TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Urbano

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

                                              DIAGNOSTICO

Este trabalho consiste em um diagnóstico do Bairro Centro em Fortaleza. Nosso objetivo principal é compreender melhor o nosso objeto de estudo para que possamos realizar o projeto de intervenção de forma que melhore a qualidade de vida das pessoas que habitam e transitam na cidade, buscando contribuir de uma forma positiva com a mobilidade urbana.

Observamos, ao longo da visita ao local, diferentes aspectos físicos do Bairro Centro, a infraestrutura deixa a desejar, apesar da grande maioria das ruas do bairro terem calçadas, as mesmas encontram-se desniveladas e esburacadas, dificultando o tráfego de pedestre.

A ausência de rampas para acesso de cadeirante e piso tátil também é um grande problema nas ruas do bairro.

Apesar da demarcação feita pela Prefeitura nas calçadas para tentar organizar os ambulantes, ainda é comum deparar-se com mercadorias distribuídas no chão ou em bancas de diferentes tamanhos, fazendo com que, os pedestres disputem muitas vezes os espaços com os carros na rua.

A categoria das praças está representada no centro da cidade, com destaque para as praças do Ferreira, da Estação, dos Leões, Parque das Crianças e Passeio Público. Em sua maioria o estado de conservação é razoável, mas, o comercio ambulante, o uso inadequado e a falta de segurança ainda é um problema.

O uso do solo é predominantemente comercial, assim como as vias, ocasionando um elevado volume de tráfego pelo período do dia, enquanto a noite são quase todas livres. Presença ocasional de vias de maior porte, destinada à vazão de fluxo do transporte público, como os corredores de ônibus na Avenida Imperador e Avenida Tristão Gonçalves.

Quase todas as vias do Centro são organizadas em formato ortogonal e no sistema binário, onde ruas paralelas têm sentido oposto. No entanto, há algumas exceções formadas por vias largas de mão dupla, a exemplo da Av. Dom Manoel, Av. Duque de Caxias e Av. Leste Oeste.

Nota-se uma enorme quantidade de semáforos nas ruas do Centro, com presença em quase todos os cruzamentos, provocando a lentidão no tráfego local.

No bairro são contabilizadas 50 linhas de ônibus e três estações de metrô. Com relação as bicicletas, encontramos cinco estações, porém são pouco espalhadas pelo bairro, além de não haver espaços seguros para o deslocamento, como ciclovias.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com