TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE MADEIRA REGIME ESPECIAL

Por:   •  22/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.293 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ESTRUTURAS DE MADEIRA

REGIME ESPECIAL – SISTEMAS ESTRUTURAIS I

PROF. ANA PAULA VEDOATO

RUBENS L. C. BRAGA NETO

2020

INTRODUÇÃO.

madeira é um material naturalmente resistente e relativamente leve, e por isso é frequentemente utilizada para fins estruturais e de sustentação de construções. Está presente em quase todas as etapas das obras de construção civil. Seja em fôrmas, estruturas, esquadrias, pisos, forros, revestimentos, acabamento, coberturas e até a mobília e decoração.

Estruturas de madeira podem ser usadas para construir estilos diferentes de edifícios e praticamente não há nenhuma restrição em possibilidades arquitetônicas quando a madeira é o meio. Para que um edifício de madeira desempenhe as funções esperadas, é necessário construí-lo criteriosamente e isto pode ser obtido utilizando práticas adequadas de construção.

[pic 2]

Seu uso ainda é indispensável para muitos arquitetos e engenheiros por ser um diferencial de beleza e sofisticação, além de oferecer isolamento térmico e acústico e garantir a diminuição dos custos da obra. A madeira transmite uma sensação de conforto muito particular, se comparada com outros materiais utilizados na construção civil, isso devido as suas propriedades naturais.

As técnicas de construção com madeira vieram sendo aprimoradas com o passar dos anos, hoje em dia a madeira pode ter a mesma resistência de uma estrutura construída com outro material. As madeiras têm características naturais que transformam cada objeto produzido único. Sua variedade de espécies e suas diversas colorações acentuam ainda mais seu charme e exclusividade.

O objetivo deste trabalho é contar um pouco da história da relação entre ser-humano x madeira x moradia como começou e como se dá essa relação nos dias de hoje, além de passar por diversos aspectos da madeira como material, suas vantagens e desvantagens, e os impactos positivos e negativos que o seu uso pode causar no ambiente.

HISTÓRICO DO USO DA MADEIRA.

As estruturas de madeira existem desde os primeiros tempos de vida do ser humano.

A madeira, sendo leve, resistente, fácil de trabalhar, existindo em abundância, com comprimentos e diâmetros variáveis, deu ao Homem a possibilidade de abandonar a caverna, construindo inicialmente cabanas cuja estrutura seria constituída por ramos e canas sendo a cobertura realizada de folhas. A primeira estrutura de madeira surgiu com a forma de dois paus cravados no solo e ligados nas extremidades superiores, em forma triangular.

[pic 3]

A necessidade de cobrir espaços cada vez mais amplos tornou a estrutura mais complexa, ou seja, as peças inclinadas exigiam um apoio intermediário, surgindo assim as escoras e o contra nível, uma peça horizontal.
Para um maior aproveitamento do espaço e maior facilidade para realizar aberturas para o exterior, as peças de suporte da cobertura deixaram de estar diretamente ligadas ao solo, passando ser apoiadas em elementos verticais, realizando assim o esqueleto de paredes, assim surgiu o primeiro, conjunto de vigas e pilares.


[pic 4]

Durante muitos séculos foi a carpintaria a arte mais importante na construção dos edifícios, dessa forma a arquitetura foi muito influenciada por esse material. Desde as habitações às primeiras fortificações, os seus sistemas de defesa (pontes levadiças, catapultas, etc.), e edifícios religiosos. Os muitos carpinteiros transmitiam de geração em geração a sua própria experiência somada à experiência anterior. Os seus conhecimentos sobre as características da madeira e sobre o comportamento das estruturas, permitiram-lhe realizar, na Idade Média e nos séculos XVI, XVII e XVIII, verdadeiras obras-primas.

[pic 5][pic 6]

(Templo Horyu-ji, A construção de madeira mais antiga do mundo, localizada em Nara no Japão, construído em 607.)

Nos fins do século XIX o grau de evolução já atingido pareceu não permitir maiores progressos. O aparecimento do aço, com perfis de forma e dimensões extremamente variadas, foi possibilitando a realização de novas e mais arrojadas estruturas, correspondendo às exigências do desenvolvimento industrial como as grandes oficinas, hangares para aviação, grandes pontes. A madeira, de emprego empírico e tradicional, começou a ceder o seu lugar ao novo material.
No entanto, nos últimos anos, tem sido feito um esforço no sentido de reabilitar a madeira como material principal de construção. Inevitavelmente abandonou-se os sistemas construtivos clássicos, uma vez que nos dias de hoje se dispõe de meios mais eficazes para realizar as ligações. Apareceram novas ideias, novas concepções estruturais, com peças de secções compostas, cujas características se aproximam cada vez mais das do aço. O emprego de estruturas laminadas coladas, o progresso nos contraplacados e aglomerados, um melhor conhecimento das suas propriedades mecânicas, são outras tantas formas que levam novas perspectivas de um maior uso da madeira à sua origem, construção.

ASPECTOS DA MADEIRA.

Um dos principais fatores que nos convida a utilizar as estruturas de madeira na construção civil, é a versatilidade do material, que possui uma grande variedade de usos, tamanhos e aparência com uma diversidade muito rica, muito diversão também são as técnicas de para utilizá-la na construção, desde conhecimentos milenares utilizáveis até hoje, quantos os mais modernos.

A madeira pode ser empregada em vários elementos de uma edificação, seja de maneira temporária ou definitiva. Desde as primeiras etapas em um canteiro de obras, até a fase de acabamento a madeira está presente seja como, estruturas temporárias mais igualmente essências para a obra como as formas para os pilares e vigas de concreto.

[pic 7]

Ou em construções que utilizam a madeira como estrutura definitiva no formato com pilares e viga por exemplo,

[pic 8]

Também aparecendo frequentemente na decoração com forros e painéis além de assoalhos e outros acabamentos.

[pic 9][pic 10]

O uso da madeira ainda é muito valioso atualmente, pois a madeira apresenta propriedades que a faz única, apresentando um grande diferencial em relação ao concreto armado e ao aço, como materiais estruturais. Uma das grandes qualidades da madeira, como material estrutural, vem da sua elevada relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (646.6 Kb)   docx (566.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com