TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domos, Fachada Pré-Moldada e Fachada de Vidro

Por:   •  20/1/2020  •  Projeto de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Domos

Pensando no conforto da galeria comercial que foi projetada para dar acesso ao centro cultura, foi projetado domos com ventilação de acrílico (16mm x 100cm x 100cm) que é um material mais leve e resistente dispensando a manutenção constante e também pensando na sustentabilidade que abraça por completo o Centro Cultural o uso do domo acrílico se tornou mais que indispensável pois são autolaváveis fazendo o uso da própria água da chuva que recai sobre ele.

O domo foi adequado com a medida de ventilação média, com a fresta de 60x60 cm, para facilitar o arejamento de toda a galeria deixando um ambiente mais agradável e fazendo assim, utilizar menos a ventilação mecânica no ambiente.

O domo por ser de acrílico, tem uma luminosidade natural abundante durante todo o dia, para facilitar a iluminação noturna, serão fixadas 4 arandelas tartaruga preta de led 9w, nas 4 laterais da alvenaria de 60cm, permitindo assim que a luminosidade se expanda para também o exterior da galeria.

Fachada – Painéis pré-moldados

Nas fachadas cegas que se estendem pelos cinemas e pelo teatro, foram usados um sobreposto entre painéis pré-moldados com diferentes espessuras (100mm e 200mm) com o comprimento fixo por placa de 1,12m, que criam um jogo de volumes e sombras que deixam a fachada muito mais atraente.

Para deixar ainda mais evidente o a ligação entre o velho e o novo que assola o projeto, os painéis não são revestidos com pintura ou textura acrílica, são apenas tratados para dar mais evidência no rustico do concreto.

Fachada – Pele de vidro

Buscando a ligação com o passado do terreno, usamos uma fachada de vidro visando manter fidelidade em ângulos lá anteriormente existente.

Como em todo o projeto existiu a preocupação de seguir uma linha voltada a sustentabilidade, a fachada não poderia ser diferente, o uso da pele de vidro, foi pensado para a iluminação natural e conforto térmico dos ambientes. Para isso, o tipo de vidro escolhido foi o insulado que é o conjunto de duas folhas separadas por um vão que isola ruídos e proporciona o conforto térmico. Na folha de vidro que ficará voltada para o interior do centro cultural, pensando na segurança do usuário, foi escolhido o vidro temperado que é mais resistente e se quebram, produz pedaços pequenos e não cortantes. Já na folha de vidro que ficará exposta, foi usado o vidro refletivo tanto para não absorver tanto calor, como para que com as inclinações dos mesmos, permitam que haja um jogo de reflexos dispersos na fachada.

 A fachada é elaborada com uma dupla cortina de vidro, de triângulos que formam hexágonos que ficam mais evidenciados com os perfis de espessuras largas propositalmente deixado a mostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com