TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho Ambiental:  uma introdução à Arquitetura da Paisagem com o paradigma ecológico - RESENHA

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

No período do modernismo, os arquitetos sentiam uma dificuldade de integrar a paisagem e sua importância, e esse conceito começa a ser desenvolvido por  uma série de profissionais do contexto pós-guerra representante da arquitetura paisagística do mundo todo, através de nomes importantes como Luis Barragán, Sylvia Crowe, Jane Jacobs, Roberto Burle Marx e muitos outros.

Também começa o aumento na escala de intervenções paisagísticas em parques e jardins botânicos sendo eles ligados a funções de lazer e jogos, o que significa manutenção mínima, no sentido de proteger os recursos naturais, no pós-Segunda Guerra Mundial, devido à grande destruição ambiental e diminuição dos recursos naturais da terra surge a consciência ecológica, portanto, o embelezamento do meio ambiente baseado unicamente na estética e na função perdeu sua importância e o novo conceito resolve os problemas do ambiente natural e da qualidade ambiental do ambiente urbano, e projeta um edifício que aproveita ao máximo as características naturais do ambiente em termos de localização e composição de forma.

Na cultura ocidental, a inserção de jardins japoneses é um dos maiores avanços no embelezamento de ideais e não era compartilhada até então. O jardim japonês é composto por matérias-primas, pedras, areia, madeira, etc. proporcionando tranquilidade, meditação e reflexão espiritual, pois cada elemento utilizado tem uma finalidade.

Desde a década de 1980, a relação entre arquitetura e paisagismo tem-se mantido estável, mas o tratamento do entorno ainda segue como secundária dos edifícios, tornando o paisagismo uma solução para melhorar a qualidade dos entornos e da arquitetura anônima.

A arte ambiental que apareceu nas obras dos paisagistas no século XVIII permitiu que as pessoas vivenciassem o espaço cotidiano de uma nova forma e impactou a paisagem cultural. Decide que a paisagem não pode ser inventada, mas seu significado deve remeter à cultura do lugar, proporcionando assim a possibilidade de vivenciar o espaço.

O desconstrucionismo foi um movimento que teve como premissa a quebra dos valores que eram utilizados. O mesmo se aplica ao desenho ambiental, os arquitetos paisagistas que aderem a essa linha filosófica utilizara formas e combinações que antes eram esteticamente negativas em seus projetos.

A ideia de higiene pública exerceu um papel importante no planejamento das cidades desde V a. C. e ressurgiu com grande vigor no século XIX, por descobertas na biologia e no crescimento da indústria. Surgiram os sistemas de abastecimento de águas nas cidades que se tornaram imprescindível para todas as classes. No Brasil, o engenheiro urbanista Saturnino de Brito foi o principal intérprete do movimento higienista através do saneamento e a qualificação paisagística das cidades.

Há décadas, a ecologia demonstra como o organismo e os ambientes interagem entre si, se influenciando, o sistema é considerado uma identidade organizada por elementos e suas relações. Consequentemente a isso, há uma modificação do paradigma iluminista para o paradigma holístico. Atualmente, principalmente nos Estados Unidos e Japão, há uma busca pela “Arquitetura Total”, onde há a integração entre planejamento territorial, urbanismo, paisagismo e o desenho dos edifícios.

No Brasil, em 1980,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com