TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Gustavo de Almeira Ribeiro

Artigo: Biografia Gustavo de Almeira Ribeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e Adolescência[editar | editar código-fonte]

Gustavo de Almeira Ribeiro, popularmente conhecido como Black Alien, começou sua vida como rapper intimado a cantar pelo músico instrumentista Speedfreaks, até então conhecido como Cláudio Marcio. Antes de cantar, Gustavo era skatista amador, semi-pro chegou a competir alguns campeonatos, mas logo começou a cantar e sua vida de skatista ficou em segundo plano. Gustavo teve uma infância complicada, pois viveu em meio aos ricos da zona sul de Niterói no Rio de Janeiro, entretanto, por ser negro era visto como um estranho, numa época em que a predominância dos ricos era ainda maior quanto hoje, pois dos ricos 99,9% era a população branca. Por outro lado, também convivia com uma parte menos favorecida da família, em São Gonçalo, aonde também sofria descriminação, desta vez, por ser rico. Desse jeito, não havia muito um lugar aonde ele se sentisse confortável. Gustavo estudou nos melhores colégios de Niterói, se formou no Anglo-Americano, fala inglês fluentemente desde os 12 anos de idade. Fã de cinema, utiliza frases notáveis de filmes em suas rimas. Aos 15 anos, enquanto seus amigos iam a Disney, Gustavo preferiu fazer um tour pela Europa, esteve em 8 países, conheceu museus, pontos turísticos e esteve em contato com culturas diferentes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Início na Música: SpeedFreaks[editar | editar código-fonte]

Em 1991, Cláudio Márcio, o Speedfreaks ouviu uma música que Gustavo gravou junto com DJ Rodriguez, gostou e intimou, literalmente, Gustavo a cantar na banda dele, chamada Speed Freaks (nome adquirido de um filme de skate sobre a Santa Cruz). Gustavo disse o seguinte sobre como foi o convite para a banda: "Eu fui na casa do Rodriguez, eu ouvi uma rima que você fez, eu gostei. E eu sou o Speed, eu sou foda, eu toco muito baixo, eu toco baixo há dez anos, eu sou músico e eu quero você na minha banda". A banda veio a se chamar Speed Freaks, foi assim que Gustavo começou sua vida como rapper. Assim surgiu o grupo Speed Freaks, formado por Cláudio Márcio, que na época era chamado de Speed Gonzáles, Gustavo que levava o nome de Bulletproof e o DJ Rodriguez. Speed Freaks era um grupo considerado à frente do seu tempo, com letras cantadas em inglês e português misturadas num ritmo descompassado. Logo uma das músicas do grupo, Jah Jah Overall, entra no tracklist do cd da Revista Trip. Com a divulgação desse disco, a banda se torna famosa no eixo Rio - São Paulo. No mesmo ano, participou da coletânea "No Major Babies", a qual teve a música "Hit Hard Hip Hop" lançada no Brasil, Europa e Estados Unidos. O grupo durou de 1992 a 1996, desentendimentos constantes e brigas foram a causa d seu término. Speed Freaks é considerado pioneiro da nova escola de rap do Brasil.

Reconhecimento: Planet Hemp[editar | editar código-fonte]

Em 1996, BNegão saiu do Planet Hemp para assumir a banda Funk Fuckers e não havia de imediato quem soubesse as letras e pudesse excursionar com a banda já cantando, sem precisar de ensaios. Bernardo pensou no Gustavo, conversou com o Marcelo D2, e assim Gustavo entrou para o Planet Hemp no meio da turnê do álbum Usuário. Paralelo ao Planet Hemp, Gustavo manteve um projeto junto com o DJ Rodriguez intitulado Black Alien, grupo formado por DJ Rodriguez nos scratchs, Gustavo no vocal, além de violoncelo e percussão. O projeto durou cerca de um ano e chegou a tocar em shows para cerca de 2 a 5 mil pessoas. Após o término do grupo, Gustavo pediu para o DJ Rodriguez para adotar definitivamente o nome Black Alien. Após alcançar a fama nacional e ter seus versos cantados por toda uma geração de jovens, ele decide em 2001, deixar o Planet Hemp. Apesar de sua saída mesmo sem fazer parte da banda, tem suas rimas cantadas pelo público na gravação do disco MTV ao Vivo: Planet Hemp.

Reunião: Black Alien & Speed[editar | editar código-fonte]

Em 1999 Gustavo voltou a tocar com o Cláudio Márcio, que já havia adotado sua alcunha mais conhecida: SpeedFreaks. Formaram então a dupla Black Alien & Speed, se mudaram para São Paulo e gravaram o álbum Na Face, com participações de Chorão, Herbert Vianna, Xis, Igor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com