TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico de Àrea - Barra do Bugres

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 14

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

CURSO ARQUITETURA E URBANISMO

  

BERNARDO ARAÚJO MAGALHÃES

 FERNARDA ANDRESSA AZEVEDO

GABRIELA FERREIRA MENDES

JULIANA SILVA FARIA

THAINÁ DA SILVA ARAÚJO GUEDES

 

 

Diagnóstico

 

 Barra do Bugres

2019

BERNARDO ARAÚJO MAGALHÃES

 FERNARDA ANRESSA AZEVEDO

GABRIELA FERREIRA MENDES

JULIANA SILVA FARIA

THAINÁ DA SILVA ARAÚJO GUEDES

 

 

 Diagnóstico

 

 

Trabalho apresentado à disciplina de Projeto de Urbanismo 2, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

                                  Prof. Andreia Frasson, Gisele Carignani.

Barra do Bugres

2019

DIAGNÓSTICO:

Debilidades da cidade de Barra do Bugres

Aspectos Naturais

Barra do Bugres possui nascentes (imagem 1), lagoa, além do rio Paraguai, demonstrando sua variedade natural. Algumas nascentes tem a área de preservação permanente invadida por construções, devido à falta de fiscalização e consequentemente punição, as edificações permanecem propiciando oportunidades paras outras construções. As leis ambientais como CONAMA, 6766 e o código florestal amparam a região, porém não são devidamente aplicadas.

Imagem 1: Localização das Nascentes, Lagoa e Rios

[pic 1]Fonte: Arquivo Pessoal, 2019.

  • Nascentes

As habitações e comércios construídos nas áreas de preservação sofrem um impacto maior devido ao seu posicionamento inapropriado e irregular, como exemplo, o município possui casas construídas próximas à beira do rio, que são sujeitas a inundações em período de chuvas, além da poluição ambiental causada pelo lixo. Outro problema pontual e mais recente na cidade, é a nova construção do SENAR que gerou mais contrariedade nos problemas já existentes como, alagamentos, escoamento de água pluvial, e drenagem.

A região possui grandes extensões de planícies levemente onduladas, caracterizadas com poucos desníveis, sendo estes perceptíveis próximos ao rio Paraguai e na MT-343 e MT-247. Nesses pontos observa-se o problema da falta de um planejamento adequado para o escoamento de água pluvial gerando problemas como alagamento, afetando moradias e comércios próximos, além da circulação de pessoas e veículos possibilitando acidentes. De modo geral, a cidade não possui um sistema eficaz de drenagem da água, ocasionando mais problemas no escoamento e a criação de erosões nos caminhos, e vias.

Devido à falta de conscientização e da possibilidade de contar com serviços de um arquiteto(a) muitas casas não possuem área permeável, criando ambientes mais quentes e consequentemente abrangendo essa escala para rua, bairro e cidade, tornando uma cidade mais quente e com mais problemas relacionados à infraestrutura devido à pavimentação exagerada pode-se por exemplo, causar alagamentos problema frequente na cidade.

Áreas de lazer

No que diz respeito às áreas de lazer, não há parques na cidade, apenas áreas com grande potencial que não são aproveitadas para beneficiar a população, como por exemplo a Lagoa Azul, um dos poucos pontos turísticos da cidade que sofre com uma manutenção falha, e devido a essa falta de estrutura e manutenção a lagoa vem se degradando aos poucos, e sendo cada vez menos utilizada.

         As áreas reservadas no zoneamento urbano para preservação ambiental, ou destinadas ao uso público encontram-se muitas vezes ocupada por construções, o que impede a exploração de ambientes que propiciem aos habitantes meios de convívio e socialização.

Saúde

Os raios de abrangência dos postos de saúde possuem raio de 8.000 metros e abarcam todos os bairros do município, porém de maneira descentralizada, o que obriga os usuários a fazerem longas caminhadas para poder utilizar seus serviços. Este é um fato que afeta principalmente os novos bairros, como a Cohab nova e o Jardim Terra Nova.

O mesmo também ocorre com o hospital municipal, que além de ser o único centro público de saúde que funciona 24 horas por dia, ele também está muito descentralizado em relação a cidade, como mostra a imagem 2:

Imagem 2: Hospital Municipal de Barra do Bugres, representado pelo quadrado vermelho

[pic 2]

                    Fonte: Google, 2019.

Além disso, os postos de saúde e o hospital municipal existentes atendem a população apenas parcialmente, isso devido à falta de alguns equipamentos – e por vezes médicos – para atendimento, além é claro da falta de funcionamento adequado de alguns postos de saúde.

Ensino

No que diz respeito à questão de ensino, há uma grande carência de creches, e das que existem, apenas uma funciona em período integral, além disso, não há creches na parte central da cidade – apenas do “lado do maracanã”;

Quanto ao ensino fundamental, também há falta de escolas, principalmente nos bairros novos, e muitas vezes os alunos precisam fazer longas jornadas até os centro de ensino, como é o caso dos alunos que moram no Jardim Terra Nova e estudam na escola Julieta, estes alunos além de percorrer um longo caminho ainda precisam atravessar a rodovia MT-343, que possui um grande fluxo de caminhões e outros veículos de grande porte.

Já a respeito do ensino básico, apenas três escolas oferecem nível médio, sendo um deles o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), o que não é correto, levando em conta a quantidade de população no município. Também há uma perceptível falta de escolas de ensino infantil (só existem cinco na cidade), e seus raios de abrangência não atingem toda a cidade.

Infraestrutura e Mobilidade

O município possui pouca quantidade de bancos, os de iniciativa pública não possuem um sombreamento congruente o que inviabiliza sua utilização. Boa parte dos bancos partem da população, que muitas vezes improvisam com materiais encontrados em casa e colocados muitas vezes em frente da mesma. A falta de iluminação pública é presente no município, principalmente em avenidas com canteiros onde a iluminação só ocorre de um lado da via, o que oferece um risco a quem percorre o local além da sensação de insegurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com