TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACHADAS AERADAS, RESPIRANTES OU VENTILADAS

Por:   •  9/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 3

FACHADAS AERADAS, RESPIRANTES OU VENTILADAS

INTRODUÇÃO 

Com o avanço das tecnologias destinadas à construção civil, há uma demanda por soluções que tornem os sistemas construtivos mais eficientes em termos sustentáveis e a aumentem sua eficiência no quesito de conforto, durabilidade e segurança. Nesse contexto, surgiu o sistema de fachada aerada, também denominada respirante e ventilada. Esse sistema está sendo cada vez mais utilizado na construção civil, principalmente por proporcionar maior conforto térmico. Na imagem, podemos observar duas edificações que utilizaram a fachada aerada: um museu em Munique e uma casa na Cidade do México. Como se pode ver, as fachadas ventiladas podem apresentar qualidade estética e uma gama de materiais, cores, texturas e formatos. A fachada aerada vem sendo utilizada na Europa e nos Estados Unidos há mais de 40 anos e no Brasil, há cerca de 15 anos.

FACHADA 

Para compreender o conceito de fachada aerada, é preciso primeiramente definir o que é uma fachada e justificar por que esse tipo de fachada é caracterizado pelo termo “aerada”. De maneira geral, uma fachada consiste em uma face exterior de uma edificação. Um erro comum é considerar que a palavra fachada remete somente à parte da frente de um imóvel. Essa seria a fachada frontal, que é apenas uma das fachadas. Existe também a fachada posterior e as fachadas laterais. A principal função de uma fachada é atuar como uma barreira contra intempéries, tal como a ação da água em suas diferentes formas, como infiltração, chuva e neve. A fachada também tem função estética, sobretudo a fachada frontal, já que tem maior visibilidade por estar voltada para a rua. Outras funções são a resistência ao choque, o isolamento dos sons provindos de fora da edificação e o isolamento térmico.

SISTEMAS DE CERRAMENTO, FACHADA AERADA, TIPOS DE FACHADAS AERADAS

A fim de promover o isolamento térmico, há diversos sistemas de cerramento, os quais são compostos por camadas de fechamento que preenchem o espaço compreendido entre o revestimento externo e a base de suporte de uma fachada. Os sistemas mais tradicionais contêm uma barreira formada por um material maciço e homogêneo, como o tijolo comum. Já o sistema convencional apresenta uma capa de material isolante térmico, além de uma camada de ar e uma barreira. O sistema de fachada aerada é formado pelas mesmas camadas do sistema convencional, porém dispostas de maneira distinta, isto é, câmera de ar, isolante e barreira, além de possuir juntas abertas que permitem a livre circulação de ar pela sua câmera, motivo pelo qual é denominada fachada aerada.  O cerramento costuma ser de aproximadamente 10 a 15 cm.

O revestimento exterior pode ser de diversos materiais, como cerâmica, pedra,

metal e madeira. Já uma das capas isolantes utilizadas consiste no poliuretano, como se pode ver na imagem.

Para garantir a delimitação da câmara de ar, utiliza-se inserts metálicos, ou seja, encaixes na peça extrudada que facilitam a montagem.

FUNCIONAMENTO

Como já dito, a fachada aerada apresenta espaços entre as placas do invólucro denominados juntas abertas. Em decorrência disso, há o efeito chaminé: há a entrada de uma lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes que ventila no sentido vertical. O ar mais quente sobe e, pela diferença de pressão, suga para dentro da cavidade o ar mais fresco. Dessa forma, a câmera de ar funciona como colchão de ar renovável, já que a troca de ar é permanente na câmara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com