TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA TURMA EM REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO PRESENCIAIS

Por:   •  6/12/2021  •  Dissertação  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Municipal Professora Uberaciema Vanuncio

Professor(a): Keyla Vaz da Costa

Turma: 3º ano “C”

Turno: Vespertino

RELATÓRIO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA

TURMA EM REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO PRESENCIAIS

(FEVEREIRO/2021)

A turma do 3º ano “C” é composta por 26 alunos matriculados. Neste período de pandemia, na impossibilidade de aulas presenciais, o esforço e a criatividade de nossos professores têm sido a tônica recorrente para manter o fundamental vínculo dos estudantes com o ambiente escolar mesmo à distância. Para isso implantamos o Regime de Aulas Não Presenciais e contamos com a colaboração, incentivo e parceria dos pais.

Em decorrência dessa pandemia as aulas neste mês, foram realizadas de modo remoto através de apostilas enviadas às famílias/vídeos/aulas online de acordo com o que foi apresentado e oferecido por nossa Instituição. A avaliação das aprendizagens se dará levando esse contexto em consideração.

Todo o plano é para garantir o bem-estar do aluno com menor prejuízo cognitivo, comportamental e da rotina dentro da instituição de ensino EMPUV.

Seguimos os campos de experiências embasado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

 PORTUGUÊS: Alfabeto; Ordem alfabética; Sílaba tônica; Encontros vocálicos e consonantais; Ortografia: lh/li, r/rr; Gramática: Pontuação; Frases negativas e afirmativas; Leitura e Interpretação textual; Gêneros textuais: Convite e Receita.

 MATEMÁTICA: História dos números, Cálculos simples mentais; Números Ordinais; Números até 300; Sistema de Numeração Decimal com Material Dourado – Sistema Monetário; Situações-problema;

 GEOGRAFIA: Paisagem (rural e urbana); Representação Cartográfica.

 HISTÓRIA: Espaço Público; Representação dos Espaços Públicos (Escola);

 CIÊNCIAS: Características e desenvolvimentos dos animais.

Para que este trabalho fosse realizado com sucesso, contamos com a colaboração dos pais/e ou responsáveis. Criamos um grupo no Whatsapp e adicionamos todos os responsáveis das crianças da turma do 3º ano “C”.

A Secretaria da Educação e a Direção organizou uma videoconferência com todos os pais/responsáveis dos alunos afim de, repassar as orientações e alterações necessárias para o ano letivo de 2021. Neste momento ficou bem explanado a necessidade da participação da família, sabendo que, a educação não tem noção do retorno das aulas presenciais e que estas irão quando retornarmos, dar continuidade no processo ensino/aprendizagem.

No grupo do 3º ano “C”, estamos tendo êxito em relação a participação, mesmo que alguns justificaram poder fazer as atividades propostas apenas no período noturno, quando seus responsáveis chegassem em casa do trabalho, aceitamos com total compreensão. Ficamos assim acordados: a frequência só será validada mediante o envio das atividades concluídas via imagem/áudio/vídeo.

Dos 26 alunos matriculados, 23 participaram assiduamente, aceitando a proposta das atividades.

A aluna Francinety, na pessoa da sua madrasta, solicitou a impressão das atividades com a justificativa que não tem celular e nem internet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com