TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico

Exames: Diagnostico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2012  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Setembro – 2012

INTRODUÇÃO

No mundo que vivemos as informações são cada vez mais importantes e sua agilidade pode ser um diferencial para uma gestão eficiente, exigindo das organizações uma gestão estratégica de acordo com os seus recursos e sua tecnologia presente na organização.

As informações hoje são de extrema importância, tendo em vista, que as organizações que não estiverem atentas as mudanças tecnologias ficaram perdidas no cenário comercial.

Conforme, o crescimento constante das informações as organizações devem desenvolver ou aderir um sistema de informação gerencial que esteja presente nos departamentos com uma visão sistêmica e componha a cadeia de suprimento, lhe dando um suporte eficaz na tomada de decisão tanto no curto e longo prazo, evitando decisões precipitas que possam leva ao fracasso da organização.

Diante a adesão do sistema de informação gerencial, as organizações devem desenvolver um programa que lhe auxilie nos parâmetros de decisões, mostrando um relatório onde a organização deverá avaliar mensalmente quais as decisões tomadas que foram eficientes e que poderem ser evitadas nos meses seguintes.

Com o sistema de informação gerencial implantando na organização e os departamentos envolvidos num objetivo comum que é gerir a cadeia de suprimento sem equívocos a organização será bem sucedida, apresentando um poder de competitividade maior no mercado.

DESENVOLVIMENTO

A logística empresarial é nada mais nada menos um modelo de estudo integrado que beneficia as organizações, com a ajuda dos departamentos mais importantes da empresa como a finanças, marketing e produção.

Em anos atrás não se tinha o conhecimento aprofundado da visão sistêmica e nem da logística, os departamentos trabalhavam de forma única, não se importando com a atividades desempenha dos outros departamentos, assim causando uma confronto nos setores envolvidos.

A função principal da logística é o armazenamento, transporte e a satisfação do cliente.

Logística é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo economicamente eficaz de matéria-prima, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o proposito de atender as exigências dos clientes.

A logística dará as organizações uma características de cadeia de suprimento no seu processo produtivo visando obter um relacionamento eficiente e eficaz entre fornecedores, organizações e clientes.

A estrutura da cadeia de suprimento exige um conhecimento profundo dos processos e de suas variáveis, como padrões de mercado e suas demandas, modelo de distribuição, transporte, características dos produtos.

Dentro do processo produtivo os gestor deve observar o processo de suprimento existente dentro da organização e caso o processo esteja confuso o gestor deve alinhar o processo produtivo. Com o processo produtivos alinhando o gestor deverá priorizar todas as áreas com o objetivo de melhorar a sua cadeia de suprimento.

O sistema de informações gerencial deve ser desenvolvida e seguida a risca dentro das organizações.

O (SIG) é uma modelo ou uma ferramenta importante que deve coleta, recuperar, processar, armazenar e distribuir as informações com objetivo de auxiliar na toma de decisão. O sistema de informações gerencial pode ser desenvolvido dentro das organizações tanto no molde manual ou por meio de programas desenvolvido pela tecnologia da informação.

As vantagens dos SIG é otimizar o fluxo de informações permitindo mais agilidade e organização, redução de custo operacionais, administrativo e aumentando a produtividade.

O sistema de informações gerencial tem o papel fundamental dentro da cadeia de suprimentos que é gerar informações qualitativas ao gestores na tomada de decisão e manter a sincronia entre toda a cadeia de suprimentos, tendo por objetivo o comprometimento de todas os departamentos.

A cadeia de suprimento é composta conforme abaixo:

1. Fornecedores.

2. Armazenamento / Estoque.

3. Produção.

4. Cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com