VIEIRA ARAUJO

KARINA BATISTA PRATA

DESENHO AMBIENTAL

UBERABA

2015

FLÁVIA VIEIRA ARAUJO

KARINA BATISTA PRATA

DESENHO AMBIENTAL

ANÁLISE DO VÍDEO: DESIGN ECOLÓGICO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como requisito parcial para aprovação da disciplina de Desenho Ambiental.

UBERABA

2015

1 - Do ponto de vista de evolução da humanidade, em que período os autores do vídeo localizam as maiores preocupações com o meio ambiente?

Os autores do texto localizam as maiores preocupações com o ambiente na década de 60, no pós-segunda guerra mundial. Período da era industrial em que os motores e os combustíveis fósseis estouraram os limites dos ecossistemas locais.

2 - Qual foi a importância do designer Richard Buckminster Fuller para a evolução do desenho ambiental?

O designer Richard Buckminster Fuller teve grande importância para a evolução do desenho ambiental pois foi um dos primeiros a testar os limites. Em 1927, aos 32 anos de idade, ele se dedicou a uma revolução ao designer a fim de mudar o modo como utilizamos os recursos naturais. Foi um dos primeiros a experimentar o designer ecológico. Ele estava à frente de seu tempo, por conta de suas invenções e pesquisas realizadas ao longo de sua vida, sempre buscando antecipar os problemas a serem enfrentados pela humanidade e buscando soluções para estes através da tecnologia. Para Buckminster a única maneira de sustentar todo o mundo era realizar uma revolução no designer, fazendo mais com menos. Suas ideias deram início ao Catálogo da Terra Integral. Como concretização de suas pesquisas no sentido de encontrar o máximo de eficiência na tecnologia das estruturas, Buckminster propõe a criação de estruturas arquitetônicas que apresentavam extraordinária resistência e leveza, como a casa Dymaxion.

3 - A eficiência energética do projeto das residências tem uma relação direta com a produção de energia. Como você pensa que poderíamos produzir edificações mais inteligentes do ponto de vista ambiental?

A partir do ponto de vista ambiental e de uma maneira mais inteligente poderíamos produzir edificações autossuficientes, ou seja, elas produzem mais do que consomem. Essas edificações garantiriam uma melhor qualidade de vida, teriam um baixo custo e utilizariam materiais recicláveis, além de economizar água, energia e purificar o ar. Os edifícios inteligentes que utilizam os recursos mencionados não devem deixar de promover aos usuários conforto, segurança e economia.

4 - O vídeo menciona um bairro inteiro projetado sobre as premissas do desenho ambiental. Que bairro é este e quais as suas características?

O bairro citado no vídeo é o Village Homes, em Davis, na Califórnia. O caminho para um futuro ecologicamente sadio levou a uma nova visão integrada de arquitetura e comunidade. Tinha como objetivo um consumo menor de energia e a criação de um sentido maior de comunidade que havia desaparecido na maioria dos bairros. O layout físico foi projetado para integrar os prédios com o cenário natural e o indivíduo com a comunidade. Todas as ruas estão colocadas numa direção primariamente de leste para oeste, o que significa que os lotes estão orientados essencialmente para o norte ou sul. Isso possibilita a colocação das janelas no lado sul da casa para preservar o sol de inverno. Os balanços são projetados para bloquear o sol de verão de modo a não haver fardos de refrigeração desnecessários. As ruas são mais estreitas, sendo mais fáceis de sombrear com árvores que foram escolhidas e plantadas de modo a manter o microclima bem mais confortável. As áreas comuns que são partilhadas entre as casas se prestam fisicamente a muitos tipos de interação entre as pessoas.

5 - Vários arquitetos e designers aparecem no vídeo, anote-os e pesquise sobre a sua obra.

James Wines: autor de vários projetos de “Arquitetura Verde”, ele defende que a arquitetura sustentável deve transmitir a definição de design ecológico, diminuindo o impacto ambiental. Uma de suas obras é a torre residencial privada de sete níveis, projetada para uma das famílias mais importantes da Índia, que remete os Jardins Suspensos da Babilônia, com várias camadas e cujo caráter paisagístico está bastante vincado;

Richard Buckminster Fuller: o seu papel era de fazer mais com menos, evitando desperdícios e pensando no mundo como um todo, porém através de princípios científicos e da criatividade. Uma de suas obras é o DymaxionCar, um automóvel que transporta pessoas, consome pouco combustível e é destinado ao transporte público;

Peter Calthorpe: membro fundador do Congresso para New Urbanism, um grupo que promove práticas de construção sustentáveis. Foi um honrado designer urbano e de planejamento e arquitetura, pioneiro de abordagens inovadoras para a revitalização urbana, o crescimento suburbano e planejamento regional. Um de seus projetos era a Mesa Del Sol, projeto em Albuquerque;

Theodor Nelson: pioneiro da Tecnologia da Informação, um profissional visionário que escreveu o “Literary Machines”. Fundou o Projeto Xanadu em 1960 com o objetivo de criar uma rede de computadores de interface simples;

Jaime Lerner: mentor de uma revolução urbanística que projetou Curitiba, a capital do Paraná internacionalmente, transformando-a em referência mundial em planejamento urbano. Promoveu a discussão e a realização de um sucedido programa de reciclagem do lixo e uma revolução no transporte público coletivo de boa qualidade e rapidez;

Ian McHarg: famoso por ser especializado em arquitetura da paisagem e por escrever o livro “Design With Nature” que cita os conceitos básicos para desenvolver e planejar uma arquitetura ecológica.

Jay Baldwin: era estudante de Buckiminster, e teve seus trabalhos inspirados nos princípios do seu professor. Inventou o “Pillow Dome”, um design que combina a cúpula geodésica com os painéis de ETFE (painéis de plástico). 

Tony Gwilliam: criou as T-houses, casa modulares que atendem as necessidades de cada família, formando uma pequena comunidade de moradias simples que tinham como conceito um baixo impacto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com