TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Social

Exames: Diagnostico Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2012  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  2.913 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DIAGNÓSTICO SOCIAL

SENHOR DO BONFIM-BAHIA

2012

SUMÁRIO

1- Introdução...............................................................................................04

2- Desenvolvimento....................................................................................05

3- Tabulação.................................................................................................06

4- Considerações Finais...............................................................................07

5- Referências..............................................................................................08

1. Introdução

A assistência social compreende a família como um espaço contraditório, marcado por tensões, conflitos, desigualdades e, até mesmo, violência. Nessa direção, ao eleger a matricialidade sociofamiliar como eixo do SUAS, a família é enfocada em seu contexto sociocultural e econômico, com composições distintas e dinâmicas próprias. Essa compressão busca superar a concepção tradicional de família, o modelo padrão, a unidade homogênea idealizada e acompanhar a evolução do seu conceito, reconhecendo que existem arranjos distintos, em constante movimento, transformação.

A compreensão da família ainda é determinada pelas estruturas geracionais e de gênero presentes: Os conflitos e desigualdades vivenciadas no âmbito familiar devem ser analisados e trabalhados a partir da diferenciada distribuição de poder e responsabilidade entre seus membros.

Outro elemento determinante para o desenvolvimento de serviços destinados às famílias é o reconhecimento que elas tem de suas características, identidades culturais, interesses, necessidades e potencialidades distintas e que sua composição pode apontar demandas específicas: Famílias com crianças pequenas demandam atenções diferenciadas daquelas destinadas às famílias com pessoas com deficiência etc. O atendimento à família ainda deve ser planejado a partir do conhecimento das necessidades e expectativas diferenciadas dos seus membros, em especial, de acordo com a forma como esse grupo se organiza: Se a família é monoparental, extensa, entre outros.

Assim, o fortalecimento dos vínculos familiares e a defesa e promoção do direito à convivência familiar e comunitária, finalidades da política da assistência social, são um grande desafio. Para responder a esse desafio, o SUAS estrutura-se buscando apoiar a família nas suas funções de proteção, socialização, aprendizagem e desenvolvimento das capacidades humanas, assumindo como pressuposto fundamental que o usuário de seus serviços ou benefícios não pode ser desvinculado do seu contexto familiar e social. Isto é, a política de assistência social reconhece que somente é possível tecer uma rede de proteção social ao se compreender os determinantes familiares de uma situação de vulnerabilidade social e acolher mais de um membro dessa família na busca da superação dessa situação.

2. Desenvolvimento

O Diagnóstico Social foi um instrumento dinâmico que permitiu uma compreensão da realidade social, inclui a identificação das necessidades e a detecção dos problemas mas prioritários e respectivas causalidades, bem como os recursos e potencialidades locais, que, constituem reais oportunidades de desenvolvimento.Um método investigativo que possibilitou o desenvolvimento do conhecimento da realidade vivenciada pelas famílias referenciadas no CRAS de Igara.

O levantamento teve como base entrevistas, que nos possibilitou detectar situações vividas por famílias fragilizadas pelo alcoolismo.

A aplicação dos questionários nos assegurou as seguintes questões:

3. Tabulação

Questão 01 Questão 02 Questão 03 Questão 04

A

B

C

D

E

F

G

A

B

C

D

E

F

G

A

B

C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com