TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Centro Botânico Ambiental para Barra do Bugres

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO BOTÂNICO AMBIENTAL

A cidade de Barra do Bugres teve seu início devido a extração vegetal da Poaia, planta abundante na região. Por conta disso, os grupos vinham a cidade e se instalavam as beiras do Rio Bugres, formando assim, com o tempo, um pequeno vilarejo proveniente das caravanas.   Assim, com o passar dos anos, o que era o vilarejo começou a receber cada vez mais caravanas, famílias começaram a se formar e então o município foi fundado, tendo como principais núcleos urbanos, aqueles formados próximos à beira do rio.

Após a fundação da cidade, a primeira prefeitura foi implantada, e não diferindo dos núcleos urbanos já formados, esta também se alocou próximo as margens do rio, criando assim juntamente com outros edifícios, o que conhecemos hoje como o conjunto histórico de Barra do Bugres.

O edifício do qual trataremos para este projeto, é a antiga prefeitura de Barra do Bugres, onde hoje funciona a secretaria de educação do município. Para este edifício, foi proposto um novo uso e função, assim como restauração do prédio frontal, o qual carrega importante valor histórico para o município. O novo uso que propomos ao conjunto, é um Centro Botânico Ambiental, onde funcionaria a sede da Secretaria do Meio Ambiente municipal, bem como, um jardim botânico destinado principalmente a pesquisas e estudos, mas que também serviria de espaço de visitação e exposição aberto ao público.

Vimos a necessidade de propor uma Secretaria de Meio ambiente na cidade, já que há abundância de área de preservação e ZEIA’s no município, que precisam de cuidados e fiscalização. E vimos a necessidade e interesse de uma estrutura para estudos e pesquisas botânicas, que atendesse a comunidade acadêmica e pesquisadora, e que servisse de apoio para a UNEMAT Tangará, que comporta o curso de Biologia. Além de se tornar também, um espaço verde, para lazer e visitação de escolas, faculdades e comunidade, já que é composto pelo jardim e por espaço de exposição.

        Com relação aos 4 R’s do restauro, podemos enquadrar este projeto em dois:

-Restauração

-Reconversão

A Restauração será aplicada no primeiro prédio do conjunto, que é de fato onde se concentra o valor histórico, e demanda respeito pela obra histórica e artística, ou seja, as intervenções serão feitas sem banir o estilo original do prédio e da época. As medidas de restauro que foram tomadas para este primeiro prédio são:

-Tratamento das patologias encontradas, principalmente nas paredes, causados por mofo e infiltrações;

-Resgate das cores e estilos de pintura originais das paredes internas, externas e fachada;

-Concertos necessários no madeiramento e telhas cerâmicas;

-Substituição de ladrilhos do piso que estiverem avariados, por outros novos/em bom estado, mas que sejam de idêntica tipologia;

-Tratamento do piso de cimento queimado vermelho, que possui avarias e falhas causadas pelo tempo;

-Remoção das divisórias de compensado que existem atualmente e que descaracterizam o prédio;

-Substituição das janelas de vidro por janelas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com