TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Empresarial

Trabalho Escolar: Diagnostico Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2013  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 7

Diagnóstico Empresarial - Por quê realizá-lo?

Diagnóstico Empresarial

Muitas vezes as empresas convivem com uma série de problemas, que apesar de conhecê-los bem, nem sempre têm tempo e condições de saná-los. Para isto é necessário o apoio de profissionais especializados, aptos a executar um diagnóstico empresarial e identificar rapidamente as reais origens destes problemas e não somente suas conseqüências, para então poder montar um programa para desenvolvimento de soluções que irá melhorar toda a organização da empresa, tendo como principal conseqüência a melhoria do Lucro.

Principais Benefícios:

1. Saber exatamente onde estão os ERROS

2. Perfeito entendimento de COMO eliminar os ERROS

3. Resolver os problemas de maneira PRÁTICA e OBJETIVA

4. Evitar tentativas frustradas de SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

5. Ir DIRETO AO PONTO sem perda de tempo

6. Estabelecer um PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

7. Permitir iniciar a ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA de forma sistematizada

Como obter um diasnóstico, que seja o mais próximo possível da realidade da empresa?

O elemento humano continua sendo o fator necessário ao sucesso de uma empresa. A ação conjunta de todo o pessoal envolvido é o que leva ao bom desempenho da atividade de qualquer negócio. De nada adianta softwares de última geração e tecnologia de ponta, se não tivermos uma mão de obra bem preparada para poder interagir rapidamente com o mercado, os clientes e até mesmo com os concorrentes.

Cientes disso, qualquer diagnóstico empresarial que se preze, têm que dar importância máxima a área de Recursos Humanos da empresa, que, diga-se de passagem, não são em todas as empresas que podemos dar esta denominação, pois muitas não possuem uma área de Recursos Humanos, mas sim um departamento de pessoal, o que é bem diferente.

Um departamento pessoal tem a finalidade de admitir e demitir funcionários, calcular folhas de pagamento, controlar férias, 13º Salário, recolher guias de impostos enfim, tem que administrar a burocracia que este departamento gera.

Já a área de Recursos Humanos é mais abrangente e envolve o departamento de pessoal que é mero coadjuvante.

Não é nossa pretensão aqui, nos aprofundarmos muito neste tema, mas sim dar uma idéia da importância desta área e sua abrangência na gestão empresarial.

Podemos citar por exemplos alguns itens básicos e primordiais que devem existir na estrutura de qualquer empresa que queira se organizar e melhorar seus processos de trabalho e que um diagnóstico empresarial fatalmente cobraria.

Alguns itens básicos que toda empresa deve ter para poder dizer que possui uma área de Recursos Humanos:

1. Montar um Organograma enxuto com um número de pessoas estritamente indispensáveis;

2. Conferir a eles autoridade e responsabilidade bem estabelecidas;

3. Definir as linhas hierárquicas de comando e subordinações;

4. Conferir a todo o pessoal um Programa de Treinamento, Aprimoramento e Motivação;

5. Estabelecer critérios de Avaliação de Desempenho;

6. Definir as rotinas e controles do departamento de Recursos Humanos, envolvendo;

1)- Cartilha para Seleção/Recrutamento/Admissão/Demissão;

2)- Modelos p/ entrevistas de desligamento;

3)-Técnicas p/ aplicar Avaliação de Desempenho Individual;

4)- Técnicas p/ Avaliação de Cargos e Salários;

5) - Composição dos Encargos Sociais e trabalhistas;

6) - Redigir os manuais de todas as funções, especificando os direitos e obrigações da função, bem como suas rotinas e metas diárias, mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo anuais, lógico que de acordo com o cargo ocupado.

Portanto ao se iniciar um diagnóstico empresarial, uma das primeiras ações que se deve tomar e a de entrevistar as chamadas “pessoas chaves”. São os funcionários mais importantes em cada um dos departamentos da empresa.

Normalmente, realizam-se entrevistas pessoais com estas pessoas, a fim de conhecer melhor, o nível da mão de obra daquela organização, conhecer como pensam os funcionários e principalmente, como “enxergam” e classificam a empresa para qual trabalham. Além das entrevistas pessoais é fundamental que seja entregue para cada colaborador, um questionário onde poderão dar opiniões, realizar criticas e até mesmo dar notas a diversos quesitos abordados no questionário.

Desta maneira, fazemos com que a empresa possa “conversar” com seus dirigentes. É como dar vida a empresa e permitir que ela mesma, reclame, opine, dê sugestões e peça mais atenção para determinadas áreas onde se sente mais enfraquecida. O consultor nesta situação, após o diagnóstico empresarial, passa a ser um porta-voz da empresa.

Já de posse destas entrevistas, realizam-se também os levantamentos financeiros, econômicos, operacionais e checagem de todos os principais controles e relatórios utilizados pela empresa para a tomada de decisão estratégica.

Dentre os itens analisados num diagnóstico empresarial podemos destacar alguns extremamente importantes. São eles por área:

Área Financeira / Econômica;

1. Como é apurado o resultado econômico da empresa?

2. Qual é o impacto da inadimplência nos resultados?

3. A empresa sabe de fato o que é Fluxo de Caixa? (ou apenas usa Contas a Pagar X Contas a Receber). Existe um planejamento, um orçamento financeiro ?

4. Há controle dos Prazos Médios de Compra e Venda e sua influência no capital de giro?

5. Como está a estrutura funcional da empresa? Existe um organograma? As funções são bem definidas? Existe dualidade de mando? Cada colaborador sabe claramente sua importância e objetivos?

Área Comercial:

1. Existe um Planejamento estratégico, mercadológico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com