TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Administrativo Regime Especial - Avaliação

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Direito Administrativo

Regime Especial - Avaliação 


TEXTO:

Sabe-se que os cartórios ou serventias extrajudiciais é uma espécie de delegação por parte do Poder Público (Lei 8.935/94), no entanto, difere dos contratos de concessão e permissão de serviço público. Nesse contexto, redija um texto no qual seja explanada a forma de repasse dos serviços das serventias judiciais, a diferença do regime de delegação com relação a Lei 8.987/95 e 11.019/04 e a responsabilidade civil dos titulares das serventias extrajudiciais, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial sobre o tema.

 O texto deve conter os seguintes pontos: (Texto de 20 a 40 linhas)

a) o procedimento para a delegação das serventias extrajudiciais;

b) a diferença com relação a Lei 8.987/95 e 11.079/04;

c) a titularidade das serventias extrajudiciais e a forma de vínculo;

d) a responsabilidade dos titulares das serventias extrajudiciais;

Responsabilidade civil do Estado e Serviços Públicos

Segundo o doutrinador Matheus Carvalho no que tange ás serventias extrajudiciais, a responsabilidade dos notários será objetiva, uma vez que se qualificam como delegatários de serviços. De fato, as atividades notariais e de registro são reguladas pela Lei 8.935/94, que define em seu artigo 22 que "os notdríose oficiais de registro, tempordrios ou permanentes, responderão pelos danos que eles e seus prepostos causem a terceiros, inclusive pelos relacionados a direitos e encargos trabalhistas, na prática de atos próprios da serventia, assegurado aos primeiros direito de regresso no caso de dolo ou culpa dos prepostos" no que diz respeito, a responsabilidade desse agente perante o estado ocorre desde que comprovado o elemento subjetivo de dolo ou de culpa, conforme o que tange o texto constitucional.

Informações decorrentes de serviços notariais e registrais Os notários e registradores (popularmente conhecidos como “donos de cartórios”) recebe do Estado à delegação de serviços públicos notariais e registrais e passam a exercê-los em nome próprio, por sua conta e risco, mas sob fiscalização estatal.

Sempre existiu uma controvérsia grande na doutrina e na jurisprudência quanto ao caráter subjetivo ou objetivo da responsabilidade civil desses profissionais. Para pôr fim à polêmica, a nova redação dada pela Lei 13.286/2016 ao art. 22 da Lei 8.935/1994 estabeleceu que “os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, assegurado o direito de regresso”. Fica clara, portanto, a opção legislativa pela responsabilidade subjetiva dos notários e registradores. Também é polêmica no âmbito doutrinário a questão acerca da existência ou não de responsabilidade civil do Estado por falhas nos serviços notarias e registrais. Mesmo entre os que admitem a responsabilidade estatal em tais hipóteses – que parecem formar uma corrente majoritária –, não há unanimidade sobre a responsabilidade ser direta, subsidiária ou solidária com o notário/registrador. Digno de nota que o Supremo Tribunal Federal tem precedentes jurisprudenciais nos quais ficou assentada responsabilidade direta, afirmando-se que “o Estado responde, objetivamente, pelo atos dos notários que causem dano a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável, nos casos de dolo ou culpa (C.F.,art. 37, § 6º)” (RE 518.894 AgR/SP).Levando em conta a linha de raciocínio do STF, o CESPE, no concurso para Titular de Serviços de Notas e Registros de Sergipe, realizada em 2006, considerou correta a seguinte afirmativa: “Há responsabilidade objetiva do Estado por dano causado por serventuário, pois os serviços notariais são exercidos por delegação do poder público”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com