TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTO DE CONSTRUÇÃO

Projeto de pesquisa: EQUIPAMENTO DE CONSTRUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO

DISTRITO FEDERAL UNIPLAN

COORDENAÇÃO ENGENHARIA CIVIL

TECNÓLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO

ÁGUAS CLARAS-DF, 26 DE FEVEREIRO DE 2014

EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO

Os principais equipamentos utilizados na execução de obras comerciais e residenciais.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1.1 Objetivos geral 4

1.2 Objetivos específico 4

2. MAQUINAS E EQUIPAMENTOS MANUAL 5

2.1 Furadeiras 5

2.1.1 Furadeiras horizontais 5

2.1.2 Furadeiras industriais de impacto 5

2.1.3 Furadeiras verticais 5

2.2 Betoneira 400 l 5

2.3 Compactador de solo 6

2.4 Serra circular manual 6

2.5 Motor vibrador para concreto 6

3 VEÍCULOS 7

3.1 Retroescavadeira 7

3.2 Bobcat S130 7

3.3 Caminhão betoneira 7

4. EQUIPAMENTOS DIVERSOS 8

INTRODUÇÃO

A engenharia e a arquitetura, atualmente, são altamente dependentes do uso de máquinas. Muitas das grandes obras que conhecemos hoje, só foram possíveis de serem realizadas graças aos avanços no campo do maquinário.

O homem, na pré-história, fez usos de máquinas simples, como rolar uma pedra aplicando uma força de alavanca. Hoje, rolamos cidades inteiras através das forças dos guindastes e gruas modernos que, se analisarmos mais cuidadosamente, funcionam com base nos princípios das máquinas simples.

Este trabalho foi realizado com a intenção de coletar dados acerca de algumas das máquinas e equipamentos mais comuns para execução de edifícios comerciais e residenciais. É evidente que a quantidade de equipamentos existentes atualmente é enorme. Nosso objetivo não é fazer um catálogo de todas as máquinas, mas sim, fornecer informações que possam esclarecer quaisquer dúvidas relativas aos usos e funcionamentos de algumas delas, além de expor as possibilidades, e limitações, impostas por elas na execução do projeto.

1.1 OBJETIVO GERAL

Caracterizar os principais equipamentos utilizados na execução dos projetos de edifícios comerciais e residenciais, analisando situações e locação no terreno da edificação.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Descrever ás característica e operacionalidade das máquinas e equipamentos em obra.

2.0 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MANUAIS

2.1 Furadeiras - São máquinas operatrizes especializadas em fazer buracos. Existem diversos tipos de furadeiras:

2.1.1 Furadeiras horizontais - A nomenclatura é auto-explicativa. Estas máquinas estão montadas horizontalmente, paralelas ao solo e fazem furos longitudinais paralelos ao solo também. Em geral são equipamentos de grandes dimensões que fazem furos de grandes diâmetros em peças pesadas e de difícil manuseio, daí a necessidade de se utilizá-la no sentido horizontal. (fig.2.1.1)

2.1.2 Furadeiras industriais de impacto - São máquinas com muitos recursos. Em geral estas máquinas trabalham em três eixos, podendo fazer furos em quaisquer ângulos e posições, podem ser manuseadas manualmente em ambientes confinados e de difícil acesso. (fig.2.1.2)

2.1.3 Furadeiras verticais - São as furadeiras mais comuns. São compostas de uma base de fixação das peças a serem furadas, a qual pode ou não ter uma morsa e uma mesa de coordenadas de deslocamento e inclinação das peças a serem furadas em três eixos. É semelhante à furadeira industrial, a única diferença são os recursos e tamanho do equipamento. (fig. 2.1.3)

2.2 Betoneira 400 litros - Equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia e cimento mais água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra. A critério do engenheiro civil podem ser acrescidos outros materiais, como diversos tipos de cimentos e pedras, ou aditivos. É muito usada na construção civil. A betoneira 400 litros atende às mais diversas necessidades, desde os pequenos até os grandes projetos, movidos por um motor com sistema de polias e correias, pois a mistura deve ser homogênea. (fig. 2.2)

2.3 Compactador de solo – O Compactador de Solo, também conhecido como compactador de percussão ou compactador tipo sapo, é um equipamento da construção civil, indicado para compactação de solos em áreas confinadas para adensar terra, areia e outros tipos de terreno. Seu efeito de compactação é através de um sistema de pistão e molas, imprimindo ao solo um impacto de alta amplitude (até 60 cm). A sua frequência de golpes é de até 700 golpes por minuto e sua força de impacto é de até 24 kN.

Compactadores de Solo são recomendados para os seguintes trabalhos: compactação de valas de saneamento, tubulação de gás, demais trabalhos de construção civil onde máquinas maiores não podem ser empregadas. (fig. 2.3)

2.4 Serra Circular Manual - Elas são de fácil operação, apropriadas para cortes de madeiras, aglomerados, compensados e revestidos. Versátil e de fácil manuseio, proporciona agilidade durante os trabalhos, além da possibilidade de ser usada em locais de difícil acesso. (fig.2.4)

2.5 Motor Vibrador para Concreto - Utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com