TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDIFÍCIO GUSTAVO CAPANEMA (1936-1945)

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

4. EDIFÍCIO GUSTAVO CAPANEMA (1936-1945)

Como marco da arquitetura brasileira modernista, o edifício do ministério da educação e saúde evidencia o compromisso assumido por Gustavo Capanema, então ministro da educação, em unir a cultura e a educação brasileira. .(ENCICLOPEDIA ITAU CULTURAL, 2015)

Para a execução da obra, Gustavo Capanema solicitou em 1935 um concurso para o projeto da sede do ministério, a que lhe havia sido confiado. No entanto, o projeto vencedor não atendeu as expectativas que ele alimentava, pois era marcado pela ornamentação, e a modernização fazia parte de seus ideais. .(ENCICLOPEDIA ITAU CULTURAL, 2015)

Diante disso, o projeto vencedor foi premiado, mas Capanema convida Lúcio Costa para executar outro plano. Nessa época, Niemeyer está estagiando no escritório de Lúcio Costa e a grande capacidade e criatividade do jovem o faz alcançar um lugar importante na elaboração do projeto. .(ENCICLOPEDIA ITAU CULTURAL, 2015)

A equipe brasileira para o desenvolvimento do plano é composta por outros arquitetos importantes, como Affonso Reidy e Carlos Leão. Em meio há alguns empasses enfrentados com o desenvolvimento do projeto, Lucio Costa solicita a vinda de Le Corbusier para acompanhar e prestar consultoria no desfeche das ideias. Oscar Niemeyer foi designado para seguir o mestre da arquitetura moderna em seus estudos, e isso lhe conferiu uma bagagem significativa nas decisões posteriores acerca do projeto. (ENCICLOPEDIA ITAU CULTURAL, 2015)

Le Corbusier permaneceu no Rio de Janeiro por aproximadamente quatro meses, e deixou três propostas para o solicitado. Niemeyer por sua vez, achou que algumas mudanças eram necessárias para tornar o edifício um referencial e introduziu sobre os desenhos originais de Le Corbusier as alterações, enfatizando com sua humildade: “A ideia foi dele, eu apenas a abracei”. (OSCAR NIEMEYER, 1936)

O projeto iniciado em 1936 teve suas obras concluídas em 1945. Três anos mais tarde, o prédio foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio histórico e artístico), como patrimônio cultural brasileiro, e ainda hoje, é admirado por tamanha exuberância que apresenta. (ENCICLOPEDIA ITAU CULTURAL, 2015)

Hoje o edifício abriga seis instituições federais, além da Biblioteca Eurides da Cunha, Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional, Biblioteca Noronha Santos e Arquivo Central do IPHAN. (PESSOA, 2014)

O edifício que foi sede do Ministério da educação e saúde e mais tarde, cultura, atualmente é conhecido pelo nome de seu idealizador e tão importante personagem na história da cultura e educação brasileira. (PESSOA, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com