TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO DE ADENSAMENTO DO SOLO

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

NOMES E RAS

ENSAIO DE ADENSAMENTO DO SOLO

SÃO PAULO

2018

NOMES E RAS

ENSAIO DO ADENSAMENTSO DO SOLO

Este trabalho visa auxiliar os alunos do curso de Engenharia Civil, da Universidade Anhembi Morumbi, na disciplina de obras de terra, administrado pelo professor Prof. Eng. PAULO AFONSO DE CERQUEIRA LUZ, no que se refere à ensaio de adensamento

SÃO PAULO

2018

LISTA DE FIGURAS

Figura 01 – Mapa do município do Rio de Janeiro

Figura 02 – Mapa de áreas de Planejamento do Rio de Janeiro

Figura 03 – Mapa dos bairros da Área de Planejamento 5 do Rio de Janeiro

Figura 04 – Mapa dos bairros afetados pela 1ª fase do projeto da AP5


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AP5

Área de Planejamento 5

CAT

Comunicado de Acidente de Trabalho


SUMÁRIO

p.

1        Introdução        6

2        objetivos        7

3        Norma técnica        7

4        MATERIAIS E FERRAMENTAS        7

5        preparação do corpo de prova        7

6        procedimento experimental        8

7        resultados        9

8        observações        11

9        Referências        11


  1. Introdução

O presente estudo tem por finalidade analisar o processo de deformação do solo quando sobre ele se adiciona determinada carga. Adensamento do solo nada mais é do que a diminuição dos vazios nele contidos devido a saída de água de seu interior com o passar do tempo, seja por rebaixamento do lençol freático, construção de uma edificação ou aterro, barragens, dentre outros fatores.

Existem variáveis como por exemplo, o grau de saturação, a umidade, a fração mineral predominante e heterogeneidade de um solo que, uma vez submetido à mudança de esforço resultará em sua deformação. Embora as deformações de solo não uniformes não sejam prejudiciais ao solo em si, podem comprometer as edificações nele assentadas. Exemplos clássicos disso são: a inclinação da Torre de Pisa na Itália e, dos edifícios na orla da cidade de Santos/SP, assentados sobre terrenos onde não foi realizado o ensaio de adensamento, objetivo de análise deste estudo.

Dessa forma, recalques não uniformes ou diferenciais poderão resultar em esforços adicionais nas estruturas, comprometendo-se assim, a estabilidade das mesmas. Ao se projetar uma obra é necessário, antes de decidir qual o tipo de fundação ou sistema estrutural, determinar os recalques a que a obra será submetida.

A fim de se determinar a ordem de magnitude dos recalques por adensamento, é necessário fazer o reconhecimento do subsolo estudando sua espessura, posição, natureza das camadas e nível de água. Mas mais do que isso: é necessário que se avalie as pressões produzidas em todos os pontos do terreno tanto pela carga da obra quanto pelas propriedades dos solos onde se pretende erguer uma edificação.

Assim, a finalidade do ensaio de adensamento é evitar que se determinada obra tenha sua estabilidade comprometida pela ocorrência de recalques diferenciais, estimando-se a magnitude e tempo de ocorrência dos recalques, conforme será demonstrado adiante.

  1. objetivos

O ensaio de adensamento foi introduzido por Terzaghi para estudar o caso de compressão unidimensional dos solos. O ensaio simula o comportamento do solo quando ele é comprimido pela ação do peso de novas camadas que sobre ele se depositam, quando se constrói um aterro em grandes áreas.

Os resultados deste ensaio, combinado com a teoria ou relações empíricas, são utilizados para avaliar a taxa e quantidade de recalque que pode ser prevista para uma estrutura proposta.

  1. Norma técnica

Solo – Ensaio de adensamento unidimensional NRB12007 MB3336, data: 12/1990.

  1. MATERIAIS E FERRAMENTAS

Os equipamentos utilizados no ensaio são:

  • Anel de latão para extração da amostra
  • Cabeçote
  • Defletômetro
  • Espátula
  • Faquinha
  • Filtro
  • Pano úmido para extração da amostra
  • Pedra porosa

  1. preparação do corpo de prova

Segundo a Organização Mundial de Saúde, saneamento é o controle de todos os sobre o bem estar físico, mental e social.  Em outras palavras, saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (245.3 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com